Algumas técnicas de SEO para seu site do wordpress

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Sumário

Se você tem uma página construída e administrada pelo WordPress, seja pessoal ou de sua empresa, já deve ter se flagrado fazendo uma pergunta essencial para o sucesso de seu projeto: como aumentar o tráfego do meu site? A maneira mais eficiente é otimizar seu website com estratégias de Search Engine Optimization, área mais conhecida como SEO.

O SEO é um método infalível para que sua página posicione melhor em mecanismos de busca. Assim, é possível aumentar o tráfego de seu site.

Separamos dez dicas simples e imperdíveis para atrair mais visitantes para o seu site em WordPress. Confira!

1. Atenção ao seu provedor de hospedagem

Muita gente não sabe disso, mas o provedor de hospedagem escolhido para o seu site afeta diretamente o ranqueamento dele nas buscas. Isso ocorre porque o provedor influencia alguns critérios utilizados pelo Google e outros mecanismos do gênero, como:

  • Velocidade de carregamento do site;
  • Segurança oferecida ao usuário;
  • Tipo de hospedagem (geralmente, as hospedagens compartilhadas oferecem desvantagens para o posicionamento do site nas buscas).

Leve esses fatores em consideração. Na dúvida, peça a ajuda de uma consultoria em SEO para entender qual é o melhor provedor para suas necessidades.

2. Escolha um tema otimizado para os mecanismos de pesquisa

Na internet, existem vários temas de WordPress gratuitos devidamente otimizados para SEO.

São layouts com design responsivos, bem organizados e focados na experiência do usuário. Pois tudo isso é contabilizado pelo Google e pode ser crucial para aumentar o tráfego na sua página e otimizar seu site.

Escolha templates com menus bem organizados, com no máximo sete itens. Widgets, barras laterais e versão adaptada para dispositivos móveis são essenciais. Além disso, botões e/ou plugins para integrar seu website com redes sociais também são ótimos critérios iniciais para fazer sua escolha.

3. Plugins de SEO no WordPressDicas de SEO para wordpress

Uma das grandes vantagens do WordPress é a possibilidade de configurar e utilizar plugins com funcionalidades específicas. Abuse desse recurso para realizar sua otimização de SEO.

Pois então invista em plugins que contem com funcionalidades como:

  • Análise da otimização das suas publicações, levando em consideração fatores como title tag, meta description, legibilidade, meta tags e URL;
  • Definição de imagens e miniaturas específicas para o compartilhamento de suas publicações nas redes sociais;
  • Exibição de uma lista de posts relacionados ao fim de cada publicação. Isso aumenta o tempo de permanência dos seus visitantes em seu site;
  • Compressão de imagens. Isso diminui o tempo de carregamento da sua página.

4. ‘Permalinks’

Basicamente, o permalink é como chamamos a URL permanente de determinada página. É um endereço que não será alterado em nenhuma hipótese, nem mesmo se o conteúdo passar por alguma mudança.

O próprio painel do WordPress oferece algumas opções de personalização de URL. Então é importante escolher um endereço que deixe claro o conteúdo de sua página. E, acima de tudo, sinalize ao Google o que o usuário vai encontrar ali.

Pois é essencial priorizar o uso de palavras-chave, e escolher uma hierarquia que faça sentido para os mecanismos de busca. Assim, suas chances de indexação logo nas primeiras páginas do Google aumentam consideravelmente.

5. ‘Sitemap’

Para “decidir” quais páginas aparecerão quando um usuário faz determinada pesquisa, os mecanismos de busca fazem uma varredura pelos sites buscando por conteúdo relevante.

O Sitemap é um arquivo de extensão XML que facilita esse trabalho de varredura. Ele indica aos robôs do Google quais são os conteúdos da sua página. Isso aumenta suas chances de bom ranqueamento e indexação.

No WordPress, a criação de um arquivo sitemap.XML pode ser feita por meio de plugins específicos. Na dúvida, peça ajuda de seu departamento de TI ou de uma consultoria de SEO de sua confiança.

6.Title tag e Meta Description

Title tag e meta description são recursos descritivos que podem ser configurados no seu painel de administrador do WordPress.

Ambas as ferramentas servem para informar ao usuário (e, é claro, aos mecanismos de busca) um resumo do conteúdo que será encontrado na página. As informações inseridas nesses espaços aparecem na listagem de sites do Google, que aparece quando pesquisamos algum termo ou palavra-chave.

Como o objetivo do Google é encontrar os resultados mais relevantes para o usuário, detalhar o que está na sua página faz toda a diferença para posicionar bem.

7. Links

A técnica conhecida como link building é, indiscutivelmente, uma ótima maneira de apontar para o Google que seu site é relevante, e uma autoridade em seu campo de atuação.

A estratégia é relativamente simples. Basicamente, é preciso trabalhar a linkagem interna isto é, inserir links em suas publicações e páginas que redirecionem para outras páginas dentro de seu próprio site) e externa (assegurar que outros sites relevantes insiram links para sua página).

Para que um bom resultado seja alcançado, é crucial escolher com sabedoria as palavras-chave que serão transformadas em hiperlinks e os websites que vão linkar para você. Caso contrário, o link de uma página irrelevante, por exemplo, pode ser um tiro no pé e acabar tendo o efeito contrário ao desejado. Cuidado!

8. Para otimizar use um design responsivo

Um design responsivo é como chamamos um site que tenha um layout intuitivo, que proporcione uma boa experiência ao usuário e que se adapte aos dispositivos móveis.

Sabe quando você entra em um site por meio de seu tablet ou smartphone e o layout não se adapta ao tamanho e às particularidades de sua tela? Isso não pode acontecer. Lembre-se que sites responsivos aumentam a probabilidade de que o visitante fique no seu site. Caso contrário, a maior parte dos usuários abandona sua página, a taxa de rejeição sobe e seu ranqueamento no Google despenca.

9.Imagens

O mapeamento feito pelo Google para detectar os sites mais relevantes lê, essencialmente, linguagem HTML. Por isso, para indexar as fotografias e outras imagens que você coloca no seu site, é necessário sempre preencher dois campos descritivos: ALT e Title.

10. Consultoria em SEO

Então não tem jeito: a melhor forma de otimizar seu site do WordPress para SEO é contando com o apoio de um profissional especializado, ou mesmo de uma agência.

Não hesite em pedir ajuda. O custo-benefício vale a pena! Caso precise de uma equipe de profissionais em SEO para auxilia-lo, acesse nossa página aqui! Mas caso queira ler outros textos para ajudar a sua empresa, acesse nosso blog e confira!

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