Dicas valiosas sobre como manter um negócio local durante a pandemia!

Sumário

A pandemia da Covid-19 impactou significativamente diversos setores da sociedade, principalmente a economia. Para preservar à saúde das pessoas, os Governos decretaram o fechamento de negócios locais como medida restritiva para conter o alto contágio do e pelo Coronavírus, o que afetou drasticamente a receita deles, como por exemplo:

– Lojas de moda;

– Restaurantes;

– Bares;

– Entre outros estabelecimentos comerciais.

No entanto, é possível adotar algumas medidas para manter o negócio local, mesmo em meio a pandemia. Com o objetivo de garantir que seu negócio local não seja prejudicado pela situação que todos estão enfrentando, desenvolvemos este artigo para apresentar algumas dicas que pode adotar. Confira:

Invista no comércio eletrônico

Investir no comércio eletrônico deixou de ser apenas uma opção para se tornar em uma obrigação para o empresário que deseja manter o seu negócio local, não apenas no cenário de pandemia que estamos vivendo, mas em qualquer outro contexto.

A título de informação, saiba que o comércio eletrônico cresceu mais de 100% na pandemia, de acordo com dados da E-commerce Brasil, sita que é referência na área. Obteve um faturamento de bilhões, aquecendo a economia e mantendo empregos.

Por outro lado, o negócio local que funcionava somente fisicamente foi afetado de maneira significativa, pois foi forçado a fechar suas portas, em virtude de ordem governamental. Com isso, teve suas vendas reduzidas, bem como seu faturamento.

Por isso, investir no comércio eletrônico é uma excelente alternativa para quem busca manter as vendas do negócio local, mesmo em meio a esse cenário pandêmico. Comércio eletrônico não só se apresenta como a melhor solução para resolver a redução de vendas na pandemia, mas também como uma boa estratégia para quem deseja expandir seus negócios, conquistando novos mercados e clientes

negócio local

Invista em Marketing Digital

Outra medida que você precisa adotar para manter seu negócio local é investir em Marketing Digital. Não basta apenas criar um site ou uma loja virtual, bem como perfis em redes sociais, é preciso ir além, adotando estratégias de Marketing eficientes e capazes de alavancar seus resultados, como o aumento do número de clientes e de vendas.

Para quem ainda não sabe, o Marketing Digital é uma estratégia que se vale de diversas ações e técnicas, com o objetivo de garantir que uma marca alcance a visibilidade que deseja no mercado digital e, com isso, aumente seu número de clientes e de vendas, o que pode fazer com que ela cresça.

Algumas das estratégias de Marketing Digital são, por exemplo, a aplicação de técnicas de SEO, ou seja, otimizadores de busca e a criação de landing page.

No primeiro caso, as técnicas de SEO ajudam uma página ou site a ser ranqueado com maior eficiência pelos robôs do Google. No segundo caso, por sua vez, a criação de landing page possibilita que uma empresa alcance mais leads ou oportunidades de negócios.

Investir, assim, em Marketing Digital é uma condição indispensável para a marca que busca não apenas manter seu negócio local, mas também expandir seus negócios.

Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para a marca que deseja agregar valor ao seu produto e/ou serviço, bem como conquistar mais clientes com o fornecimento de conteúdos de qualidade e úteis.

Conteúdos podem assumir formatos diversos, como por exemplo:

– Texto;

– Imagem;

– Vídeo.

E, assim, serem postados em ambientes como blogs, redes sociais e e-mail, com o objetivo de não só atrair novos clientes, mas também de fidelizar os já existentes.

É uma estratégia interessante para quem busca construir autoridade no ambiente digital, bem como educar clientes em relação ao uso de produtos ou serviços.

Para uma empresa que deseja manter seu negócio local, é uma solução indispensável, visto que melhor posiciona sua marca no mercado eletrônico.

O conteúdo produzido pode ser usado em anúncios, descrição de produtos de lojas virtuais, bem como em campanhas de publicidade.

Ajuste seu mix de produtos

Ao mesmo tempo em que a crise fecha negócios, abre oportunidades, e os empresários devem estar atentos para elas, do contrário, deixarão de aproveitá-las.

Por exemplo, na pandemia, diversos produtos ganharam maior relevância para a sociedade, a exemplo da máscara de proteção, assim como também álcool em gel, entre outras soluções voltadas exclusivamente para esse momento que estamos enfrentando.

Diante dessa realidade, alterar ou ajustar seu mix de produtos ou serviços pode garantir a preservação de seu negócio local, assim como um bom faturamento mensal. É preciso, no entanto, ter criatividade para se pensar em um produto ou solução que se diferencie dos já existentes.

A título de informação, o mercado já criou:

1. Máscara personalizada, voltada para determinados grupos sociais, como pessoas que usam barba grande. É um diferencial pensar em uma máscara para esse pessoal, que se viu com dificuldade para encontrar esse produto no mercado. O mercado percebeu essa necessidade e lançou o produto;

2. Serviço de higienização de locais, como condomínios, hospitais etc. São serviços realizados de maneira rápida, otimizada.

Como se pode visualizar, ajustar o mix de produtos de sua empresa para atender as necessidades vigentes é uma forma de aumentar sua receita e de garantir que sua organização acompanhe as mudanças.

Corte gastos desnecessários

Ainda que o mercado eletrônico ofereças excelentes oportunidades de vendas online, tomar precauções nunca é demais quando o objetivo é garantir a preservação do negócio local.

Por essa razão, corte os gastos desnecessários. Para isso, você pode realizar um diagnóstico de sua empresa com o objetivo de mapear sua realidade e, com base nisso, listar aqueles gastos que não são necessários, ou seja, que não afetam o adequado funcionamento de seu negócio.

Agora que sabe como agir para garantir a preservação de seu negócio local, o que está esperando para adotar as dicas que apresentamos? Cuide bem de seu negócio local.

Ficou alguma dúvida com relação a este conteúdo? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer conversar com você e garantir que seu negócio local se mantenha competitivo no mercado, alcançando seus objetivos mesmo em meio a pandemia.


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