Como otimizar o site de sua startup para ter mais visibilidade

interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

Na era digital em que vivemos, empresas que desejam alcançar bons resultados se sentem na obrigação de trabalhar na web. Logo, para uma startup, otimizar o site em que atua pode ser uma excelente maneira de melhorar a comunicação com os clientes.

Definitivamente, não podemos escapar das garras da tecnologia, ainda mais porque ela já tomou conta de praticamente todos os setores. Esta invasão não transformou somente nossas vidas pessoais, mas também a maneira como lidamos com nosso trabalho.

Logo, não é de se estranhar que qualquer empresa ativa nos dias atuais saiba a importância de se criar um site. O que muitas não sabem, porém, é que esta ferramenta precisa ser constantemente otimizada para que se possa alcançar os resultados esperados.

Afinal de contas, sabemos que não basta ter uma página na internet para se obter sucesso nos negócios. É preciso ter um site muito bem estruturado, que pode ser feito por uma agência de marketing, para aumentar o alcance nos sites de busca.

O artigo de hoje é voltado especialmente às startups que trabalham no meio digital por meio de um site. Se esse é o seu caso, continue lendo e descubra como otimizar o site de sua startup para ter mais visibilidade.

5 dicas de como otimizar o site da sua startup

Startup é um exemplo de novos mercados que surgiram recentemente e que possuem uma relação muito próxima com a internet. Se pensarmos bem, é uma verdadeira oportunidade de negócio, já que milhões de pessoas estão conectadas à internet neste exato momento.

Contudo, um grande número de pessoas online ao mesmo tempo não significa necessariamente que um site terá sucesso imediato. Afinal, para que os usuários cheguem à página de uma empresa, ela deve estar bem ranqueada nos sites de busca.

Neste caso, mais importante do que investir muito dinheiro é conhecer os mecanismos que levarão o consumidor até o seu site. Por exemplo, a busca orgânica, na qual o cliente chega sozinho à sua página, sem passar por anúncios.

Além disso, é possível usar palavras-chave que irão facilitar a chegada de um possível cliente até o site da empresa. Para que isso aconteça, não adianta escolher qualquer palavra, ou seja, elas devem ser utilizadas com inteligência.

Dessa forma, fica claro que o empreendedor deve conhecer e compreender algumas regras básicas de captação de clientes para o seu site. A seguir, confira 5 dicas de como melhorar a qualidade das suas publicações digitais:

1. Tenha um bom SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização do motor de busca, em tradução livre para o português. Em suma, nada mais é do que um conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs ou páginas da web.

O objetivo desta otimização é buscar uma posição privilegiada nos sites de mecanismos de busca. O principal deles, o Google, representa cerca de 90% de todo o tráfego da internet, um número realmente impressionante.

Adotar um SEO de qualidade é uma atitude inteligente que deve ser tomada por qualquer empresa atuante na web. Afinal, são tantos benefícios que, no mercado atual, nenhuma empresa arrisca inaugurar um site sem o auxílio destas técnicas de otimização.

Basicamente, as estratégias de um bom SEO miram os seguintes alvos:Startup

  • Title tag;
  • Conteúdo;
  • Palavra-chave;
  • Meta descriptions;
  • H2;
  • Link Building;
  • Link interno;
  • Publicidade;
  • Design responsivo;
  • Ferramentas de monitoramento;
  • Relatórios mensais.

Desse modo, quando se estabelece regras para os itens citados acima, é possível aumentar e melhorar o tráfego do site de sua startup.

2. Não basta apenas aplicar o SEO, é preciso estratégia

Para que um SEO obtenha o mínimo de sucesso, é preciso inteligência e dedicação. Da mesma forma, é necessário que haja um acompanhamento e uma análise rigorosa dos relatórios estabelecidos pelo SEO.

Assim, se uma estratégia não está indo muito bem, pode ser que você precise realizar algumas alterações e mudanças nos planos. O acompanhamento dos relatórios e as reuniões de equipe devem ser constantes e ter o rigor técnico de quem deseja alcançar o êxito.

É sempre bom estar ciente de que o SEO não é uma receita pronta de sucesso. Isso significa que seu site não estará na primeira página do Google logo que você adote esta estratégia de marketing.

Portanto, lembre-se: é preciso muita paciência para lidar com os desafios impostos pela criação de um site.

3. Conheça seu público

É muito importante conhecer o perfil de determinado público antes de se aventurar em algo novo. Para a startup, este conhecimento facilita a criação de sua imagem e identidade, além de criar uma relação mais harmoniosa com os clientes.

Um bom SEO pode conseguir informações valiosas para você poder se aproximar um pouco mais do seu público. Alguns tópicos com os quais a ferramenta trabalha são:

  • Termos principais: perguntas mais abrangentes, com poucas palavras;
  • Palavras-chave longas: perguntas específicas, com algumas palavras;
  • Volume de pesquisa e de cliques.

Além desses, há diversos outras ferramentas que um SEO pode oferecer e que ajudarão a traçar o perfil do seu público consumidor.

4. Conquiste o Google

Alguns métodos são extremamente eficazes para fazer com que o Google enxergue um site ou blog de outro modo. Uma URL organizada, limpa e direta é um deles, por exemplo. Bem como a velocidade de um site para se adaptar aos aparelhos digitais – os chamados sites responsivos.

Além disso, quando o seu site é citado por outro site, de forma orgânica, sua credibilidade aumenta perante o Google. Consequentemente, o site de busca irá sugerir o seu negócio com mais frequência.

Enfim, existem várias opções para quem deseja conquistar o mais famoso mecanismo de busca da internet. Contudo, as necessidades específicas de cada site devem ser analisadas antes de se criar alguma estratégia SEO.

5. Não fique só nos links

Atualmente, não se pode mais medir o sucesso de um site apenas pelo seu link. Vale muito mais o conteúdo, a popularidade, especialmente as menções nas redes sociais, e outros assuntos igualmente importantes.

Ou seja, as avaliações e classificações dos seus clientes são tão ou mais importantes que os próprios links. Logo, você deve sempre incentivar este tipo de ação, tanto no seu site quanto nas mídias sociais.

Conclusão

Conquistar uma boa posição no mercado atual é uma tarefa difícil, mas que pode ser alcançada com uma valiosa arma: a informação. Assim, estar atento às últimas tendências de SEO e outras técnicas é a melhor maneira de se preparar para qualquer desafio.

Afinal, só se adaptar às diferentes plataformas existentes não é mais suficiente para uma empresa. É preciso entender e decifrar o ambiente onde ela opera, o que certamente permite a conquista de todos os benefícios de uma boa gestão.

Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre outros assuntos, entre em nosso site e acesse conteúdos exclusivos para o sucesso da sua empresa!


Precisa de uma agência de profissionais para te auxiliar com o SEO e com o marketing digital? Entre em contato conosco!

Gostou deste artigo? Então confira nosso blog para mais artigos como esse ou confira o material que preparamos para você!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas