Mais clientes para seu escritório de Advocacia? Dicas de Marketing Digital

Deseja obter mais clientes para seu negócio de Advocacia? Então confira essas dicas incríveis de Marketing Digital para alcançar esse e outros objetivos.
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

Investir, hoje, no marketing digital se tornou mais do que apenas uma opção, mas uma exigência para o escritório de advocacia ou e-commerce advocatício que deseja alcançar com maior agilidade os seus objetivos. Só para exemplificar alguns objetivos são: aumento da visibilidade em seu cenário de atuação; aumento dos clientes e das vendas; construção e fortalecimento da marca.

A título de informação, de acordo com recentes estudos, as empresas, incluindo as do ramo de serviços jurídicos, que investem em marketing digital, principalmente na publicação de conteúdos nas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, aumentam em até 63% o engajamento de sua audiência e em até 50% o tráfego orgânico em seu site/blog. Também ampliam em até 48,5% o número de clientes e de vendas.

No entanto, a maioria dos gestores de escritórios de advocacia previdenciária não sabe como utilizar estrategicamente o marketing digital. E, por conta disso, deixa de aproveitar tudo o que essa ferramenta pode oferecer.

Por isso, montamos este conteúdo para apresentar algumas dicas de marketing digital voltadas para seu negócio de advocacia criminal. Confira o texto abaixo para saber mais informações a respeito do assunto!

Como o marketing digital pode te ajudar a captar clientes na advocacia empresarial

No âmbito digital, há diversas formas para captar clientes e, assim, fazer com que o seu negócio se desenvolva. Ao longo deste conteúdo, tratamos melhor dessa questão. Apresentamos as principais ferramentas do marketing digital que podem contribuir para a captação de leads qualificados.

Em resumo, o que podemos dizer é que se podem captar clientes na advocacia trabalhista a partir de estratégias de marketing digital como:

  • Landing page;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de influência;
  • Anúncios pagos;
  • Marketing de viralização;
  • Marketing de urgência;
  • Criação de perfis em redes sociais;
  • Criação de site profissional e blog.

Como escolher o tipo ideal de site para minha empresa?

Como apontado anteriormente, a criação de um site personalizado, ou seja, com a cara do seu escritório de advocacia tributária, pode contribuir para captar clientes.

No entanto, é preciso criar um site completo e ideal para o seu negócio. Que ajude a sua empresa a alcançar os seus objetivos de maneira mais ágil. A seguir, apontamos o que um site precisa ter para ser bem-sucedido. São, na verdade, elementos que devem ser observados na criação de um site de advocacia.

Arquitetura de informação otimizada

Mais clientes para seu negócio de Advocacia? Dicas de Marketing DigitalUm site deve contar com uma estrutura informacional otimizada, que garanta ao cliente encontrar o que deseja de maneira rápida e fácil. Resumindo, é essencial que ele contenha uma interface intuitiva, que colabore para que o seu cliente ou potencial cliente encontre informações sobre o seu serviço de maneira eficiente, ou seja, não encontre dificuldade para isso.

É preciso colocar poucas abas e as que adicionar ao seu site, devem conter títulos claros, como, por exemplo:

  • Institucional;
  • Blog;
  • Produtos ou soluções;
  • Contato conosco;
  • Portfólio, se for o caso.

Como se vê, são títulos claros e que representam algo para o escritório, bem como para o cliente. Na aba “Institucional”, é possível colocar um pouco da história e desenvolvimento da marca ao longo do tempo. Assim como, seus valores, filosofia e visão.

Já no caso do blog, pode-se publicar e promover conteúdos que tenham relação com os serviços do seu escritório de advocacia. O blog cumpre não apenas a função estratégica de fazer com que o seu site seja mais bem ranqueado pelo Google. Mas também educa os seus clientes ou potenciais clientes.

Em relação aos produtos/serviços, deve-se adicionar as áreas de atuação do seu escritório, como Direito do Trabalho, Tributário, Penal, Processo Penal e por aí em diante, se for o caso, certamente. Geralmente, ao lado de cada especialização é colocada a equipe (nome dos membros) que fica responsável pelo desempenho do serviço, com a qualificação de cada componente.

Na aba contatos, coloca-se o meio pelo qual o cliente pode falar com a empresa Pode ser: telefone, e-mail, WhatsApp, chatbot, etc.

Site responsivo

De acordo com pesquisas elaboradas pelo IBGE, mais da metade da população brasileira faz uso do celular para realizar pesquisas antes de comprar um produto ou serviço. A pesquisa é feita não apenas para encontrar a solução ideal para cada caso, mas também conhecer melhor o cliente.

Portanto, investir em um site responsivo é fundamental para escritórios de advocacia que desejam proporcionar ao cliente uma experiência excelente. O site responsivo se adapta de acordo com o tamanho da tela. E, mesmo assim, não perde qualidade em relação às informações que oferece, sejam por imagens ou textos.

Site rápido

Outro elemento que deve observar na criação do site ideal para o seu escritório de advocacia é a sua rapidez. Ou seja, a agilidade com relação à abertura das páginas. Sites lentos tendem a fazer com que os clientes os abandonem em pouco tempo. Como resultado, isso pode fazer com que deixe de aproveitar boas oportunidades de negócios.

Para tornar o seu site rápido, invista em uma estrutura informacional enxuta. Imagens leves, para não dificultar o processo de abertura das páginas, também podem auxiliar no processo.

Separe as informações por menus e submenus

Para construir um site agradável e que ofereça uma boa experiência ao cliente, separe as informações por menus e submenus. Por exemplo, no menu/aba “Institucional”, separe os submenus “história”, “valores”, “filosofia” etc. Dessa maneira, o cliente poderá ir à página que o interessa naquele momento.

Isso otimiza seu processo de busca e faz com que ele encontre o que deseja de forma rápida e satisfatória.

Invista em uma HTML amigável

Uma HTML amigável pode ser compreendida como um código HTML que facilita o seu processo de encontrabilidade nos sistemas de pesquisas da web. Por exemplo: advocacia trabalhista. Nota-se que se trata de uma HTML clara, de conhecimento da maioria das pessoas que deseja obter informações a respeito do tema.

Investir em uma HTML amigável é uma forma de garantir que o seu site seja notado de maneira mais rápida pelos seus potenciais clientes, bem como pelos robôs do Google.

Design interativo e atraente

Investir em um design atraente, que represente as cores de sua marca, pode contribuir para fortalecer a sua identidade no âmbito da web.

Para criar um logo digital poderoso para o seu site, blog ou redes sociais, o ideal é contar com a ajuda de um profissional qualificado, como programador visual ou gráfico.

Imagens de qualidade

A imagem, dentro de um site, cumpre papel essencial no processo de comunicação e de transmissão de informações. Ela complementa, na maioria dos casos, um conteúdo textual. E fornece ao leitor/consumidor/potencial cliente uma maior compreensão em relação ao assunto abordado.

Assim sendo, a imagem deve ser selecionada cuidadosamente, para tornar o seu site rico e atrativo.

Descrição dos serviços/produtos

Na criação do site ideal para o seu escritório de advocacia, descreva suas soluções de forma clara e objetiva. Desse modo, você faz com que o seu cliente ou potencial lead compreenda perfeitamente qual é a sua missão.

Muitos dos serviços, vale dizer, não são contratados justamente pelo fato de que o cliente sente dificuldade de compreender claramente qual é a proposta ou solução da empresa.

Ele deve não só entender qual é a solução do cliente, mas vê-la como o remédio ideal para resolver o seu problema.

Um site bem-sucedido conta com descrições claras, objetivas e convincentes.

Como usar o Google na captação de novos clientes de advocaciaComo usar o Google na captação de novos clientes de advocacia

Além de ser necessário criar um site para alcançar o sucesso do seu escritório de advocacia, é fundamental investir em soluções como o Google (Ads, por exemplo), que pode fazer com que capte mais clientes.

O Google assume papel central no processo de aumento de visibilidade de um site de escritório de advocacia. Ele pode ranqueá-lo e colocá-lo entre as primeiras posições em seu mecanismo de busca.

Assim, o site do seu negócio pode aparecer para mais clientes e, consequentemente, conquistar mais leads, ou seja, oportunidades de negócios.

No entanto, você precisa adotar algumas técnicas de marketing de conteúdo para que o seu site figure entre as primeiras posições no mecanismo de pesquisa do Google. A seguir, apontamos as principais. Confira.

Saiba escolher as palavras-chave

Saber selecionar as palavras-chave certas para investir em seu site, blog ou redes sociais é fundamental para que o seu escritório digital alcance a visibilidade que deseja no âmbito da web e, precisamente, no mecanismo de pesquisa do Google.

Podemos definir as palavras-chave como elementos que podem garantir maior relevância para o seu conteúdo. Elas fazem com que ele seja facilmente ranqueado pelos sistemas de buscas da web.

Para definir as palavras-chave ideais para o seu site, blog ou redes sociais (conteúdos), é fundamental considerar uma série de questões, como:

A experiência do seu cliente com palavras-chave

É preciso pensar como o cliente pensa. Ou seja, selecionar palavras-chave que são utilizadas por ele para pesquisar produtos ou serviços que tenham relação com sua marca.

O Google conta com um planejador de palavras-chave que pode ajudar o seu escritório a selecionar as melhores. Isso, não só conforme os interesses dos seus clientes ou potenciais leads, mas também aspectos como concorrência e usabilidade.

