Como conseguir mais pacientes com Marketing Digital na área médica?

Sumário

Atualmente, o marketing digital se apresenta como uma solução fundamental para os consultórios médicos ou médicos autônomos que desejam alcançar mais pacientes. Ele é o foco daqueles que querem aumentar a receita e a autoridade no âmbito da web, no que diz respeito à sua especialidade.

Contudo, mesmo que trate-se de uma estratégia essencial para o crescimento dos negócios, utilizada de maneira vasta atualmente, muitos médicos não sabem como conseguir mais pacientes a partir dessa solução.

Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar algumas dicas e outras informações que podem ajudá-lo. Confira!

O que o site para um médico precisa para ser o ideal

Um site para médico deve ser elaborado considerando as principais necessidades, tanto do profissional, como do seu público de interesse.

Atualmente, pode ser um desafio para qualquer profissional de saúde esclarecer conteúdos para pacientes. Afinal, muitas pessoas não conhecem os procedimentos médicos ou clínicos e têm diversas dúvidas.

Um site médico completo e eficiente pensa nisso, bem como em uma estrutura informacional que facilite o acesso ao conhecimento.

Além disso, dispõe de recursos para contatos, como telefone, e-mail, chatbot, etc. É uma maneira de facilitar o relacionamento entre médico e paciente ou potencial interessado nos serviços fornecidos.

Se possível, também conta com planos de saúde ou serviços descritos de maneira clara, para facilitar a compreensão do interessado.

Outro ponto fundamental: um site médico com diversos menus, abas e páginas não será visto na sua totalidade pelos visitantes. Ou seja, a anatomia ideal de um site para médico precisa ser enxuta, otimizada, simples e fornecer ao cliente uma experiência excelente.

Ficar fora das redes digitais é abrir espaço para a concorrência

O médico que fica fora das redes digitais, atualmente, está limitando vários caminhos profissionais. Nesse meio tempo, abre espaço para que a concorrência passe à frente.

Como se sabe, as redes sociais assumem hoje em dia uma posição de destaque na sociedade. Plataformas digitais como Facebook e Instagram contam com mais de 1 bilhão de usuários espalhados por todo o mundo, por exemplo. No Brasil, são milhões de usuários.

Em virtude disso, as redes sociais se apresentam na contemporaneidade como uma solução fundamental para o médico que deseja crescer. Por meio delas é possível:

  • Aumentar a sua visibilidade em seu segmento de atuação;
  • Aumentar sua autoridade no universo digital, principalmente no que diz respeito a sua área de especialidade;
  • Melhorar o relacionamento com os pacientes;
  • Promover campanhas e garantir a visibilidade dos serviços;
  • Aumentar o número de clientes, bem como a receita.

Não estar, todavia, presente nas redes sociais digitais não limita apenas o seu poder de atuação. Como dito, confere maior vantagem competitividade para a concorrência, que, certamente, utilizará tal solução a favor do seu crescimento.

Por essa razão, planeje-se para criar perfis nas redes sociais nas quais os seus clientes e potenciais clientes estão presentes. Para isso, no entanto, deve-se traçar o perfil de sua persona.

A persona é o perfil ideal do público que deseja atingir e as ações de marketing elaboradas devem girar em torno dela.

Marketing digital para os médicos

Com o objetivo de lhe ajudar a conquistar mais pacientes e fidelizar os já existentes, desenvolvemos esse tópico, que aborda algumas dicas de marketing digital para médicos. Confira!

  • Esteja presente nas redes sociais digitais e conquistar leads;
  • Elabore um calendário editorial, com publicações agendadas para datas certas;
  • Invista em marketing de conteúdo;
  • Invista em anúncios pagos, como o Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads;
  • Planeje o seu marketing de conteúdo, traçando não só objetivos claros e viáveis, mas também indicadores de desempenho ou métricas;
  • Conte com a ajuda de um especialista, se possível, para que assim desenvolva um trabalho profissional e impactante para o seu negócio;
  • Conte com pessoas qualificadas/capacitadas para desenvolver as operações de marketing digital;
  • Desenvolva um blog para a publicação ou promoção do seu conteúdo;
  • Foque em desenvolvimento de site para realizar operações de marketing digital;
  • Invista em uma one-page.

