Descubra nesse artigo se lojas virtuais valem a pena!

Sumário

Hoje o mundo é digital. A cada dia, a quantidade de pessoas que acessa a internet é maior e, com isso, o número de possíveis clientes para uma loja virtual também cresce! Estima-se que houve um crescimento de mais de 1,400% no número de pessoas conectadas a internet do ano 2000 para cá. Só no Brasil, pesquisas apontam que 70% da população tenha acesso a internet. Nesse mercado cada vez mais conectado, empresas que não surfarem na onda da internet acabam afundando, perdendo visibilidade e clientes.

É importante ter em mente que os consumidores de hoje estão cada vez mais informados e curiosos. Antes de realizar uma compra, o cliente provavelmente irá pesquisar sobre sua marca, fazendo uma busca no Google ou nas redes sociais. Ele irá sempre buscar a melhor opção disponível, analisando diversos critérios, como preço, qualidade do produto e comodidade na compra.

Por isso, as lojas virtuais se tornam tão importantes!  Com tantos concorrentes e com tanta informação bombardeando os usuários, ter visibilidade é crucial. Uma empresa precisa pensar em desenvolver seu negocio online, construindo autoridade e visibilidade na internet se pretende sobreviver e crescer.

O problema é que muitos dos empresários que desejam investir na digitalização do seu negócio acabam optando por plataformas gratuitas, buscando ter o menor custo possível nesse processo. Mas será que essa é uma alternativa realmente interessante para seu negócio?

Continue lendo essa artigo e entenda os benefícios em criação de um e-commerce profissional.

 

Lojas virtuais grátis são, de fato, um bom negócio?

Muitos empresários buscam o mínimo de custo possível ao criarem seu site, e não há nada de errado nisso!! Porém, é importante ter em mente que não é possível criar um website ou loja virtual sem nenhum investimento.

Começar o projeto com um orçamento mínimo é possível, porém, muitos especialistas não irão recomendar essa alternativa. A realidade é que não existe almoço grátis!!! A maior parte das plataformas que não cobram pelo desenvolvimento do site irão cobrar por cada transação feita nele. Nesse caso, uma parte das suas vendas acaba indo para a plataforma. Assim não da pra dizer que seu e-commerce foi grátis, não é verdade?

Porém, mesmo que gere alguns custos, uma loja virtual ainda poderá impactar positivamente seu negócio em vários aspectos. A seguir, vamos explicar alguns deles:

loja virtual

 

Visibilidade

A internet permite a exposição de sua marca de uma maneira nunca vista antes! Através de sua loja virtual, seu cliente pode, de qualquer lugar e a qualquer hora, acessar seu negócio e consumir seus produtos e serviços.

As mídias tradicionais tem horário ou locais fixos para fazerem sua propaganda, a Internet não. Somado a um marketing digital eficiente, um site fará qualquer marca se tornar mais popular. Além do mais, uma loja virtual permite ao consumidor conferir produtos, pesquisar preços e tirar dúvidas além de permitir com que o vendedor tenha um contato maior com seu cliente através de chat e/ou e-mail.

 

Comodidade

Hoje, o mundo busca por comodidade!  Aplicativos tem sido desenvolvidos pensado justamente  gerar cada vez mais comodidade aos usuários. No mercado atual, quanto mais prático melhor e, quando se trata de sites, o raciocínio não é diferente. O fato de poder realizar uma compra sentado no sofá de casa é algo que as pessoas prezam muito e sua empresa não pode ficar de fora dessa tendência! Afinal, porque obrigar o cliente a vir até o estabelecimento físico para comprar um produto se a venda está a um clique de distancia?

 

Confiança

Todos os sites estão a mercê da avaliação dos usuários e isso é uma ferramenta poderosíssima para sua marca! Comentários positivos e boas avaliações dão ao usuário maior confiança e para fazer negócio com sua empresa. Criar um site também traz maior credibilidade para sua marca, dando ao cliente a oportunidade de de relacionar com sua empresa, conhecer sua história e seus valores, além e acompanhar novidades e promoções.

 

Criação de uma loja virtual: 4 passos fundamentais

 

  1. Faça um Plano de negócios
    Sim, planejamento para desenvolver um site também é importante para garantir o sucesso do projeto, por isso, lembre-se de pesquisar o mercado, aplicar técnicas de marketing e planejar tudo antes.
  2. Escolha de produtos
    O que sua empresa decide vender na internet define que tipo de comércio eletrônico ela será. Se você já tem um negócio “offline” é importante que você defina o portfólio de produtos  que você irá disponibilizar na sua loja virtual. Então, concentre-se em selecionar que tipo de mercado você que atingir e crie planos para apresenta-los bem no seu site.
  3. Busque a Visibilidade
    Depois que o site está no ar, é necessário se preocupar com técnicas de SEO para que as pessoas te encontrem nos motores de busca. Boas agencias de criação de sites tem profissionais próprios para isso, que analisam o tráfego, geram conteúdo e preparam o site para aparecer nas primeiras posições dos sites de busca.
  4. Contrate uma empresa de criação de sites
    Então a melhor maneira que garantir apoio para  definir um plano de negócios, escolher estrategicamente o portfólio de produtos a ser comercializado e otimizar sua plataforma para os motores de busca é encontrando um parceiro que desenvolva plataformas de e-commerce  profissionais! Contrate profissionais para criar seu site, pois criar um site  sem os critérios técnicos indispensáveis, como usabilidade, estabilidade, design e performance, não dará a credibilidade que sua marca precisa (e seus clientes irão perceber isso!).

 

O que evitar quando criar um site?

Ao criar seu site, tenha cuidado de contratar profissionais que tenham responsabilidade, pois o site representa a imagem da empresa. Então, é importante que você tome cuidado com algumas coisas:

 

Site lento e navegação complicada

Hoje, os usuários buscam sites rápidos e fáceis de navegar. Sites lentos não são apenas evitados pelos usuários como também são penalizados pelo Google. Por isso, fique atendo ao tempo de carregamento das páginas de sua site!

Pouca segurança digital

Quando se trata de uma loja virtual, segurança é algo importantíssimo! Informações sobre transações e dados pessoais dos seus clientes devem ser levadas muito a sério e ser guardadas com máxima segurança. Hackers não estão de brincadeira e o sequestro de dados está cada vez mais comum! Por isso, não hesite em investir em segurança, pois o prejuízo pode ser grande.

Cópia (não faça Ctrl C + Ctrl V em seu site!)

Há poucas coisas que estragam mais a reputação de um site do que descobrir que seu conteúdo não é original. Inspirações e fontes são importantes quando se produz um conteúdo, mas copia-lo mancha a confiança dos usuários e o Google penaliza sites que tem esse tipo de prática. É muito importante que seu site tenha conteúdo próprio e de qualidade.

 

Mas, e aí? Vale mesmo a pena criar um site grátis?

Bom, a essa altura, você já deve ter percebido que vale  muito apena criar sua loja virtual para aumentar o número de clientes e alavancar suas vendas, porém não sem o auxilio de profissionais que possam te ajudar nessa jornada. Há várias pontos de atenção, como usabilidade, técnicas de marketing digital, SEO, segurança e produção de conteúdo original. Em todas essas premissas, uma empresa de criação de sites pode te ajudar, e muito! Ao optar por plataformas gratuitas para criação de sites e lojas virtuais, você pode expor seu negócio a riscos que podem inclusive prejudicar sua empresa no mundo “offline”, manchando sua reputação.

 

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