Conhece a jornada do consumidor? Conheça o que é e algumas dicas

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Sumário

A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de compra, ajuda empresas a entender melhor o seu público e a vender no momento certo. Trata-se do processo entre a descoberta de um problema até o momento de finalizar a compra. Quer saber como aplicar isso no seu site? Então continue a leitura deste texto!

Entendendo a jornada do consumidor

A decisão de compra, normalmente, não é um processo rápido. A pessoa percebe, antes de tudo, que tem um problema a ser resolvido. Em seguida, vem a busca por informações e soluções para a necessidade. Finalmente, as opções são avaliadas e a mais adequada vence a disputa.

Com as tecnologias e modernidades, esse processo ficou mais complicado. Antes, um anúncio na televisão já levava o consumidor à loja. Hoje, é preciso investir em bons sites e conteúdos, porque eles fazem parte da busca por informações.

Identificar os estágios onde se encontram seus clientes permite que as empresas criem estratégias bem direcionadas, além de entender hábitos de consumo.

Vale a pena entender a jornada do consumidor?

Já falamos que compreender os hábitos de consumo de alguém pode ajudar a empresa a vender mais, além de se relacionar melhor com os clientes. Esses são os objetivos principais da jornada de compra.

Separamos outras vantagens da adoção dessa estratégia para empresas:

  • Vender no tempo certo: nem todo mundo está pronto para comprar o tempo todo. A jornada do consumidor permite uma abordagem mais certeira e menos invasiva.
  • Otimização da equipe de vendas: conhecer a jornada de compra evita esforços desnecessários com pessoas que ainda não chegaram nesse estágio.
  • Produção de conteúdo otimizada: com essa estratégia, é possível falar especificamente de um assunto com um nicho de clientes. Dessa forma, os conteúdos são mais direcionados e pertinentes.

Como implementar a jornada de compra na sua empresa?

Adotar essa estratégia nas empresas exige muita atenção e pesquisa, além de outras táticas de marketing digital.

Em primeiro lugar é preciso é definir a persona (quem é o seu cliente ideal). A partir disso, é necessário entender e mapear quais são as necessidades mais frequentes desse público e como você pode ajudá-lo.

Entenda como esse público se informa sobre seus problemas. É pelas redes sociais? Pelo Google? Conversar com quem já é cliente fidelizado pode ajudar a esclarecer dúvidas e gerar insights sobre o que deve mudar ou não.

Use o Marketing de Conteúdo a seu favor

O Marketing de Conteúdo é a estratégia que entrega conteúdo relevante para o seu público-alvo. A ideia é engajar, atrair e manter o cliente sempre perto e estimular a compra.

No estágio da descoberta do problema, o ideal é fazer conteúdos mais amplos e que abordem menos marcas e produtos. O objetivo nesse momento é chamar a atenção do cliente.

Nesse sentido, alimentar o blog do seu site é uma excelente ideia. Então otimize o material publicado neste canal, através de estratégias de SEO. O Google precisa entender que o seu post responde melhor à pergunta do cliente do que o do concorrente.

Para isso, formate o texto ou o vídeo com as especificações do Google (título, descrição, links). Pense também nas melhores palavras-chave para essa fase da jornada.

Quando o consumidor estiver na fase de avaliar as opções a estratégia muda: é hora de apresentar o seu produto e dizer que ele é o melhor. Use relatos de outros clientes e vídeos demonstrando o seu potencial.

Essas ações ajudam a construir a autoridade da sua marca sobre o assunto.

Como divulgar o conteúdo do seu site?

As informações sobre a sua persona dirão quais são as melhores plataformas para divulgar algum conteúdo. Independente da plataforma.

Pode ser pelo Facebook, a rede social mais usada do mundo (mais de dois bilhões de usuários). Mas também pode ser melhor investir no Linkedin ou no Instagram. O blog do seu site também deve ser bem elaborado. Não esqueça da formatação para otimizar o material.

Já no site, uma boa ideia é implementar chats, para que os clientes possam tirar possíveis dúvidas. Um site responsivo é uma boa estratégia para se relacionar com o público-alvo. O JivoChat, por exemplo, é uma ferramenta de chat para sites.

Não se esqueça das newsletters e dos e-mails marketing. Essas opções são importantes, porque também estimulam uma boa relação. Além disso, é fundamental guardar os dados dos consumidores para estudar o Funil de Vendas e a Jornada do Consumidor.

E, independente da plataforma, invista em um bom Design. A identidade visual de uma marca, quando bem feita, faz muita diferença.

Entendeu a importância de conhecer a jornada do consumidor? A sua empresa pode ir mais além com as dicas que nós demos! Aproveite as dicas para aprimorar o seu site! Caso queira ler outros textos para ajudar a sua empresa, acesse nosso blog e confira!

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