3 passos para aumentar a aquisição de clientes do seu site!

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Sumário

Tendo por base o inegável aumento exponencial do comércio online, principalmente no último semestre, onde o comércio basicamente funcionou online, é preciso fazer uso de algumas ferramentas para se destacar em meio à concorrência e aumentar a aquisição de clientes.

Entenda seu produto

Por isso, não basta apenas ter uma plataforma boa, mas atentar para toda a experiência do usuário, desde os anúncios de Marketing Digital até ao suporte pós-venda. Todo o percurso de compra faz parte do negócio.

Adquirir clientes ou prospectá-los é a chave para o sucesso de todo seu empreendimento, mas é preciso saber como fazer isso, afinal, quem não é visto não existe no comércio.

1. Confie em seu produto

Não adianta se enganar, se você acha que seu produto não é algo que você queira adquirir, nunca irá entendê-lo e, com isso, entender a necessidade de seus clientes. A aquisição de clientes depende diretamente da confiabilidade gerada pelo seu produto.

Mesmo que precise ser melhorado ou necessite de substituição de algum fornecedor, opere de imediato essas alterações, de modo que você realmente creia naquilo que você vende. Isso irá te proporcionar consciência sobre seu negócio.

2. Compre ou simule uma compra de seu negócio através do seu site

Neste ponto é sempre bom ter alguém mais imparcial, que te diga sem pudores se a experiência é boa.

Por mais que seu produto seja bom, o que vigora hoje em dia é algo além. Fala-se bastante sobre a experiência do usuário, ou seja, não é só o produto, mas todo o trajeto para adquiri-lo.

Submeta sempre seu produto à análise e ouça a demanda de seus consumidores. Claro que sempre haverá críticas inúteis. Filtre-as e foque naquelas que podem realmente tornar seu produto melhor.

3. Mude de opinião

Esta é uma dica simplesmente do homem mais bem sucedido da atualidade, o fundador da Amazon, Jeff Bezos. Segundo ele, pessoas inteligentes erram. Não se trata de acertar sempre, mas encarar os erros como ajustes de percurso.

Tendo em vista estas três premissas, passaremos a análise de pontos específicos para melhorar seu site, que talvez seja seu maior atrativo comercial.

passos para aumentar a aquisição de clientes do seu site

Aquisição de clientes no seu site

O primeiro ponto importante é atentar para as diversas formas de acesso ao seu site. Nem todos acessam exclusivamente via notebook. Para a aquisição de clientes, é preciso pensar todos.

O acesso precisa ser agradável e intuitivo para qualquer plataforma, ou seja, dispositivos móveis de sistemas operacionais distintos, como Android, IOS etc.

Além disso, tablets, PCs e até mesmo dispositivos de leitura de livros como e-readers, e smart TVs, que possuem acesso à internet. Nunca se sabe quando alguém resolverá acessá-lo.

A ideia de que compras online são feitas por computador já caiu por terra. Hoje em dia, qualquer dispositivo com acesso à internet deve ser capaz de acessar e entender o seu site.

Em segundo plano, abordaremos um tópico em alta, que é a experiência omnichannel.

A ideia se resume basicamente em utilizar diferentes canais de comunicação do seu negócio, de forma a converter e atrair o seu público alvo:

– Site;

– E-mail;

– Telefone;

– Aplicativos;

– Redes sociais;

– E demais formas de publicidade online.

Anúncio na plataforma Google Ads, seu site aparecendo em buscas do Google por palavras-chave, anúncios em redes sociais como Instagram e Facebook, são algumas formas de adquirir novos interessados em seu produto.

Mas de forma paralela, é preciso entender o consumidor atual, que é aquele que pesquisa antes de se decidir. Primeiramente, ele irá buscar saber se o seu site é confiável, se há depoimentos sobre a qualidade do seu produto em redes sociais e se a experiência pós venda é boa.

É possível que ele busque o nome de sua companhia na internet e procure em sites como Reclame Aqui. Por isso, é imprescindível confiar em todo o seu serviço!

Assim, é importante integrar todas as suas possibilidades para fornecer uma experiência única para aquisição de clientes.

Por exemplo, é muito comum que as empresas não meçam esforços para vender seus produtos, mas o suporte pós-venda fica a desejar e torna-se um jogo de “empurra-empurra” entre fabricante, loja e transportadora.

Em razão de algum defeito no produto, este tipo de atitude pode ser muito frustrante e desanimador para o consumidor final. Facilite a vida de sua clientela e tenha um suporte pós-venda, eficaz e justo com seus clientes, respeitando-os.

O terceiro ponto relevante que alguns vendedores online não atentam é para convencer o cliente a efetivar a compra depois de inserir produtos no carrinho.

Até que o cliente chegue ao carrinho de compras muito passos e investimentos foram realizados e, de repente, o cliente não conclui a compra! Assim, é necessário que se reverta este “abandono de carrinho” a todo custo.

Para isso, é imprescindível evitar que as informações sejam muito confusas ou o checkout do produto seja muito longo e confuso. Lembre-se que a experiência é o que conta.

Outro ponto bastante relevante é a frustração dos clientes com descontos disfarçados. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o produto nitidamente está com um ótimo preço em relação à concorrência, contudo o frete do site faz com que o desconto não valha a pena.

Isso faz com que o consumidor descubra no momento de efetuar a compra, que não vai sair tão vantajosa quanto lhe parecia. Isso pode frustrar seus consumidores e afastá-los do seu site, em vez de atraí-los pelo preço aparentemente baixo.

Outro ponto que pode fazer com que seu consumidor desista de efetuar a compra são sites que não estão bem configurados para dispositivos móveis.

Outro passo muito importante para a aquisição de clientes é tornar o processo o mais célere possível. Fazer login no seu site através de APIs faz com que o usuário não perca tempo preenchendo formulários de acesso em seu site. Comércio eletrônico exige celeridade.

API ou Application Programming Interface é a expressão em inglês para uma empresa de software que permite que outros softwares utilizem seus serviços.

Por isso, quem possui alguma rede social como Facebook, por exemplo, pode fazer login em seu site utilizando dados primários do Facebook em vez de preencher nome, CPF, e-mail etc.

Isto faz com que o processo seja mais rápido e que o usuário não se perca criando mais uma senha de acesso.

Utilizando estes itens ora explicados, será possível que seu serviço de vendas online tenha uma qualidade bem melhor e não apenas melhore a aquisição de clientes como retenha aqueles que já compraram antes. E reter clientes é tão importante quanto prospectar novos!


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