Como escolher um desenvolvedor de app para seu projeto

interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

Atualmente, é indispensável que um empreendedor esteja devidamente familiarizado com as possibilidades tecnológicas de divulgação. Por conta disso, muitas empresas preferem inovar e procurar por um bom desenvolvedor de app.

Entre diversas plataformas, o aplicativo é um dos principais sistemas e de grande importância para a expansão dos negócios. Através dos apps, o profissional pode mostrar seu trabalho, administrar pedidos, contatos, comunicação com prospects, entre outros.

Mesmo para as empresas ligadas no marketing digital e na importância de estar presente na web, a insegurança pode ocorrer. Portanto, seguir simples, porém importantes dicas, ajudará muito na hora da escolha.

Escolhendo o desenvolvedor de app

Depois que entende-se a importância do desenvolvimento de aplicativos para seu trabalho, é fácil ter em mente o que deseja. Seja como profissional autônomo ou como uma empresa com mais de uma pessoa, seguir determinadas dicas é essencial.

Ao adentrar esse mundo e dar de cara com as opções, é possível notar uma infinidade de ofertas. No entanto, o difícil é saber, de fato, qual desenvolvedor de app realmente vale a pena contratar. A variedade de formas de trabalho e profissionais, são muitas.

Afinal, existem desenvolvedores que trabalham sozinhos com a criação de app, enquanto outros possuem empresas e uma equipe. Independente da forma como o profissional atua, a qualidade é primordial, bem como saber escolher. Confira:

1. Encontrando o melhor desenvolvedor de app

Na Internet, é possível encontrar uma série de profissionais. Mesmo que o “boca a boca” ainda seja eficaz em alguns casos, nada melhor do que observar as avaliações. Isso porque outros clientes nunca mentem, logo, eventuais reclamações podem ser um sinal de problema.

Hoje em dia, existem também sites onde é possível encontrar profissionais freelancers que prestam ótimos e acessíveis trabalhos. Caso a ideia seja contratar uma empresa com maior especialização, observar o feedback de outros clientes, ainda é válido.

Desenvolvedor de app

2. Compare os portfólios

Mesmo com os feedbacks positivos, talvez o trabalho do profissional ou da empresa em si, não sejam do seu agrado. Por isso, solicitar o portfólio de todas as suas opções e compará-los, é uma ótima opção.

É comum que tenhamos gostos diferentes. Logo, mesmo que um profissional desenvolva um ótimo trabalho, nem sempre o estilo de trabalho será aquilo que você procura. Além disso, o nível de personalização que cada um oferece, também deve ser analisado.

O portfólio de uma empresa de desenvolvimento WEB é o seu principal cartão de visita. Logo, não há nada de mal em solicitá-lo.

Além disso, enquanto estiver conversando para, talvez, fechar negócio com uma determinada empresa, jamais tenha medo de perguntar. Muitas pessoas, principalmente os iniciantes neste assunto, acabam sentindo-se tímidas.

Porém, as perguntas servem para esclarecer todas as dúvidas e garantir informações muito importantes sobre o possível desenvolvimento do app.

3. Suporte técnico

Se a intenção é encontrar quem realize a criação de app, é preciso ter em mente que problemas podem ocorrer. Isso significa que, principalmente no início, os clientes podem demonstrar algum tipo de insatisfação.

Mediante esse fato, investigue muito bem qual será o grau de participação da assistência técnica posterior à entrega do aplicativo. Além disso, é válido verificar também durante quanto tempo ela é vigente, se precisa de renovação, etc.

Outra questão que precisa ser analisada sobre o suporte técnico do app, é quais tipos de problemas eles cobrem. Ademais, existem profissionais ou empresas que trabalham por pacote. Isso significa que o consumidor terá uma quantidade X de suporte e outros benefícios.

Portanto, é sempre indicado averiguar todas essas questões antes de fechar qualquer acordo ou contrato.

Além disso, tenha sempre em mente que o suporte técnico desempenha um papel muito importante. É preferível que pagar um determinado valor por um suporte técnico adequado, do que sofrer com a insatisfação de seus futuros clientes.

4. Tipo de criação

Se você encontrou o desenvolvedor perfeito de aplicativos para aquilo que precisa, é a hora de analisar as suas criações. Diferente do portfólio, o tipo de criação é o que o profissional tem em mente.

Isso significa que, se ele tiver ideias parecidas com as suas e não há grandes divergências, é uma boa escolha. Essa responsabilidade é, em grande parte, do cliente contratante. Até mesmo porque, é preciso ter muito claro:

Público alvo;

Funcionalidades;

Apps concorrentes;

Objetivos comerciais;

Metas; entre outros.

Todas essas informações, quando de fato decididas, podem ajudar o desenvolvedor de formas inimagináveis. Assim, chega-se mais facilmente em uma conclusão de negócio.

5. Tome cuidado com preços muito em conta

Certos desenvolvedores de app podem, de fato, cobrar um preço mais em conta pelos seus serviços. Porém, tudo aquilo que baixa demais o valor, deve ser evitado. O motivo é que, criar um app dá trabalho para o criador e para o cliente.

Afinal, há uma série de informações, mudanças, ajustes e testes que precisam ser feitos. Por conta disso, nenhum desenvolvedor de app cobrará um valor que não cobrirá nem mesmo o valor da hora. Comparar orçamentos e verificar especificações de cada desenvolvedor, pode ajudar nesse ponto.

Logo, se encontrar um desenvolvedor com um preço barato demais, atente-se para possíveis fraudes.

Como contratar?

Para finalizar, uma ótima dica para a contratação de um desenvolvedor, é sempre observar qual possui o melhor prazo. A indicação é sempre optar por empresas que possam trabalhar com antecedência e com tempo livre.

Dessa forma, há uma maior margem para discutir com mais calma o projeto, fazer testes mais certeiros e mudanças, caso necessário. O prazo é muito importante para quem busca desenvolver um app para projetos, já que ninguém está livre de imprevistos.

Acertar as formas de pagamento com o desenvolvedor responsável também é importante. Quando se trata de empresas, o pagamento é feito diretamente para elas, já que pode se tratar de um profissional empregado.

No entanto, profissionais autônomos podem solicitar o pagamento adiantado ou após a entrega do produto. Podendo pedir uma parte de maneira adiantada para cobrir custos iniciais. Acertando esses mínimos detalhes e seguindo as dicas, é muito mais fácil escolher um desenvolvedor que fará o app perfeito para você

Gostou desse conteúdo sobre Desenvolvedor de apps? Confira mais nosso blog e conheça mais sobre essa área!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas