Indústria 4.0: qual o impacto dela na nossa indústria

Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Se tem dúvidas, então você está no lugar certo! Confira nosso artigo e saiba mais sobre esse tema tão importante.
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

Você já parou para pensar e observar que as atividades das empresas vêm passando por grandes transformações nos últimos anos? Isso é fruto do implemento da indústria 4.0 e do avanço da tecnologia.

O fato é que essas mudanças têm elevado o nível operacional das indústrias. Logo, isso melhora o atendimento das necessidades e demandas de consumo por parte dos seus clientes.

Contudo, você sabe quais são os impactos da Indústria 4.0 na nossa indústria? Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura deste artigo e veja como essa nova abordagem age sobre o setor!

Breve explicação sobre a Indústria 4.0

Antes de iniciarmos a abordagem do tema desse artigo é importante que você entenda o que é a Indústria 4.0. Afinal, isso vai te ajudar a entender os demais tópicos.

A nova abordagem da Indústria 4.0 é considerada a quarta Revolução Industrial. Em outras palavras, ela se baseia na aplicação de tecnologias digitais e integração, não somente da área produtiva, mas de todas as que suportam a indústria.

Dessa forma, passa a adotar o uso da IoT (internet das coisas), Big Data, mobilidade, segurança de dados, cloud computing (computação na nuvem) e Inteligência Artificial.

Na quarta revolução industrial é vivenciada a cooperação e comunicação entre os sistemas físicos. Definitivamente, isso cria inúmeras possibilidades de aumento da produtividade e uso inteligente dos recursos.

Os impactos sobre a nossa indústria

Agora que você já conhece o conceito da Indústria 4.0, chegou o momento de saber quais são os seus impactos sobre a nossa indústria, ligando a definição e a prática. É importante salientar que o avanço tecnológico exerce cada vez mais impactos positivos sobre a cadeia produtiva. Assim, os resultados positivos se elevam em escala exponencial.

Vejamos quais são os principais!

Uso inteligente dos recursos da tecnologia

Baseada em tecnologia e inovação, a Indústria 4.0 permite o desenvolvimento de novos equipamentos industriais. Esses são conhecidos como Cyber-Physical Systems — CPS.

Os CPS atuam de maneira integrada e inteligente, com a aplicação de elementos computacionais colaborativos. Essa integração garante o emprego efetivo de estratégias com foco em sustentabilidade avançada. Além disso, fazem bom uso dos recursos naturais e energéticos.

Alguns processos estão fazendo bom uso dessa abordagem no uso inteligente de recursos. Por exemplo, a indústria de fundição de aço, fabricação de cilindro hidráulico e a fabricação de motor elétrico trifásico.

Informações integradas

A Indústria 4.0 exerce grande impacto no setor industrial no que se refere à integração de informações. Ela nasce no chão de fábrica e avança para todas as áreas da empresa. Além disso, chega também ao consumidor final, fechando um ciclo produtivo e de atendimento das demandas do mercado.

Ao criar um site para sua empresa, o fluxo de informações se torna mais fluido e integrado. Ele pode ser segmentado em duas áreas: um site interno para acesso dos colaboradores e um externo, para o atendimento das demandas do público consumidor e demais interessados.

Com informações integradas será possível, portanto, interligar os processos de produção, manutenção preditiva dos equipamentos, o supply chain, logística de distribuição e canais de comercialização. Tudo isso acontece em tempo real e com monitoramento constante, com a adoção de plataformas de informações compartilhadas entre todos os envolvidos.

Migração do perfil dos colaboradores

Outro impacto que a indústria 4.0 exerce sobre a nossa indústria diz respeito à migração do perfil dos seus colaboradores. Ou seja, o foco deixa de ser operacional para ter uma abordagem mais técnica.

Os equipamentos dessa nova geração têm um elevado nível tecnológico. Portanto, a operação dessas ferramentas demanda conhecimento específico, além da capacidade de saber interpretar informações.

Alguns podem pensar que a Indústria 4.0 fechou muitos postos de trabalho. Contudo, o que aconteceu foi a migração para um perfil técnico. Logo, isso demanda maior preparo e atualização continuada dos seus colaboradores.

Mudança do modelo de negócios

Ao reunir todas essas transformações mencionadas anteriormente, é estabelecido um novo tópico que retrata o impacto na nossa industrial. Em suma, houve a mudança do seu modelo de negócios.

Não há como negar a diferença de modelagem das indústrias antes de 2012 (quando teve o início da Indústria 4.0 na Alemanha) com as dos dias atuais, onde é incorporada essa nova visão produtiva.

As indústrias passam a se preocupar em criar uma loja virtual para agilizar o atendimento dos seus clientes. Jamais imaginaríamos a alguns anos. Porém, isso é fruto do avanço da tecnologia e da mudança do modelo de negócios desse segmento.

Com esse novo modelo de negócios, a indústria investe mais em P&D — Pesquisa e Desenvolvimento. Além disso, há uma implementação de programas de melhoria contínua, automação de processos e gerenciamento de risco corporativo com base em informações sempre atualizadas.

Existe, atualmente, um compromisso com a sociedade na qual a Indústria 4.0 está inserida. É inegável que ela chegou para ficar e tem exercido forte influência sobre a nossa indústria.

O setor, portanto, está correndo contra o tempo. Afinal, empresas que demorarem a incorporar as mudanças ficaram expostas à queda de produtividade e perda do poder de competir em paridade com os demais players que atuam no mesmo segmento.


Gostou desse conteúdo? Gostaria de saber mais sobre tecnologia? Acesse nosso Blog!

Outras leituras

Nesse momento de inovação digital e desenvolvimento, recomendo algumas leituras que possam ajudar aos empreendedores a conhecerem mais sobre o assunto:

https://www.tecnovix.com.br/home-office-solucao-para-negocio

https://www.tecnovix.com.br/automacao-traz-maior-produtividade-a-sua-empresa

https://www.tecnovix.com.br/como-fazer-uma-transformacao-digital-na-sua-empresa

https://www.tecnovix.com.br/criacao-de-sites-5-motivos-para-fazer-seu-site-hoje

https://www.tecnovix.com.br/desenvolvimento-web

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas