Avance na tecnologia e melhore sua empresa agora mesmo!

A tecnologia é um processo de inovação para quem deseja se destacar com autoridade no segmento que atende. Confira neste artigo tudo sobre a indústria 4.0.
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

Investir no setor da indústria utilizando uma tecnologia avançada é uma alternativa rentável e promissora para os empreendimentos. São inovações tecnológicas que geram maior autonomia aos setores industriais que se encontram em constante desenvolvimento.

Assim, as possibilidades que a indústria 4.0 oferece permitem melhorias nas operações industriais a partir de sistemas integrados. Saiba mais!

Indústria e tecnologia: o que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 faz parte das inovações tecnológicas que envolvem o setor industrial, atuando com uma engenharia baseada na Inteligência Artificial.

Esse novo modelo de indústria se estabelece com a utilização de novos recursos tecnológicos para a execução nos setores de produção. Assim, os processos passam a ser automatizados com informações processadas por um sistema de Big Data e armazenamento em nuvem.

Outra aplicação da indústria 4.0 é a utilização de sistemas robotizados com ações avançadas de inteligência artificial que permitem o aumento de produtividade.

Nessa perspectiva, é realizada a integração da internet das coisas e os recursos ciber físicos em um processo de conexão entre sistemas. Essa conectividade acontece em tempo real e pode ser monitorada com uma maior segurança da informação pelos profissionais de TI.

Essa tecnologia utiliza das habilidades dos sistemas ciber-físicos para os processos de montagem e produção de peças na indústria. Atuam, assim, nos sistemas operacionais da indústria e nas ações computadorizadas em nuvem com um armazenamento em alta disponibilidade.

A indústria 4.0 permite a virtualização das atividades e um melhor controle de dados e informações. Esses recursos promovem a descentralização nas tomadas de decisões que passam a ser mais assertivas pelo uso da Inteligência Artificial.

Indústria 4.0: pontos principais

 Avance na tecnologia e melhore sua empresa agora mesmo!A atividade industrial na revolução 4.0 é fundamentada sobre alguns pilares que contribuem para o avanço da tecnologia neste setor. Esses pilares são sustentados pelos sistemas de automação e pelas inovações tecnológicas nos processos manufaturados. Assim, são determinados como:

Análise de Dados

Os sistemas de automação permitem o controle de uma intensa rede de dados. Com isso, realizam a análise de todas as informações necessárias para as tomadas de decisões mais assertivas para a indústria.

O recurso facilita a identificação de erros, falhas e prejuízos para os setores da indústria. Além disso, otimiza os serviços com o aumento da produtividade e diminui os custos e despesas desnecessários para o negócio.

Robótica

Esse pilar marca a evolução dos setores de produção com o uso de sistemas robóticos que permitem soluções industriais eficientes. Com esse pilar a produção acontece em alta escala e com um desempenho superior em relação à mão de obra tradicional.

Simulação

A partir desse pilar, se estabelecem os controles sobre os dados e as informações dos processos nos setores industriais. Com o processo de simulação computacional ações realizadas na indústria podem ser apresentadas por meios físicos e virtuais.

Assim, é possível desenvolver um melhor desempenho de atividades otimizando os recursos da indústria e aperfeiçoando a execução de processos.

Integração de sistemas

Os processos de integração de sistemas permitem a melhoria de todas as operações industriais. É uma proposta inovadora na indústria 4.0, pois nem todos os processos atuais são integrados de forma completa.

Com essa proposta, promove um melhor controle das equipes nos seus respectivos setores. Além disso, oferece resultados satisfatórios, inclusive para o pós-venda.

Contribui, também, para uma gestão de maior eficiência. Afinal facilita a comunicação interna e externa a partir de diversos canais de divulgação.

Internet das coisas

Essa tecnologia agrega valor aos departamentos de produtividade e logística da indústria 4.0, pois conta com a conectividade entre eletrônicos. Esses equipamentos geram a coleta de dados e informações relevantes para o monitoramento das operações na indústria promovendo a sua potencialidade.

Com essa tecnologia os recursos são utilizados nas atividades industriais promovendo ações mais efetivas de prevenção e controle de atividades em seus setores.

Cibersegurança

Na revolução da indústria 4.0 a conectividade é uma aplicação necessária. Ela permite que os departamentos de TI, assim como os demais, estejam em constante integração, compartilhando dados de forma segura e confiável.

Com esses sistemas de Cibersegurança os setores da indústria contam com uma alta proteção sem comprometimento de produtividade. Também evitam as perdas e prejuízos por ocorrência de falhas no sistema, com métricas e soluções mais assertivas.

Manufatura aditiva

É utilizada como uma forma de produção em sistema 3D que permite a modelagem de produtos e materiais nos meios industriais. Podem produzir desenhos e produtos em formas mais complexas, que são de extrema relevância para o departamento de produção.

Realidade aumentada

Esse pilar disponibiliza ao setor industrial a possibilidade de aperfeiçoamento das suas operações a partir de um recurso como o de realidade aumentada.

Assim, o uso de óculos de tecnologia avançada permite uma visualização mais detalhada sobre a produção que deve ser feita. A partir dessa visualização, apresenta todas as melhorias possíveis para aperfeiçoar os processos de um projeto.

Por que utilizar tecnologia na indústria?

A indústria 4.0 apresenta ao seu setor vantagens para a produtividade e para o tempo de execução de suas atividades. Entre essas vantagens, podemos citar:

  • O aumento da produtividade, pois os sistemas automatizados realizam todas as operações repetitivas de forma inteligente e mais ágil.
  • A equipe consegue realizar outras atividades extras que devem ser executadas para a conclusão das produções.
  • O uso de tecnologias avançadas nos setores industriais torna a produção mais eficiente diminuindo custos e desperdícios.
  • Permite identificar falhas e fazer melhorias em todos os departamentos da empresa.

Então, é em um cenário inovador e modernizado onde acontece o aperfeiçoamento da manutenção dos maquinários e equipamentos no setor industrial. Essas aplicações reduzem custos e permitem a execução das atividades no setor de forma mais eficiente e com maior qualidade.

Com essas possibilidades, a tecnologia para o setor industrial são ferramentas que agregam valor ao segmento gerando conceito e autonomia. São planos de ações eficientes para o empresário que deseja se destacar na indústria de forma segura e com reconhecimento.

Investir em uma tecnologia de ponta é ter um olhar inovador e apostar no desenvolvimento da indústria.


Gostou desse conteúdo? Gostaria de saber mais sobre tecnologia? Acesse nosso Blog!
Gostaria então de saber mais sobre a industria 4.0 ou como melhorar os resultados do seu negócio? Entre em contato que estaremos prontos para lhe ajudar!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas