Atraia mais clientes para sua loja virtual e aumente seus resultados

Sumário

Montar uma loja virtual pode parecer mais fácil e rápido do que abrir uma sede física. Mas, assim como acontece no mundo analógico, atrair clientes e convencê-los a comprar seus produtos pode ser uma tarefa árdua.

Portanto, hoje, separamos algumas dicas infalíveis para atrair clientes para sua loja virtual e aumentar seu faturamento. Confira!

Vitrine virtual

Assim como aconteceria em uma loja física, investir na apresentação da sua loja virtual é um passo imprescindível para atrair clientes e aumentar suas vendas.

Para isso, vale investir em um suporte profissional para montar a página de seu e-commerce. É importante que sua loja virtual tenha um visual bonito, organizado e, acima de tudo, intuitivo, focado na experiência do usuário.

Também é fundamental ter o que chamamos de site responsivo. Isso significa ter um website que se adapta para a tela e a dinâmica de dispositivos móveis. Para isso, é preciso englobar celulares e tablets, por exemplo.

Invista no seu relacionamento com o público-alvo

Trabalhar na solidificação de uma reputação consistente para sua página é um pilar essencial para aumentar as vendas de seu site. Dessa forma, para fazer isso no mundo digital, a estratégia mais eficiente é construir um relacionamento com seu público-alvo.

Isso pode ser feito de várias formas. É essencial estar sempre presente. Como fazer isso? Por meio de redes sociais ou outros canais de comunicação, como e-mail marketing e listas em aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo.

Os métodos para fazer isso também são, em muitas instâncias, semelhantes aos que seriam feitos numa loja física. É muito importante ter comprometimento e mostrar aos seus clientes que eles são sua prioridade.

Além disso, faça com que seu público-alvo confie em você. Ofereça a certeza de que o cliente terá informações, auxílio, suporte e um tratamento de primeira categoria sempre que precisar.

Conheça as preferências do seu possível cliente

Sabe o que, com toda a certeza, é crucial para o sucesso de sua loja online? Identificar seu público-alvo. E, então, segmentar sua estratégia de vendas e divulgação de acordo com as preferências e necessidades dos possíveis compradores. Felizmente, existem ferramentas para isso.

Entre elas, estão o Google Analytics, bem como, índices disponibilizados pelas redes sociais em que sua loja tenha páginas comerciais. Esses mecanismos permitem algumas análises aprofundadas que podem dizer muito sobre os potenciais clientes.

Também vale ficar atento a critérios demográficos, sociais e econômicos. Considere questões como gênero, poder aquisitivo, faixa etária e ocupação profissional de quem acessa o site.

Todos esses detalhes são cruciais para definir sua persona. Essa palavra se refere ao cliente “ideal” para seu segmento.

Essa construção será essencial para entender quais são as dores, necessidades e expectativas dos consumidores. Assim, você terá todas as informações para oferecer exatamente o que a clientela espera e precisa.

Não force visitantes a se registrarem no seu site

Se coloque no lugar do usuário por um instante. Imagine que você está acessando uma loja online que contém um item que você precisa ou deseja muito. Então, tem sua navegação atrapalhada por pop-ups que abrem sem serem solicitadas. Ou, então, pela exigência de realizar algum cadastro antes de prosseguir. Você se irrita ou não?

Pois é. O seu comprador em potencial é igualmente parecido com você. Insistir para que alguém faça um processo que a pessoa sequer pensou em fazer afasta os clientes, além de ser totalmente inefetivo.

Por isso, existe um critério para que um usuário se torne um lead. Para isso, ele precisa performar uma ação por contra própria. É preciso persuadi-lo e encantá-lo para que queira aquilo.

Se não há interesse real – ou seja, se o usuário só executa a ação por obrigação – essa conversão não conta. Nesse caso, o cliente possivelmente não vai realmente interagir com você, e pode até mesmo desistir da compra que talvez realizasse se sua estratégia fosse orgânica. Não force ninguém a nada. Em vez disso, trabalhe suas estratégias de convencimento.

Tenha vários canais de comunicação e ouça seu cliente

Há algo tão importante quanto o atendimento e a qualidade dos produtos de sua loja online.

