Dicas importantes para ter uma Loja Virtual de sucesso

Ter uma loja virtual pode ser aterrorizante para os iniciantes. Por isso, temos algumas dicas simples de como abrir uma loja virtual de sucesso. Confira!
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Sumário

Você deseja iniciar sua própria loja virtual de sucesso? Sabemos que esse processo pode ser complicado e até mesmo aterrorizante para os empreendedores de primeira viagem neste ramo.

Mas não se preocupe, desde já, avisamos que você não está sozinho nessa. Vamos auxiliá-lo passo a passo com 7 dicas simples.

Como abrir uma loja virtual de sucesso?

Atualmente, o e-commerce é a grande aposta de sucesso e por bons motivos. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Google, as vendas online devem dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021.

Na prática, isso significa que as vendas online vão chegar a R$ 85 milhões. Portanto, é bom aproveitar a tendência o quanto antes.

1. Tenha um plano de negócios

Estabelecer o alicerce adequado vai economizar tempo e otimizar seu site desde o início. Afinal, todo negócio de sucesso começa sempre com um bom planejamento. Portanto, o primeiro ponto a ser elaborado é o seu plano de negócios.

Ainda que você não tenha experiência, não se deixe intimidar pela tarefa. Você pode (e deve) concluir esse processo.

Para ajudá-lo, você deve se perguntar por que deseja iniciar esse negócio, identificar tudo as lacunas do mercado, conhecer seu cliente e como seu produto poderá ajudá-lo, além de criar uma estratégia de marketing para conquistá-lo.

Você pode (e deve) levantar outros pontos ao longo da pesquisa, mas, os pontos acima já permitem que seu negócio crie uma base sólida. Além disso, essa análise pode servir para criar conteúdo para algumas páginas do seu site, por exemplo, “Sobre Nós”.

2. Venda seus itens no lugar certo

O próximo passo para criar uma loja virtual de sucesso é encontrar a plataforma adequada para o seu negócio. E, acreditem, muitas lojas cometem erros na hora da escolha. Além disso, caso você esteja em dúvida, segue nossas sugestões de plataformas de e-commerce: Prestashop, Shopify, Magento e WooCommerce.

A grande vantagem dessas plataformas é que caso você não seja um profissional de HTML ou de design, por exemplo, ainda é possível administrar o site com facilidade. Em outras palavras, isso significa que qualquer pessoa pode elaborar uma criação de site.

As plataformas também permitem a integração com as mídias sociais, como Facebook, Instagram, entre outras redes. Além disso, elas oferecem diversos tipos de personalização, como:

  • URL personalizada da sua loja;
  • Alterações no design do site;
  • Aplicativos disponíveis para otimizar a loja.

Mas, esse é só o começo e cada uma oferece vantagens únicas. Portanto, vale realizar uma pesquisa para ver quais opções se adequam às suas necessidades.

Escolha o plano de hospedagem que combina com o seu negócio

Muitas lojas deixam de dedicar a devida atenção a este fator. Mas a hospedagem é um item fundamental para abrir uma loja virtual de sucesso. Pois, sem ela, seu e-commerce não estará disponível para o público.

Você pode utilizar os planos disponíveis em cada plataforma. Mas deve considerar alguns pontos, por exemplo:

  • A plataforma garante que seu site permanecerá ativo durante picos de acesso?
  • Qual o controle que você tem em relação à hospedagem?

Tudo isso depende, claro, do tamanho da demanda das suas vendas online. Você pode considerar, ainda, alguns recursos extras nesta etapa, como:

  • IP dedicado: um endereço exclusivo que pertence a apenas ao seu site. Portanto, você não terá problemas se outro site cair no servidor da sua hospedagem.
  • Certificado SSL: este certificado criptografa dados importantes do seu site para proteção contra hackers. Dessa forma, você garante aos seus clientes que suas informações estão protegidas. Falaremos mais a respeito nos tópicos abaixo.

Comece chamando a atenção pelo domínio do siteDicas importantes para ter uma Loja Virtual de sucesso

Pense, repense e pense de novo! Essa é uma das partes cruciais para garantir uma loja virtual de sucesso. Afinal, o nome de domínio ou URL, é a forma que seus clientes vão encontrar seu e-commerce.

No entanto, este processo depende da plataforma elencada. Algumas permitem que você coloque apenas a URL do nome da loja.

Outras permitem que você utilize sua própria URL, o que é ótimo se o nome da marca não estiver disponível. Se esse for seu caso, considere utilizar as palavras-chave na sua URL, claro, se isso fizer sentido.

Por exemplo: uma loja chamada Pura Vida encontrou o domínio indisponível. Sendo assim, eles decidiram mudar a URL para Pura Vida Braceletes, o principal produto da loja.

Contudo, se você não for possível inserir as palavras-chave, tente otimizar sua URL para pesquisas. Dessa forma, ela será facilmente escaneável pelo Google e memorável para seus clientes. Portanto, mantenha sua URL curta e legível. Evite ideias muito complicadas.

Adicione um certificado SSL ao seu site

Se você deseja aumentar suas vendas online é preciso investir na segurança dos usuários. Especialmente com as aplicações mais rígidas quanto a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

O certificado SSL adiciona uma camada de proteção especial ao seu site. Dessa forma, informações confidenciais, como números de cartão de crédito e outras informações pessoais estarão seguras.

Na WooCommerce, por exemplo, há a opção do certificado grátis e/ou pago. De qualquer forma, essa é uma ótima vantagem para as lojas que estão começando.

Se for este o caso, o processo é simples, já que o WooCommerce dispõe de integração com o WordPress.

Portanto, o certificado estará pré-instalado na sua URL. No entanto, o site precisa ser configurado. Siga estes passos:

  • Acesse configurações e, em seguida, geral;
  • Altere a URL WordPress e a URL do seu site para “https” em vez de “http”;
  • Role para página inferior da página e clique no botão “salvar alterações”.

Finalize!

Teste, teste e… teste. Todo site novo deve ter suas funções exaustivamente testadas antes do lançamento.

Se seus clientes não conseguirem efetuar uma transação, por exemplo, você perderá receita e, provavelmente, um cliente.

Só para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, 40% dos usuários abandonam uma página que leva mais de 3 segundos para carregar – imagine uma transação. Portanto, certifique-se que todas as áreas do seu site estejam em perfeito funcionamento. Uma boa forma de garantir isso é ativar uma venda teste.

Por fim, o segredo é praticar todos os processos, como reembolso, verificação de links, entre outros fatores.


Gostou das dicas de como abrir uma loja virtual de sucesso? Então acesse nosso blog para ficar por dentro de conteúdos relacionados.

Referências:

https://www.wpbeginner.com/wp-tutorials/how-to-start-an-online-store/

https://blog.boldcommerce.com/how-to-start-an-online-store

https://blog.salesandorders.com/start-ecommerce-business

https://www.legalzoom.com/articles/how-to-open-your-online-store-in-six-simple-steps

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