Whatsapp Pay: Conheça a nova funcionalidade e como usá-la!

interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

Há tempos, o Whatsapp deixou de ser uma ferramenta de comunicação, um simples aplicativo de mensagem conectado ao celular, para se transformar em uma poderosa ferramenta de negócios com o auxilio do Whatsapp Business . Contando atualmente com 120 milhões de usuários no Brasil e mais de 2 bilhões no mundo, o app tem se reinventando constantemente, integrando novas funcionalidades.

Muitas empresas brasileiras já utilizam o Whastapp Business como meio de interação com os clientes, realizando suporte, atendimento e vendas. Agora, o app dá mais um passo para se afirmar como uma plataforma de negócios através de sua nova funcionalidade: o Whatsapp Pay.

Anunciado pela empresa americana nessa segunda-feira (15), a nova solução permite que pessoas físicas e jurídicas realizem transações como pagamentos e transferências dentro do próprio aplicativo, o que pode representar novas possibilidades de negócios para empreendedores de diversos seguimentos.

A solução vinha sendo testada na Índia nos últimos anos, mas o Brasil é o primeiro país a receber o recurso, que será disponibilizado gradualmente para os usuários nas próximas semanas.

Pagamento pelo Whatsapp pay

Taxas e limites do novo Whatsapp Pay

Os consumidores não pagam taxas pelos serviços de transferência e pagamento utilizando o Whatsapp Pay e podem transferir até R$ 1.000 por vez e receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000/mês. Para as empresas, a função de pagamentos também está presente no WhatsApp Business, com uma taxa fixa de 3,99% por transação.

Quais são as vantagens do WhatsApp para os negócios?

A grande vantagem oferecida pela nova funcionalidade é que ela permite a realização de pagamentos e transferências com um clique, dentro do próprio app, sem necessidade de levar o usuário para outra plataforma de pagamentos online. Essa facilidade, inclusive, é a grande promessa da ferramenta: “Estamos fazendo com que enviar e receber dinheiro seja tão fácil quanto compartilhar uma foto”, disse Mark Zuckerberg, num post em seu perfil do Facebook

Embora a taxa de 3,99% cobrada possa desanimar alguns empreendedores, fazer vendas diretas pelo Whatsapp pode ser a grande vantagem, especialmente se a empresa integrar suas estratégias e utilizar as demais funcionalidades do Whatsapp Business, como aproveitar o recurso de catálogo de produtos, para permitir que seus clientes possam consultar o acervo de itens, tirar dúvidas e fechar a compra rapidamente.

Pagamento digital em tempos de isolamento social

O comportamento das pessoas vem sofrendo mudanças desde que a pandemia do novo Corona Vírus se instalou. Por exemplo, as interações pelo Whatsapp cresceram 500% entre fevereiro e abril, segundo pesquisas.  Também por isso, o pagamento digital tem se tornado uma tendência em crescimento, por tornar as vendas mais fáceis e convenientes, especialmente com o isolamento social. Dessa forma, o lançamento da Whatsapp Pay foi recebido com entusiasmo por especialistas em negócios digitais.

Como utilizar o WhatsApp Pay?

Até o momento, é possível realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay com cartões de crédito ou débito do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi de bandeiras Visa e Mastercard. Ou seja, você tem que ter um cartão de um desses bancos/bandeiras para poder utilizar o recurso, mas a previsão é que mais instituições sejam habilitadas em breve.

Para utilizar a nova função, é preciso que o usuário habilite seu cartão no Facebook Pay. Depois de se cadastrar e habilitar o cartão, a função pagamento será acessada no ícone de clipe de papel/anexar onde a opção “Pagamento” irá aparecer. Ao clicar ali, basta que o usuário preencha o valor desejado e confirme a transferência, informando a senha cadastrada ou usando a impressão digital.


Gostou desse artigo? Confira nosso Blog sobre os Fintechs e fique por dentro do assunto de tecnologia financeira com a Tecnovix, Líder de tecnologia no ES!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas