Como aumentar as vendas online em 2020. Algumas dicas de ouro!

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Atualmente, as vendas online são a nova realidade do consumo mundial. Uma pesquisa realizada pela Big Data Corp junto ao PayPal revelou um crescimento de 21,5% no número de lojas virtuais brasileiras.

O estudo revelou também dados importantes sobre o endereço do site. Aproximadamente 93% desses endereços virtuais são de pequenas empresas, ao passo que grandes empresas não representam nem 1%.

Sendo assim, é evidente perceber que o e-commerce só tende a crescer nos próximos anos. Porém, com o crescimento do setor, cresce também a concorrência, e é importante saber se destacar.

Confira esse material que separamos para você sobre como aumentar suas vendas online em 2020 utilizando marketing digital.

1. Vendas online para seu site: mais usabilidade

De acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, o e-commerce brasileiro faturou, só em 2018, 53,2 bilhões de reais. Um fator que influencia diretamente no aumento das vendas é a usabilidade do site.

A usabilidade está relacionada à experiência do usuário e sua facilidade em navegar pelo site. Em primeiro lugar, o site precisa ser mobile friendly, ou seja, adaptável aos dispositivos móveis.

Depois, ele precisa ser intuitivo. Os usuários não podem ter dificuldade para encontrar o que precisam. Na verdade, o ideal é que ele dê, no máximo, três cliques para achar o que deseja. Além disso, ele precisa ser o mais clean e leve possível.

Pense: se for difícil navegar em um site, o usuário tende a sair dele. Assim, quanto mais simples e intuitivo seu site for, mais tempo nele os futuros clientes vão ficar, aumentando as chances de conversão em vendas.

2. Organização

A rotina de um e-commerce precisa ser tão organizada ou até mais que uma loja física. Esse é um critério que afeta diretamente a quantidade de vendas mensal.

Antes de tudo, é ideal que você tenha um sistema de CRM. Ele nada mais é do que um programa ou aplicativo para auxiliar na relação com os clientes. O objetivo desse sistema é garantir que o cliente esteja satisfeito para, assim, fidelizá-lo. Além disso, a utilização dele automatiza processos e reduz custos.

Contudo, ainda que você escolha não ter um sistema de CRM e cuidar manualmente do relacionamento com o cliente, é importante ter um banco de dados centralizado de todos eles.

Existem diversas opções, que vão desde os apps mais modernos às planilhas do Excel. O importante é ter uma base única com todas as informações relevantes dos seus clientes e que, acima de tudo, possa ser acessada facilmente pelos colaboradores.

É muito importante que toda loja virtual ou física estipule metas de vendas. É só por meio delas que os gestores podem acompanhar o desempenho da empresa e eventuais erros de percurso.

Além disso, é fundamental que o responsável dê feedbacks, sejam eles negativos ou positivos, para os vendedores. Também é interessante propor incentivos para os colaboradores caso as metas sejam alcançadas, o que estimula as vendas e faz o negócio crescer.

3. SEO: muito mais do que ranqueamento

O Search Engine Optimization ou simplesmente SEO é, resumidamente, um conjunto de práticas para que seu site ou blog posts apareçam bem posicionados nos mecanismos de busca como o Google.

Todavia, como isso pode ajudar a aumentar as suas vendas online? 80% das pessoas que procuram algo não chegam até a segunda página de resultados do buscador. Além disso, 60% visita apenas os três primeiros resultados.

Já de acordo com pesquisa realizada pela Agência Conversion, 77% dos consumidores têm mais confiança em resultados mostrados de forma orgânica do que de links patrocinados.

Dessa forma, estar bem ranqueado no Google significa ser mais visto e ter mais credibilidade.

Como fazer isso? Existem algumas técnicas. A primeira delas – e fundamental – é produzir conteúdo.

Se você tem uma loja virtual que vende produtos para animais, é interessante criar um blog que fale sobre animais, cuidados, tendências do mundo pet, etc. Você precisa mostrar autoridade no assunto ao criar conteúdos ricos.

Dentro desses conteúdos você precisa se preocupar com a palavra-chave, ou seja, o termo que o usuário vai digitar no Google para achar seu texto.

Ela precisa ser certeira ou muito similar. Portanto, é válido usar ferramentas como o SEMrush para ter sugestões de palavras e seu nível de competição.

É imprescindível que o título do texto seja de um tamanho adequado e com a palavra-chave inserida, isso ajuda a otimizar o seu site.

Dessa forma, essas práticas somadas às outras mencionadas neste post são dicas de ouro para que suas vendas online aumentem consideravelmente em 2020.


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