Aplicativos Escolares: Porque sua escola deveria investir em um!

Estamos o tempo todo com nosso telefone, e junto a isso, muitos e muitos aplicativos. As escolas precisam acompanhar e estar mais presente entre os alunos!
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

O que mudou depois dos aplicativos?

Os smartphones são predominantes na  sociedade pós-moderna. Estamos o tempo todo com nosso telefone, utilizando uma de suas funcionalidades, especialmente através dos aplicativos.

Seja para pedir um delivery, solicitar um transporte ou para nos comunicarmos e divertimos, nosso dia-a-dia já é totalmente permeado pelos vários aplicativos disponíveis no mercado.

A nova realidade é que as pessoas estão acostumadas a usar aplicativos para tudo e, por isso, já procuram pela facilidade da experiência do uso dos app em todas as áreas de suas vidas. Assim, vemos a crescente demanda por  aplicativos educacionais, experiencialmente aqueles que permitem que as pessoas acompanhem a rotina e o desempenho escolar de seus filhos.

Por outro lado, nota-se que instituições de ensino ainda encontram dificuldades ou tem resistência em investir em nesse tipo de tecnologia. Isso pode representar uma grande perda de oportunidade no presente e um enorme risco no futuro.

Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre porque o desenvolvimento de um aplicativo pode ser interessante para sua escola. Continue lendo!

Aplicativos: um caminho sem volta!

O mundo é cada vez mais digital e a área da Educação não pode escapar a essa realidade. O fato é que quanto mais jovem for o aluno, mais naturalmente ele se relaciona com as tecnologias.

Logo, isso impacta não apenas nos processos de aprendizagem, mas também exige que as instituições mudem suas estratégias de relacionamento e comunicação, tanto com os alunos como com seus pais ou responsáveis.

Pais e alunos buscam por incessantemente  informação e consomem conteúdo a todo momento, seja ele informativo (como ebooks, audiobooks e podcasts, por exemplo) ou de entretenimento, como vídeos, música e jogos online.

Observando o comportamento dos alunos de hoje, vemos que todos os processos do cotidiano escolar acabam sendo incorporados ao mundo digital, mesmo a escola não participando ou incentivando tal comportamento. Seja para fazer anotações de aula, pesquisar sobre as disciplinas, compartilhar conteúdos ou simplesmente organizar um grupo de estudos, os alunos usam seus smartphones e os diversos aplicativos que dispõem.

Negar essa realidade faz com as instituições de ensino percam oportunidades de interação e relacionamento com seus clientes, sejam eles os próprios alunos ou seus pais. A resistência das escolas em incorporarem certas tecnologias também pode prejudicar os negócios no setor, além de ser um desperdício de recursos didáticos que poderiam ser muito apreciados pelos alunos.

 

A Escola do futuro (e do presente) é Digital!

Agora que já explicamos porque sua escola ganharia muito ao investir em um aplicativo, vamos destacar algumas funcionalidades que os aplicativos para escolas podem ter. Você perceberá que um app pode pode ser um meio simples e seguro para melhorar a comunicação da instituição de ensino, alunos, responsáveis e professores. Além de ainda ajudar na gestão do negócio como um todo.

1- Segurança para os pais e responsáveis

Pesquisas apontam um aumento no uso de aplicativos de controle parental, com o qual os pais podem acompanhar a localização em tempo real de seus filhos! Receber alertas em caso de incidente ou ainda monitorar as atividades dos pequenos na internet e limitar o tempo de uso do celular.

Essa tendência pode ser facilmente incorporada por aplicativos desenvolvidos pelas escolas. Eles respondem a necessidade dos pais de obter informações sobre a criança! Superando e muito, a velha agenda de papel pela qual as informações chegam apenas no final do dia.

Então, considerando que boa parte do dia da criança é dentro da escola, as iniciativas que ampliam a comunicação com os professores e cuidadores tendem a tranquilizar os pais e a fortalecer o vínculo de confiança entre a família e o colégio.

Outro ponto importante é que, com o uso de aplicativos, é possível reter toda informação que é trocada entre os professores e os pais da criança. Possibilitando que a coordenação da escola tenha maior controle sobre o processo.

2- Recursos didáticos

Uma outra ideia para o uso de aplicativos no universo escolar é o compartilhamento de recurso didáticos, de forma a engajar os pais no processo de aprendizado das crianças. É possível integrar a rotina escolar, apresentar o conteúdo da aula de cada dia, apontar o dever de casa e sugerir leituras e atividades complementares.

Algumas plataformas também possibilitam a disponibilização de videoaulas, testes e apostilas. Tais recursos são interessantes não só para escolas de ensino infantil, básico e fundamental mas especialmente para instituições de ensino médio e superior, para quais o ensino à distancia (EaD) é uma realidade cada vez mais palpável.

3- Gerenciamento de Rotinas escolares

Várias podem ser as funcionalidade de um app quando o assunto é a rotina escolar! Aplicativos simples são capazes de dispor de quadro de horários, boletins, controle de faltas, ocorrências diárias, diários de classe e calendário de avaliações.

Tudo isso torna a rotina escolar muito mais prática para os pais e para os alunos. Outras funcionalidade que algumas escolas vem utilizando através dos aplicativos é o gerenciamento da chegada e saída das crianças.

Já que alguns apps auxiliam no compartilhamento de informações sobre pessoas autorizadas a buscar o aluno no colégio e também na gestão da fila de carros na porta do estabelecimento e até emitem relatórios com datas e horários em que a criança deixou a escola.

Tudo para dar mais agilidade e segurança ao dia-a-dia de funcionários e familiares.

4- Gestão financeira e Diferencial competitivo

Sabemos que o mercado de educação é competitivo e que manter uma instituição de ensino lucrativa é um desafio para os gestores da área. Alguns aplicativos permitem inclusive o  envio de avisos de vencimento de mensalidades com o código de barras para pagamento.

Reter bons alunos e famílias adimplentes pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma instituição de ensino privado.

Sendo assim, um aplicativo pode ser um diferencial importante e um forte argumento na hora em que uma família está decidindo pela matrícula da criança ou adolescente em sua escola. Trata-se, portanto, de um investimento importante não só para a gestão do estabelecimento e suas rotinas, mas também para sua marca.

Sua escola pode e deve ter um aplicativo!

Os gestores de estabelecimentos de ensino não podem negar que a tecnologia invadiu as escolas sem pedir licença. E não adianta se opor ou reclamar: os alunos estarão cada vez mais conectados as tecnologias e exigindo que as escolas acompanhem as mudanças de comportamento que a “vida online” nos impõe.

Se sua escolar pretende se manter competitiva e inovar, é hora de pensar seriamente em desenvolver maneiras de estar atualizada ao universo de seus alunos.

Logo, o desenvolvimento de aplicativos personalizados para o setor de educação pode ser um grande passo para a transição do seu negócio para a Era Digital. integrando os processos pedagógicos aos recursos tecnológicos em prol da qualidade do ensino e do serviço prestado.


 

Se você já entendeu que sua escola precisa de atualizar e deseja conhecer mais sobre desenvolvimento de aplicativos, marque uma conversa com a gente! Podemos trocar uma ideia e tirar suas dúvidas, sem compromisso!

Esse artigo te interessou? Acesse nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos sobre tecnologia e negócios!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas
Open chat
Precisa de ajuda?