Internet das coisas, a IoT

A internet das coisas (do inglês, Internet of Things, IoT), também amplamente denominada, com entusiasmo, de "chave para o futuro", é um tipo específico de rede internet cuja especificidade tecnológica envolve objetos físicos, como automóveis, barcos, prédios e dispositivos físicos em geral, desde que tais objetos contem com a chamada "tecnologia embarcada", a qual é provida de sensores e conexão de rede capaz de receber e transmitir dados, como qualquer terminal com acesso a tais conexões o faria.

O diferencial da IoT está precisamente no fato de que, a cada dia, amplia-se o leque de possibilidades de objetos ligados à internet, mesmo em ambientes domésticos (televisão, impressora, dispositivos móveis, todos interconectados).

Isso facilita a comunicação entre os dispositivos, mas também aumenta a segurança do ambiente em que a IoT está implantada, pois cada dispositivo ligado e com acesso à internet, ao entrar em um prédio que disponha da tecnologia IoT, será prontamente identificado, seja um telefone móvel,um tablet, um notebook, etc.

Tecnovix e a Internet das Coisas - IoT

A Tecnovix topou o desafio de encarar a IoT nos âmbitos mais complexos, que mais demandam por movimentos de terminais distintos, dentre os quais, e principalmente: o ambiente empresarial. Aqui, você pode contar com verdadeiros conhecedores da tecnologia IoT, que trabalharão para evitar quaisquer eventuais riscos de segurança que o conhecimento imediato de dispositivos diversos pode trazer.

É nosso compromisso garantir a segurança de sua empresa e de seus clientes, assegurando a todos um ambiente dinâmico, interconectado e idôneo, com a constante comprovação da segurança em conexão.

Agende uma visita, vamos conversar sobre a IoT!

Exemplo de aplicação

Um exemplo prático de aplicação que vem ganhando cada vez mais espaço é o do estacionamento inteligente. Através de sensores instalados nas vagas e um sistema de gerenciamento, podemos definir quantas vagas estão livres, em qual vaga o condutor deve estacionar e controlar tudo remotamente.