Formas de atrair mais pacientes

A seguir, damos algumas dicas sobre como trabalhar a atração de pacientes.

Encontre o seu público-alvo

Como dissemos, um dos primeiros passos para conhecer bem o seu público de interesse ou alvo é traçar o que os especialistas chamam de persona. Esse nada mais é do que o perfil fictício do seu cliente (neste caso, paciente) ideal.

Para isso, é preciso identificar algumas características do seu cliente ou potencial cliente. Por exemplo: idade, ocupação profissional, escolaridade, ambições, dores, entre outras informações que ajudem você a traçar o seu perfil e saber, portanto, onde ele está.

Com base nesses dados, é possível imaginar ou mesmo ter a certeza quanto à plataforma em que ele se faz presente. Perceba se ele está no Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.

Ciente dos locais onde ele está, é possível desenhar um planejamento de marketing digital. Além disso, você consegue definir ações que façam com que a sua marca ou soluções cheguem até esse público.

Esteja de acordo com o Conselho Federal de Medicina

No desenvolvimento do planejamento de marketing digital, não considere apenas a sua persona. Outro ponto importante são as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) no que diz respeito à comunicação e publicidade de serviços médicos.

Há todo um conjunto de regras que deve ser observado no processo de publicidade e propaganda de serviços médicos. Por exemplo:

  • Não devem ser promovidas informações sensacionalistas, que causem pânico na sociedade;
  • É vedada a mercantilização do ato médico;
  • É proibida a autopromoção.

Informar ou incentivar?

Para o marketing digital, o médico deve informar e não incentivar a contratação dos serviços. Ou seja, o conteúdo que ele publicar em seu site, redes sociais ou blog deve zelar pelo caráter informativo.

Por exemplo, apresentar um artigo que verse sobre os sintomas de determinada doença ou patologia é diferente de criar um texto meramente comercial, com o objetivo de incentivar implicitamente o leitor a contratar os serviços do médico.

Além disso, é muito importante que na estratégia de marketing digital seja citada que toda e qualquer informação não tem o objetivo de incentivar uma ação por parte do leitor. Logo, é preciso sempre fazer a recomendação de o leitor procurar ajuda especializada diante de dúvidas.

Dessa forma, você zela pela saúde das pessoas e garante que elas tenham uma assistência especializada. Elas precisam procurar por quem estudou e está habilitado para oferecer a resolução de suas dúvidas.

Cuide do site com a mesma atenção que faria com um paciente

No âmbito das ciências da informação e informática, o site é o primeiro paciente do médico. Este deve não só criá-lo observando uma série de recomendações, a exemplo das que citamos, mas também considerando as suas pretensões.

O ideal é contar com uma ajuda especializada, que garanta um site otimizado e capaz de ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. Na escolha do profissional de criação de sites, considere selecionar aquele que dê a você a oportunidade efetiva de participar de todo o processo de elaboração.

Trate esse processo como um atendimento especializado, que garantirá a você a abertura de diversas portas.

Visitas ao seu site podem significar interesse no seu serviço

Se um usuário acessou o seu site é porque pode existir interesse nos serviços que oferece.

Vale dizer que uma estratégia de marketing não se resume somente ao ato de criar um site. Então, é preciso ir muito mais além do que isso. É essencial que estabeleça métricas para acompanhar os resultados de suas ações no âmbito digital.

Conferir diariamente, semanalmente ou mensalmente a quantidade de pessoas que visitam o seu site médico é primordial. Isso tanto para criar estratégias mais eficientes quanto para aproximar desse público. Assim, você consegue aumentar o crescimento do seu negócio.

Quando um site é bem visitado, ou seja, conta com um excelente tráfego orgânico, é porque suas ações de marketing estão alcançando seus objetivos. Todavia, isso não quer dizer que não deva melhorá-las.

