Dicas para ter sucesso em um E-commerce ou loja virtual

Conheça os passos para se obter sucesso em uma loja virtual. Nesse post, nós falamos sobre algumas dicas para o seu e-commerce atinja esse objetivo. Confira!
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Sumário

Se você possui um negócio físico, deseja expandi-lo e ter ainda mais sucesso, é preciso investir em ferramentas digitais. Inegavelmente, uma das melhores maneiras de fazer isso acontecer é abrindo um e-commerce.

No entanto, não basta apenas ter um e-commerce, é preciso fazer dele um método de sucesso com resultados consistentes. E é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje.

Se você já tem o seu e-commerce, ou se está cogitando investir em um, esse artigo foi feito para você. Aqui, você irá conferir algumas dicas essenciais para ter sucesso em um e-commerce, muitas delas baseadas em inbound marketing e simples de serem executadas.

Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse modelo de negócio tão eficiente.

Planejando e conhecendo seu público-alvo

Como em qualquer negócio, quando falamos em e-commerce, você não pode de forma alguma ignorar a etapa do planejamento. Afinal, ter um bom plano de negócios é o primeiro passo para você conseguir nortear a criação do seu e-commerce.

Para isso, o planejamento da sua loja virtual deve levar em consideração algumas questões a respeito do seu consumidor. A princípio, é importante dizer que você terá que alcançá-lo antes mesmo de iniciar o e-commerce de fato.

Antes de qualquer coisa, o seu planejamento deve levar em consideração algumas questões a respeito do seu público-alvo, como:

  • Qual será esse público;
  • Como ele se comporta;
  • O que ele mais costuma consumir;
  • Onde ele se encontra;
  • Qual o diferencial seu e-commerce pode oferecer a ele.

Lembre-se sempre de ser muito realista em todas as questões que o seu planejamento apontar. Você pode até mesmo criar pesquisas para conhecer melhor o seu público.

Dessa forma, será muito mais fácil dar início à criação do seu e-commerce. É seguindo esse caminho que você terá uma boa base sobre onde deve começar e a quem deve se dirigir.

Caso você já tenha um negócio físico, algumas informações desse negócio com certeza serão muito válidas para o e-commerce. Por outro lado, algumas questões precisarão ser revistas, ou seja, planeje e estude muito bem.

Qual plataforma escolher para seu e-commerce?

Atualmente, existem diversas plataformas que possibilitam a criação de um e-commerce. Por isso é muito importante fazer uma ampla pesquisa para escolher a que melhor irá se adaptar ao seu negócio.

Você precisa levar em consideração a necessidade do seu e-commerce, que muitas vezes pode diferente da maioria dos negócios. Assim como existem algumas lojas virtuais que não requerem customização, existem outras que sim. Então, para cada uma delas se faz necessário um tipo de plataforma virtual diferente.

São inúmeras as opções disponíveis, e um bom estudo te ajudará a definir qual é a mais adequada para você.

Conteúdo de qualidade e de fácil acesso

Especialmente se você ainda não possui um negócio físico que já seja conhecido pelo seu público, é preciso investir em um bom design de layout. Porque seu negócio será totalmente novo para o público e para chamar sua atenção será necessária muita criatividade.

Não se esqueça de também de trazer todas as informações que possam ser interessantes aos seus leads. Isso inclui descrições dos produtos, medidas, materiais utilizados, aplicabilidade, entre outros.

É importante investir também na qualidade das imagens. Pois quando as compras são feitas pela internet não é possível o cliente ter contato direto com o produto.

Por causa disso, cabe ao e-commerce apresentar boas e nítidas imagens do produto. Dessa forma, evite fotos que não sejam profissionais e procure padronizá-las em seu e-commerce.

Além de se preocupar com a qualidade do conteúdo do site, você precisa também garantir que seu acesso seja simplificado. Afinal, o consumidor não gosta de complicações ou dificuldades no momento da navegação.

Tenha em mente também que para sua loja virtual ter muito mais sucesso. Logo, ela precisa poder ser acessada através do máximo possível de dispositivos móveis. Isso inclui telefone móvel, tablets e smartphones.

Crie um blog e utilize as redes sociais como ferramenta de marketing para o seu E-commerce

O sucesso de um e-commerce está associado a vários fatores. Mas, sem dúvidas, um dos mais importantes se baseia na forma como o marketing digital do negócio é feito.

A criação de um blog e a divulgação em redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo, tornam o alcance do público-alvo muito mais fácil.

É possível, através dessas ferramentas, apresentar o seu negócio de forma criativa, instigando a curiosidade do público.

No caso do blog, é essencial oferecer um conteúdo que seja interessante de acordo com o perfil do seu consumidor. Assim sendo, os artigos disponibilizados ali devem estar associados com o estilo de vida do seu cliente e essa é uma excelente forma de aproximá-lo ainda mais da sua marca.

Utilize técnicas de SEO para seu E-commerce

Se sua marca for nova no meio virtual, é desafiador conseguir ocupar boas posições no ranqueamento dos mecanismos de busca. Por esse motivo, é necessário buscar estratégias para otimizar sua página utilizando as técnicas de SEO.

Através de um trabalho bem feito nesse sentido, seu site terá maior destaque em meio a tanta concorrência. Sendo assim, a audiência será alcançada com maior facilidade.

Criar landing pages ou página promocional

As landing pages são as páginas de seu site voltadas a gerar conversão. Elas possuem menos elementos e informações do que as páginas tradicionais. Então, são as primeiras a serem exibidas quando um usuário clica no seu link em um buscador ou anúncio.

A importância das landing pages se dá pelo fato de elas focarem em uma ação ou uma promoção. Logo, são capazes de convencer o cliente imediatamente de realizar aquela ação.

Do mesmo modo, as páginas promocionais funcionam como chamariz para despertar atenção do consumidor para uma campanha, promoção ou novidade.

Lembre-se sempre que atender ao seu cliente de forma rápida, mas com eficácia, é muitíssimo importante. Dessa forma, o seu e-commerce conseguirá conquistar uma boa primeira impressão, facilitando a fidelização de mais clientes.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado na jornada de criação ou aprimoramento do seu e-commerce. Para mais dicas como essas, continue nos acompanhando!


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