Otimizando sua loja virtual para o mercado internacional

Sumário

Nos últimos anos, a internet se tornou a principal fonte para comprar diversas
categorias de produtos. As lojas virtuais e E-Commerce dominaram os consumidores, que são atraídos pela diversidade, facilidade de compra, e conveniência de receber seus produtos em casa.

Durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, as vendas online se tornaram ainda mais presentes na vida de pessoas do mundo inteiro.
Muitos empresários enxergam a possibilidade de uma loja virtual como a chave para aumentar seu alcance ou explorar novas modalidades de negócio.

Para muitos produtos e serviços, há a possibilidade real de atender consumidores no mundo inteiro. Mas, será que basta criar a loja virtual e disponibilizar na rede para garantir uma boa experiência de compra para
quem está fora do Brasil? A princípio, qualquer site está acessível para visitantes do mundo todo, mas se analisamos nosso tráfego vemos que o acesso internacional costuma ser bem reduzido.

Se você vende produtos digitais, ou uma linha de distribuição que permita a venda internacional, por exemplo, vendendo canecas em parceria com uma empresa chinesa, confira nosso artigo para otimizar seu site e alcançar clientes de qualquer parte do globo.

Testando a experiência e performance

Uma etapa importante para começar a otimizar seu site é enxergá-lo com os olhos de um visitante internacional. Para isso, instale em seu computador e dispositivo móvel para testes um serviço de VPN. Com o programa, será possível escolher diversos países para simular uma conexão oriunda de regiões diferentes.

Com o país selecionado, limpe o cachê e dados de navegação de seu navegador, e acesse seu site como o de costume. Anote e atente-se a pontos importantes, como a velocidade de carregamento do site, o tempo necessário para que recursos de mídia como fotos e vídeos sejam carregados, a qualidade dos anúncios (quando aplicável), e tudo que puder afetar a experiência do usuário.

Se notar lentidão para carregamento do site, pode ser necessário otimizar ou trocar de serviço de hospedagem, optando por aqueles que ofereçam uma infraestrutura inteligente para disponibilizar seu site com maior performance. Além disso, evite introduzir links externos para fotos e vídeos, se possível, hospede-os em seu próprio site ou opte por serviços robustos como o Imgur e YouTube para embutir a mídia nas páginas.

Loja virtual

Traduza as páginas e ofereça keywords locais na sua loja virtual

Para atender o público internacional, e até mesmo brasileiros fora do país usando buscadores em outro idioma, é importante que todas as páginas de seu site tenham traduções para seu idioma alvo.

Embora ferramentas como o Google Tradutor ofereçam “barras de idioma” capazes de traduzir as páginas automaticamente com um clique, a qualidade da tradução é ruim e o texto original continuará aparecendo em português em mecanismos de busca, atrapalhando suas métricas de SEO.

Priorizando o Inglês, devido ao seu grande público, traduza e ofereça suas páginas em diversos idiomas, com URLs próprias para cada ocasião. Por exemplo minhaloja.com/pt/produto e minhaloja.com/en/product, diferenciando o link com base no país e idioma.

Juntamente com a tradução das páginas, aplique nacionalidades e personalize suas palavras-chave para os mercados desejados. Por exemplo, a palavra-chave “comprar caneca” pode virar “comprar caneca na França” e “camisetas” pode virar “camisetas no Brasil”, alie as melhores técnicas de marketing digital com a ênfase em conteúdo internacional, para aumentar sua visibilidade em qualquer país.

Registre domínios locais

Outra dica importante para valorizar seu site em mecanismos de busca como o Google é o registro de domínios locais, por exemplo, .com.br para o Brasil, e .co.uk para o Reino Unido. Todos os domínios podem redirecionar para o mesmo site, levando o usuário para o idioma adequado automaticamente.

Nesse ponto, é importante adotar uma estratégia para obter backlinks para seu domínio local. Assim, se um blog canadense publicar uma postagem com um link para o domínio Canandense, seu website ganhará uma vantagem significativa para o algoritmo de busca do Google.

Atente-se à estratégia de entrega, devolução e atendimento

Por fim, é importante preparar seu negócio para o envio internacional e disponibilizar uma estratégia de atendimento que seja adequada para seus consumidores. Em muitos países, a legislação para vendas online é diferente da brasileira, portanto, é importante se preparar para devoluções, garantia, e impostos aduaneiros.

Um mecanismo que facilita as vendas online para o mercado externo é o dropshipping, que apesar de possuir prós e contras, é capaz de otimizar o alcance de muitos setores de vendas online.

É importante disponibilizar também um canal de contato para cada região, por exemplo, através de emails com seu domínio local: contato@minhaloja.com.br e support@minhaloja.com, garantindo que todos os compradores conseguem o suporte que precisam.

Seu sistema de pagamentos também precisa ser robusto, e é necessário aceitar cartões de crédito internacionais para as vendas. Diversos sistemas online são capazes de se integrar com sua loja virtual, oferecendo o processamento da compra e conversão das moedas automaticamente.

Uma plataforma de E-commerce gerenciada profissionalmente pode lhe
oferecer uma gama maior de possibilidades.


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