O que são sites responsivos e qual a diferença de sites mobile

Você sabe o que é um site responsivo e quais seus benefícios para sua empresa? E os sites mobile? Leia o artigo e descubra qual a diferença entre os dois.
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

O brasileiro está usando cada vez mais os dispositivos móveis para diversas atividades, sejam elas, ler, pesquisar ou fazer compras. Por isso, a experiência do usuário ao entrar em um site depende de ferramentas como sites responsivos e sites mobile.

Por conta disso, o desenvolvimento de sites otimizados para dispositivos móveis está se tornando uma estratégia de suma importância para as empresas que vendem produtos ou serviços. Seja em blogs ou sites one page, a empresa que deseja obter bons resultados em suas estratégias digitais precisa estar atenta aos detalhes técnicos que envolvem estratégias de SEO, conteúdo design e usabilidade.

Existem dois tipos de sites que são considerados mais adequados para smartphones e tablets: o responsivo e o mobile. Cada um possui especificidades e características próprias de funcionamento. Continue lendo esse artigo e descubra o que é um site responsivo e qual a diferença dele para um site mobile.

Sites mobile x sites responsivos

A definição de site responsivo é muito simples. São aquelas páginas de internet desenvolvidas de forma a se adaptarem adequadamente a qualquer tipo de dispositivo. Esta adaptação na visualização se dá com base no tamanho da tela em que os sites são exibidos.

Sendo assim, não importa se o usuário abre a página em um desktop, um notebook, um tablet ou smartphone. Ela sempre será exibida de uma forma que seja a melhor para o dispositivo que o usuário está utilizando.

Site responsivo: características

Quando o desenvolvimento de um site se dá sem a devida preocupação com sua adaptação a qualquer dispositivo, quanto menor for o tamanho da tela, maior será o zoom que o usuário precisará dar para poder visualizar o conteúdo completo do site.

Em um site responsivo, no entanto, todos os elementos da página são reorganizados adequando-se ao dispositivo utilizado. Isto acontece através do CSS (sigla para o termo em inglês Cascading Style Sheets), sistema chamado de “media queries”, onde se pode modificar as propriedades dos elementos do site, separando o conteúdo da representação visual, permitindo que diferentes tamanhos de tela sejam desenvolvidos.

Um bom exemplo para entender como funciona, na prática, um site responsivo é pensar em um menu de um site. Em um smartphone, de tela de 3 polegadas, esse menu pode aparecer de forma vertical, já em um tablet, de 7 polegadas, na horizontal, se adaptando à largura da tela de cada um.

Sites mobile: características

O site Mobile é, como o próprio nome diz, criado para que possa ser aberto em dispositivos móveis, independente de serem celulares ou tablets. É uma página de internet que se adapta a todos os dispositivos móveis, sejam quais forem os tamanhos de suas telas. No entanto, não são visualizados em notebooks ou em desktops.

Sendo assim, o site mobile consegue reconhecer qual o tipo de dispositivo está sendo utilizado. E, caso necessário, o direciona para outro que se adapte da melhor maneira para a experiência do usuário.

Ou seja: o site mobile é um site diferente do original; um segundo site. Todos os arquivos de script e imagens podem ter o mesmo caminho, mas os arquivos html são outros. O desenvolvedor usa javascript para detectar qual dispositivo está sendo utilizado para acessar o site.

Como saber qual é a melhor opção para o meu negócio?

Você já entendeu que a diferença entre um site responsivo e um mobile é que, enquanto o primeiro se adapta automaticamente a qualquer tipo de tela, o segundo abre uma espécie de nova página que se adapta ao dispositivo móvel utilizado pelo usuário.

Portanto, escolher entre as duas opções vai depender do projeto a ser trabalhado. E também, claro, do papel que esse site terá na estratégia de negócio de sua empresa. No caso de adaptar um website já existente, o site mobile talvez seja a melhor opção para seu negócio. Isto porque com ele há maior liberdade de desenvolvimento, pois é praticamente um novo site. Assim é possível estruturar um código mais limpo e usar arquivos e scripts necessários somente para o site mobile independente.

Entretanto, caso o desenvolvimento de sites seja realizado do zero, nas mãos de uma agência de criação de sites, um site responsivo pode ser a melhor opção para você. Vale estudar bem cada um deles e analisar qual se adapta melhor ao seu negócio e às suas necessidades.

 

Em resumo, a presença de sua empresa no ambiente virtual e o sucesso das suas estratégias digitais dependem em grande parte da experiências que seus visitantes terão ao acessarem seu site através de seus smartphones. Negligenciar esse ponto de contato é colocar em risco seus investimentos na área.  Portanto, a decisão entre desenvolver um site mobile ou um site responsivo deve ser tomada levando em conta critérios técnicos e as estratégias de marketing digital de seu negócio.

 


 

Gostou das dicas? Para aprimorar ainda mais a visibilidade do seu site, confira mais conteúdos exclusivos no nosso blog!

Precisa de profissionais para uma consultoria de SEO em sua página? Nós da Tecnovix podemos te ajudar! Acesse nossa página aqui!

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas