O que são os Marketplace e como ter sucesso em um

As lojas virtuais estão cada vez mais frequentes e uma modalidade tem chamado a atenção dos usuários: o Marketplace. Conheça o que são nesse artigo!
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

Cada vez mais empresas têm optado por investir no online através da abertura de lojas virtuais em um marketplace. Por outro lado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é marketplace e como trabalhar esse tipo de comércio eletrônico.

A seguir, descubra como alcançar o sucesso com um marketplace!

O que é marketplace?

Marketplaces são basicamente shoppings virtuais, um modelo de negócios que une diversas lojas e marcas em um só site. A plataforma, normalmente de grande renome e credibilidade, oferece o espaço aos lojistas, que pagam comissões de vendas pela utilização.

Ele surgiu como opção para comerciantes que queriam ingressar no ambiente virtual, porém não possuíam a estrutura de sites próprios. Uma alternativa facilitada e com muitos benefícios para marcas ainda não reconhecidas pelo público.

Primeiramente, existem duas categorias de marketplace: a primeira é das grandes lojas do varejo, como Mercado Livre, Amazon e Submarino. Logo, elas já são reconhecidas e possuem grande tráfego em seus sites e potencial elevado de publicidade.

A segunda é o marketplace segmentado, como Elo7, Leroy Merlin e Netshoes, que atuam em nichos específicos, como calçados e decoração. Dessa forma, eles facilitam a busca dos consumidores no ambiente digital, oferecendo variadas marcas do mesmo produto.

Segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE-SP, os marketplaces se tornaram o principal canal de vendas na internet. Eles são a preferência de mais de 55% das empresas, um crescimento expressivo nos últimos anos.

Vantagens de apostar no marketplace

Seja como for, ao decidir apostar no marketplace, é preciso saber quais as vantagens dessa modalidade para o seu negócio. Um dos principais benefícios é aumento de vendas sem a necessidade da criação de sites ou grandes investimentos em propagandas.

Os maiores sites marketplace brasileiros apresentam números elevados de tráfego de clientes, agregando em média 40 milhões de potenciais compradores. Estar dentro desse mercado traz a possibilidade de aumentar suas vendas, caso as características e preços dos produtos forem vantajosos.

Além disso, fora desse ambiente, uma marca ainda nova no mercado teria de arcar com todos os custos de criação de loja virtual. Desde a construção da imagem até o relacionamento com o cliente para efetivar suas vendas, etapas que podem ser adiantadas.

Outra vantagem é quanto à visibilidade dos produtos no marketplace. O site é porta de entrada para marcas no mercado, ou seja, gera confiança nos consumidores por estar em um canal reconhecido.

Ao mesmo tempo, grandes portais têm tráfego elevado, o que garante um público mais sólido e fiel. Estar nessa grande vitrine também faz com que os consumidores lembrem-se de sua marca.

Além disso, o comerciante que investe no modelo também tem a vantagem da redução de custos e aumento no retorno do investimento. Os valores são acordados com o provedor do marketplace e ambos ganham com o negócio, sendo assim muito vantajoso.

Em suma, a margem de lucro dos lojistas aumenta consideravelmente neste modelo. Isso porque devemos levar em conta todos os custos de marketing, sistema e tecnologia que as empresas economizam ao escolhê-lo.O que são os Marketplaces e como ter sucesso em um

Como ter sucesso com lojas virtuais no marketplace?

Para obter o máximo de sucesso nas vendas online, existem algumas técnicas e estratégias que podem ser utilizadas no e-commerce, entre elas:

Preços competitivos

Por se tratar de um ambiente como um shopping virtual, as ofertas para o mesmo produto serão muitas. Portanto, quem oferecer o melhor preço e custo-benefício terá um fator decisivo na efetivação de compra.

Logo, não eleve demais o preço de seus produtos dentro do marketplace. Busque sempre verificar os preços aplicados pelos seus concorrentes para não perder espaço nem relevância no mercado.

Escolha os produtos certos para anunciar

Para quem está começando a investir, é ideal começar com poucos produtos e avaliar o retorno dos clientes aos anúncios. Os primeiros produtos devem ser mais exclusivos e possuir menor concorrência, assim, é possível entender o perfil do cliente.

Cuidados com o frete e prazos de entrega

Na hora de fechar uma compra, consumidores levam muito em consideração o valor do frete e prazos de entrega menores. Portanto, o frete não não deve ultrapassar 20% do valor do pedido.

Assim sendo, para reduzir os custos com frete, opte por parcerias com transportadoras de atuação nacional. Essa é uma das melhores formas de atrair consumidores fidelizados.

Construa uma reputação sólida

Para melhorar a retenção dos clientes, é essencial ter uma boa reputação dentro do marketplace. Atrasar entregas, cancelar pedidos sem motivo ou não ter uma boa política de trocas e reembolso podem prejudicar sua imagem.

Dessa forma, oferecer frete facilitado, entrega rápida e benefícios para os consumidores são ótimas táticas para ter sucesso na plataforma. Utilizá-las garante clientes mais satisfeitos e aumenta as chances de compras futuras na sua loja virtual.

Cadastre os produtos corretamente

Cada marketplace tem regras definidas para o cadastro dos produtos, que devem ser seguidas à risca pelos vendedores. Isso porque os clientes usam palavras-chave para procurar seus itens, e elas devem estar no título do produto, de forma clara.

Outras regras também devem seguidas conforme orientação do marketplace, como por exemplo, não usar links, títulos longos em maiúsculas ou caracteres especiais.

É preciso lembrar que os clientes procuram saber o máximo de informações sobre os produtos antes de efetivar a compra. A descrição do produto deve ser bem completa e conter todas as informações necessárias.

Assim sendo, insira medidas, data de fabricação, instruções de uso e especificações técnicas, além de regras para garantia e trocas. Também é importante incluir fotos em boa resolução e enquadramento que mostrem o mais precisamente possível o produto.

Invista no SEO para Marketplace

Para que os produtos vendam melhor, eles precisam ser vistos pelos compradores. Logo, é necessário investir também no SEO (Search Engine Optimization) no título e na descrição dos seus produtos.

Aplicar estratégias de SEO vai otimizar seu conteúdo e conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca internos do site. Dessa forma, você atrai mais clientes, destaca sua loja e aumenta suas vendas de forma simples.

Em resumo, o marketplace apresenta um grande potencial para alavancar as vendas de empresas de todos os portes. Agora que você já sabe o que é marketplace, pode explorar melhor esse mercado e construir sua primeira loja virtual!


Gostou desse conteúdo? Gostaria de saber mais sobre tecnologia? Acesse nosso Blog!
Gostaria então de saber mais sobre SEO ou sobre criação de loja virtual? Entre em contato que estaremos prontos para lhe ajudar!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas
Open chat
Precisa de ajuda?