Diariamente, o marketing digital se aprimora, lançando novas estratégias ou técnicas. Elas devem observadas se você deseja modernizar o seu negócio e alcançar os seus objetivos com maior velocidade.

A importância do SEO para a criação de loja virtual

Não poderíamos deixar de tocar nesse ponto. O SEO é um conjunto técnicas do marketing digital que torna o conteúdo mais atrativo para mecanismos de busca.

Com outras palavras, são estratégias que melhoram o ranqueamento do site ou blog médico nos mecanismo de pesquisas, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros. Isso faz com que o site esteja mais visível pelo seu público de interesse. Consequentemente, o médico consegue alcançar mais pacientes e realizar mais vendas dos seus serviços.

Algumas técnicas de SEO que podemos destacar, são:

  • Uso de palavras-chave que tenham relação com o seu negócio e interesses do seu público. A palavra-chave precisa estar entre aquelas mais procuradas pelo seu cliente no mecanismo de pesquisa do Google, por exemplo. O Google conta com ferramentas que possibilitam selecionar as palavras-chave menos concorridas, ou seja, com menos usabilidade pela concorrência.
  • Uso de heading tags. São códigos html que melhoram a organização do seu texto, considerando a importância dos tópicos abordados. O Google valoriza isso ao ranquear um site.
  • Uso de uma URL amigável. URL clara e objetiva tende a ser melhor ranqueada pelos robôs do Google. Prefira URL que descreva claramente o seu negócio, por exemplo, “mediconeurologista”.

Vale dizer que, atualmente, é estimado que quase 80% dos negócios começam com uma busca no Google.

Isso aponta para o fato de que investir em técnicas de SEO é, atualmente, uma condição fundamental. Dessa forma, seu negócio cresce e alcança os seus objetivos, seja em curto, médio ou longo prazo.

Como o Google Ads pode te ajudar a atrair pacientes?

Compreender perfeitamente como funciona o Google Ads (conhecido como Adwords) é essencial. Assim, você consegue elaborar uma campanha de anúncios que seja capaz de fazer com que a sua clínica médica cresça.

No entanto, em geral, os especialistas costumam dar algumas dicas sobre como atrair pacientes para sua clínica médica com anúncios no Google. Conheça algumas:

  • Selecione palavras-chave ideais, que tenham relação com o seu negócio;
  • Regionalize, se for o caso, os anúncios;
  • Tenha em mente quem é o cliente que deseja atingir. É uma dica fundamental, considerando que a campanha de anúncio deve girar em torno disso;
  • Desenvolva anúncios claros, objetivos e bem escritos, que facilitem a compreensão por parte do público a que destinam.

Invista em marketing de conteúdo

É preciso investir tempo para criar um conteúdo qualificado. Esse conteúdo precisa despertar o interesse do público-alvo, para que o site se torne uma fonte confiável.

O marketing de conteúdo se apresenta, atualmente, mais do que apenas uma técnica ou estratégia do marketing digital. É uma solução estratégica, considerando o papel que desempenha no sentido de fazer com que uma clínica médica alcance os seus objetivos.

Desde que bem elaborado, cabe ao marketing de conteúdo algumas funções. Por exemplo: educar, informar, divulgar serviços, melhorar o relacionamento de uma clínica com os seus públicos de interesse, agregar valor à marca e aperfeiçoar o processo de comunicação.

O marketing de conteúdo assume um lugar central numa estratégia de crescimento de uma empresa ou clínica médica.

Contudo, para criar, divulgar e promover o conteúdo, é essencial considerar uma série de questões. Como: valer-se de fontes sérias e reconhecidas; investir em linkagens internas e externas dentro do conteúdo, para melhorar a experiência de leitura do cliente; e investir em conteúdos atuais, de qualidade e relevantes para o público a que se destinam.

Além disso, o conteúdo deve ser elaborado considerando a plataforma em que ele será publicado. No LinkedIn, talvez investir em um texto mais formal e técnico seja a melhor solução. No entanto, caso seja para o Facebook, vale apostar em algo mais descontraído.


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