Esse “algo” é o respaldo oferecido aos clientes. Afinal, muita gente ainda tem o pé atrás com o mundo das compras online. Isso acontece por conta da preocupação de não ter a quem recorrer em caso de problemas.

Quer garantir que um cliente volte a comprar com você? E que ainda recomende sua loja a outras pessoas? Então, é fundamental ofertar alguma segurança. Por isso, um bom serviço de suporte é essencial.

Tenha seus canais de comunicação listados de forma bem clara e de fácil acesso no seu layout. Invista em várias plataformas: mídias sociais, aplicativo de mensagens instantâneas, telefone, e-mail… Garanta que o cliente terá como te achar por meio da mídia em que se sentir mais confortável.

Mas atenção: assegure que terá como dar a atenção necessária ao cliente em cada um desses canais de comunicação. Não adianta disponibilizar um e-mail de SAC, por exemplo, e só abrir a caixa de entrada uma vez por semestre, certo?

Esteja sempre disposto a resolver o problema do cliente, seja cortês e educado, tenha muito jogo de cintura e paciência. Pense também em oferecer uma ferramenta de chat online. Disponibilize algum analista de suporte à disposição para ajudar seus fregueses. Dessa forma, a agilidade para resolver os problemas irá contar muitos pontos!

Mime seus clientes

Não tem jeito: os descontos e ofertas são um grande chamariz para atrair novos clientes para sua loja virtual e impulsionar suas vendas.

Isso porque condições especiais de pagamento são fatores muito importantes para que um comprador bata o martelo. Promoções fora de época levam o cliente a decidir pela sua loja virtual em vez da concorrência.

Vale investir em:

  • Cupons
  • Programas de indicação (como descontos para um cliente que indicar amigos, por exemplo)
  • Frete grátis para quem comprar algum valor substancial na sua loja.

Isso tudo para que o cliente se sinta mimado e valorizado.

Saiba lidar com avaliações negativas

Na internet, as avaliações são parte central da sua reputação. Se seus produtos ou serviços contam com resenhas negativas online, isso não apenas afugenta novos clientes como também pode colocar sua marca em polêmicas.

E nem adianta tentar apagar comentários negativos em redes sociais. Hoje, é muito fácil para qualquer usuário escrever resenhas não tão agradáveis em sua própria página. Existem ainda sites específicos para comportar reclamações de clientes insatisfeitos. É algo que está fora de seu controle.

Por isso, é preciso ir além de oferecer sempre um serviço de qualidade. Ofereça o mesmo tratamento e técnica que você aplicaria em um atendimento presencial. Depois, é fundamental sempre pedir para que os clientes deixem suas avaliações e impressões ao fim da compra. Sobretudo se a satisfação no pós-venda é evidente.

Utilize anúncios pagos por Pay Per Click

Já ouviu falar na técnica Pay Per Click, também chamada de PPC? Se trata de uma maneira rápida, fácil e efetiva de atrair novos visitantes para um site profissional.

O Pay Per Click nada mais é do que uma modalidade de anúncios. É feita em mecanismos de busca – como o Google ou o Bing, por exemplo.

Quando você pesquisa um termo em um desses buscadores, sempre visualiza alguns links sinalizados como links patrocinados na barra superior, logo acima dos resultados orgânicos, não é verdade?

Aqueles links são um tipo de anúncio Pay Per Click. Basicamente, você irá pagar para que o link da sua loja apareça em uma posição privilegiada nas buscas.

O nome do PPC – “pague por clique”, em tradução livre para o português – diz respeito ao funcionamento da estratégia. Cada vez que algum usuário clica no link da sua loja, você paga um valor para o buscador, como uma espécie de comissão.

O pagamento da taxa vale a pena se a conversão for feita. Ou seja, se o cliente que clicar no seu link patrocinado fizer uma compra no seu site. É preciso que o valor da compra seja superior ao que você está pagando para o buscador pela visita.


Gostou das nossas dicas? Então, o que está esperando para colocá-las em prática e mudar para sempre a margem de lucratividade do seu e-commerce?

Aproveite e navegue pelo nosso blog! Temos outros artigos com mais informações preciosas que irão atrair novos visitantes para seu site! E não deixe de compartilhar este texto com amigos e conhecidos que também estejam precisando dar aquela turbinada em suas lojas online!

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