A concorrência da palavra-chave gera para ela uma disputa. Por exemplo, a palavra-chave “política”. Além de ser vaga, pode-se dizer que ela é muito utilizada no âmbito da web para se referir a qualquer processo que envolva política.

O ideal, nesse caso, é personalizar a palavra. Dessa forma, ela representará melhor os interesses de sua organização. Por exemplo: política de comunicação.

Vale dizer, por fim, que a palavra-chave assume hoje papel importante no processo de vinculação do seu site a uma rede global de pesquisa. Por isso, saber criá-las ou selecioná-las, a partir do planejador de palavras-chave do Google, é essencial para seu negócio.

Periodicamente, o Google e outras tecnologias de gestão de mídias sociais e de campanhas de marketing digital lançam uma publicação com as palavras-chave mais procuradas pelos usuários nos mecanismos de pesquisas, com foco especial para o Google. Ficar de olho nessa informação pode contribuir para o processo de seleção de suas palavras-chave.

O Marketing de conteúdo na captação de novos clientes

O marketing de conteúdo se apresenta hoje como uma solução fundamental para o escritório de advocacia que busca aumentar não apenas a sua visibilidade no âmbito da web, mas conquistar novos clientes e agregar valor à sua marca. Isso se dá a partir do fornecimentos de conteúdos em blogs, redes sociais e sites que podem educar os clientes e valorizar seus produtos/soluções.

Em síntese, o marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que se vale de diversas técnicas para produzir, divulgar e promover conteúdos de qualidade e relevantes para o público a que se destina. Além disso, o marketing de conteúdo é a estratégia que colabora para melhor ranquear o seu site/blog nos mecanismos de pesquisas atualmente existentes.

Algumas das técnicas utilizadas pelo marketing de conteúdo são:

Técnicas de SEO (otimizadores de buscas)

São técnicas que podem fazer com que o seu conteúdo seja melhor ranqueado pelo Google, entre outros mecanismos de pesquisas. As técnicas de SEO consistem em: aplicar palavras-chave certas para melhorar a ranqueamento do seu site; constituir URL amigável para cada conteúdo produzido; investir em um conteúdo de qualidade e completo, que seja valorizado pelo Google; colocar heading tags no conteúdo, para classificar sua importância conforme os tópicos.

Linking Building

É uma estratégia do marketing de conteúdo que agrega maior importância ou valor ao conteúdo produzido. Em geral, pode-se dizer que essa estratégia é valorizada pelo sistema de busca do Google. Por isso, pode contribuir para melhorar o ranqueamento do seu site nesta ferramenta.

O Linking Building consiste em uma estratégia em que se colocam links internos e externos no conteúdo produzido. Assim o leitor pode ter informações mais completas sobre o assunto que está sendo abordado. Por exemplo, pode-se citar/linkar estudos de universidades, centros de pesquisas, órgãos públicos nacionais e internacionais, além de matérias jornalísticas, mas também artigos ou e-books já produzidos pelo seu escritório de advocacia.

Ao fazer isso, como dissemos, o seu conteúdo se torna mais completo e rico. Além disso, pode melhorar o tráfego orgânico do seu blog e aumentar a taxa de leitura dos seus artigos, considerando as linkagens internas feitas.

No entanto, deve-se usar essa estratégia no âmbito do marketing de conteúdo com cuidado. Deve-se linkar artigos, estudos, pesquisas que tenham relação com o conteúdo abordado. Dessa maneira, não é interessante citar um estudo sobre o consumo de massa muscular quando o assunto abordado é como utilizar o marketing de conteúdo na prática. É preciso haver linkagens de conteúdos.

Chamada para Ação (CTA)

Trata-se de uma estratégia do marketing de conteúdo que consiste em estimular o leitor/consumidor a tomar uma decisão. A chamada para ação pode estar situada no início, meio ou fim do texto.

Alguns exemplos de CTAs são: “Leia mais sobre este conteúdo.” “Gostaria de saber mais? Acesse nosso site agora mesmo!”, etc.

O CTA pode desenvolver, dentro do conteúdo, diversas funções. Por exemplo: estimular a leitura; fazer com que o cliente siga para uma página comercial da marca; baixe e-books etc.

Landing page

São páginas criadas com o objetivo de converter visitantes em leads e, em seguida, em oportunidades de negócios. No entanto, para isso, solicita-se que o potencial cliente deixe seus dados. Em contrapartida, ele recebe algo, que pode ser um e-book, artigo, curso etc.

Ainda que se trate de uma estratégia essencialmente do marketing digital, geralmente se vale do marketing de conteúdo para produzir o “brinde”, ou seja, o presente que o potencial consumidor ganhará em virtude de sua tomada de ação.

Criação de blog/perfis em redes sociais

A divulgação e promoção de conteúdos é parte da estratégia do marketing de conteúdo. Por essa razão, é fundamental criar blogs e perfis nas redes sociais em que o seu cliente se encontra. Facebook, Instagram e Linkedin são alguns exemplos.

São ambientes que pode explorar para garantir a divulgação do material que produzir. O interessante é que essas plataformas permitem a você colocar, além de texto, imagens, vídeos, podcast, entre outros recursos midiáticos, que podem melhorar a experiência de leitura do cliente ou potencial cliente.

Além disso, é possível, também, fazer uso do e-mail marketing.

Criação de blog/perfis em redes sociais

Estratégia de marketing digital: principais erros

Até aqui, você ficou por dentro de várias dicas sobre como alcançar mais clientes a partir do uso do marketing digital. Orientações preciosas para quem deseja utilizar estrategicamente essa ferramenta a favor do seu negócio.

Agora, no entanto, tomará ciência de algumas coisas que você NÃO deve fazer na sua estratégia de marketing digital. Confira!

Deixar de responder o cliente

O cliente moderno não só exige que resolva com agilidade seu problema como também quer ser tratado como único. Independente se a sua empresa ou escritório de advocacia contenha inúmeros clientes.

Por isso, jamais deixe-o sem resposta, seja nas redes sociais, ou em seu blog ou site.

É importante que dê uma resposta ao cliente, resolvendo suas dúvidas ou angústias. O tempo de resposta ao cliente deve ser o mínimo possível, para que assim ele fique satisfeito e passe a confiar em sua marca.

Hoje, há diversas tecnologias de gestão de mídias que permitem à sua empresa tomar conhecimento de qualquer citação que seja feita a ela nas redes sociais, entre outros espaços de comunicação e interação em que ela estiver presente. Adotá-las pode tornar mais eficiente o seu processo de relacionamento com os clientes.

Falta capacitação para a equipe

Para garantir a eficiência e produtividade de uma estratégia de marketing de um escritório de advocacia, é fundamental investir na capacitação de sua equipe profissional.

É importante dizer que o marketing digital é uma área que se inova de forma frequente. Consequentemente, exige da empresa a capacitação periódica dos seus profissionais que são responsáveis pela parte do marketing.

Hoje, por exemplo, tem-se adotado a inteligência artificial para aprimorar os processos de marketing digital. Por exemplo, o chatbot, solução que melhora o processo de atendimento de uma marca em relação aos seus clientes ou potenciais consumidores.

O chatbot é programado para responder (nas 24 horas do dia e nos 7 dias da semana) as perguntas mais comuns e simples a respeito dos serviços que a empresa oferece, como, por exemplo, as que dizem respeito às áreas: tributária, trabalhista, previdenciária, empresarial e criminal.

Investir na capacitação de sua equipe de trabalho é condição indispensável para prestar excelente serviço na área de marketing digital.

Deixar de coletar informações importantes

Em uma estratégia de marketing digital, dados são a principal fonte de riqueza da solução. A partir dos dados, podemos melhorar as ações ou até mesmo eliminá-las. Assim, é possível garantir que as estratégias de marketing digital alcance melhores resultados.

Por isso, você jamais deve cometer o erro de não coletar os dados que a sua estratégia fornecer ao longo do seu tempo de execução.

Por exemplo, se lança um conteúdo em seu blog, é fundamental que conheça dados como: taxa de leitura; número de visitas que o conteúdo recebeu; de onde vieram os leitores, se das redes sociais da marca ou de outras plataformas parceiras; etc. Tome conhecimento de tudo pode lhe ajudar a traçar uma estratégia de marketing ainda mais eficiente e produtiva.

Não investir em softwares jurídicos

Por fim, não poderíamos deixar de destacar a importância de contar com softwares jurídicos. Dessa forma, pode aprimorar os processos do seu escritório de advocacia.

Uma tecnologia de gestão jurídica pode garantir ao seu estabelecimento diversas vantagens. Por exemplo: aumento das vendas, aumento da satisfação do cliente (um dos objetivos do marketing), eficiência operacional, maior consistência informacional na tomada de decisão e aumento da competitividade no mercado.

Estratégia de marketing digital: principais erros

Fale com a gente

Agora que sabe que pode aumentar a quantidade de clientes do seu escritório de advocacia com o marketing digital, invista nessa solução e veja como ela poderá ajudar ainda mais a melhorar os seus resultados.


Gostou do texto e quer saber mais sobre marketing digital ou sobre SEO? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a gente para tirar dúvidas ou saber mais informações. Estamos te esperando!
Ou acesse nosso blog para mais conteúdo!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas