Home Office é a melhor solução para o meu negócio?

Home office é a maneira mais eficiente de continuar atuando e prestando serviço aos seus clientes. Mesmo de portas fechadas.
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

O panorama do mundo está mudando. Com a indústria 4.0 e a quarentena nos países graças a pandemia de Civid-19, nossa sociedade está entrando em uma era de transformação que irá impactar  fortemente o comércio e a economia em geral. As ações tomadas pelos governos  para conter a proliferação do coronavirus tem sido no sentido de fechar estabelecimentos e estimular o distanciamento social. Essas ações, embora necessárias e aparentemente efetivas, tem um sério efeito colateral: a forte recessão econômica. A pergunta que todos se fazem agora é: afinal, como uma empresa se mantém produtiva se ninguém pode sair para trabalhar? A solução pode ser o Home Office.

Mas será se vale a pena mesmo?

Quando ocorrem crises como a estamos enfrentando (que afetam até as maiores companhias), sofre menos quem se adapta mais rápido. Sem a possibilidade de efetuar negócios pelo modelo tradicional, ou seja, presencial, empresários tem entendido que o comércio digital pode ser a saída estratégica mais adequada. Os negócios online são, reconhecidamente, os mais promissores dessa geração e tem mostrado forte crescimento mesmo durante a pandemia.

O desenvolvimento de aplicativos e o desenvolvimento de sites estão em destaque nesse momento pois garantem que as lojas, que não podem abrir suas portas, continuem a comercializar seus produtos e serviços através da internet.

Mas nem só do comércio vive nossa economia, não é? Nem todas as empresas conseguem continuar atuando através de lojas virtuais e e-commerce. Isso vai depender da natureza de cada negócio. Logo, para as  empresas que não podem operar no mercado digital, o desafio de manter suas operações é ainda maior. Para essas organizações, o modelo de trabalho home office pode ser uma alternativa para continuar atuando, mesmo que de maneira limitada.

Assim, se mesmo uma pequena parte da sua operação pode ser feita a distância, não hesite! O trabalho remoto é, até agora, a forma mais eficiente de manter os funcionário seguros, obedecendo as recomendações das autoridades. Além de tudo, resistir a esse formato de trabalho pode gerar grande desgaste de imagem para a marca, expondo-a a críticas que podem partir tanto dos próprios funcionários quanto de clientes e fornecedores.

Home office, paliativo ou tendência?

O trabalho em sistema home office, mesmo antes da crise provocada pelo coronavirus, vem provando ser muito efetivo em vários aspectos. Em algumas áreas, ele tem se mostrado até mesmo mais eficiente do que o trabalho “presencial” em escritório, embora muitas empresas ainda tenham resistência a adoção desse modelo.

Mesmo que hoje a internet nos proporcione a possibilidade de continuar a produzir mesmo longe do escritório, o home office ainda acaba causando estranheza em muitas pessoas. Como alguém pagaria para o funcionário ficar em casa? Quem pensa assim, na verdade, ainda não entendeu como o sistema home office funciona.

A primeira coisa a ter em mente é que, no home office, a relação tempo x produtividade é outra! Como não é possível que o empregador acompanhe de perto o desempenho de seu funcionário no trabalho, no regime de trabalho remoto o parâmetro principal deixa de ser as horas trabalhadas e passa a ser as entregas diárias de cada membro da equipe. Assim, é importante que todos estejam atentos aos resultados esperados para cada atividade e para cada dia de trabalho. Dessa forma, o colaborador passa a estar mais voltado para o cumprimento de metas e tarefas diárias do que para o tempo de expediente . Isso exige maior comprometimento e dedicação por parte do funcionário e mais objetividade por parte das lideranças. Logo, ter foco na resolução de tarefas e a boa comunicação são pré-requisitos de todos os profissionais que adotarem essa modalidade de trabalho.

O home office produtivo

O mundo inteiro está passando por um momento difícil e é necessário que todos, tanto as lideranças das empresas quanto os funcionários, se adequem a essa nova realidade.

Hoje, o home office é muito mais viável do que era há alguns anos atrás. A falta de conexões estáveis de internet e a inexistência de programas de gerenciamento de equipes impossibilitavam essa modalidade de trabalho. Entretanto, esse paradigma tem mudado e o home office já é considerado o ‘trabalho do futuro‘.

Programas especializados para comunicação e gestão empresarial já fazem parte da nossa realidade, o que tornam o home office completamente possível. Assim,  para que você, seu negócio e seus colaboradores possam aproveitar ao máximo o trabalho em casa, é importante considerar algumas premissas:

  • Estabeleça um horário de trabalho
    Mantenha uma rotina disciplinada e tenha compromisso com os horários. Isso irá te ajudar a ser mais produtivo e não perder prazos. Lembre-se de separar sua vida profissional da sua vida pessoal, reservando momentos para pausas e descansos, mas mantendo as distrações longe quando for o momento de trabalhar;
  • Mantenha-se sempre conectado
    Utilize programas de comunicação utilizando ferramentas como Discord, Google hangouts,  para coordenar sua equipe e continuar a desempenhar seus atividade como fazia no escritório. Com essas ferramentas é possível estabelecer diálogo individuais ou em grupo, mantendo a rotina de reuniões com a equipe e a interação entre os colegas de trabalho;
  • Utilize programas de gerenciamento
    Essa dica é muito importante!  Quando o trabalho tem várias etapas, é necessário saber em que parte cada colaborador está no projeto. Para não gerar desperdício de tempo e retrabalho, utilize gerenciadores de tarefas como Zoho  ou o runrun-it para controlar atividades em andamento e quanto tempo gasto pela equipe em cada uma deles.
  • Utilize a nuvem.
    O compartilhamento de arquivos é algo constante nesse estilo de trabalho, por isso, tenha um bom serviço de armazenamento em nuvem e faça uso constante dele.

O home office tem vantagens, mas também desafios.

Se por um lado, o modelo de trabalho retomo tem várias vantagens (como menor risco a saúde, menos custos com transporte e menos tempo desperdiçado no trânsito, por exemplo), por outro,  ele requer maior disciplina e muito mais dedicação para continuarmos concentrados, mesmo com tantas fontes de distração.  Mas a verdade é que não temos outra alternativa! Para que possamos superar essa crise, precisamos nos adequar rapidamente e mantermos, de alguma forma, a produtividade de nossas empresas e de nosso país. Acreditamos que home office pode nos ajudar nessa missão!


Se quiser trocar ideias sobre tecnologias, estratégias de negócio e  produtividade, não deixe de entrar em contato com a gente! Estamos sempre disponíveis para um conversa (mesmo que seja por Skype!)

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas