Marketing digital para loja virtual, dicas de planejamento para iniciantes

O Marketing Digital para loja virtual é uma ferramenta fundamental, pois ajuda na obtenção de mais vendas, fideliza clientes e constrói a força da marca.
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Sumário

O Marketing Digital é um aliado fundamental para que a sua loja virtual tenha um bom desempenho em vendas. Como resultado de um bom planejamento de marketing, ela cresce mais rápido e permite investimentos na expansão do seu negócio.

Neste texto, vamos dar dicas sobre como fazer o planejamento de marketing de uma loja virtual, para que crie um site de qualidade. Portanto, se você ainda é iniciante nessa área, acompanhe conosco!

Como fazer o planejamento de marketing de sua loja digital

O Planejamento de Marketing da sua loja virtual precisa ser feito de maneira periódica. Atualmente, a maioria das empresas faz planejamentos com vigência para um mês, um trimestre, semestre ou até mesmo um ano.

Quanto maior o período de tempo mais imprevistos podem acontecer ao longo do caminho. Portanto, planejamentos mais enxutos ajudam a sua loja virtual a acompanhar tendências da internet de curta duração.

Dessa forma, realizar o planejamento de marketing de sua loja virtual é imprescindível para que a comunicação com os clientes seja feita de uma maneira lógica, eficiente e atrativa. É preciso monitorar isso de maneira lógica, alterando eventuais estratégias que não estejam dando o resultado esperado.

Nos próximos parágrafos, veja algumas dicas do que você deve considerar ao montar seu planejamento de marketing:

Quais são os diferenciais do seu negócio?

Este é um fator muito importante. O diferencial da sua loja virtual poderá ser utilizado como o principal argumento de vendas de sua loja virtual. Reflita com calma sobre este ponto, pois, afinal, talvez você sequer tenha percebido o diferencial de sua loja virtual, ou pode achá-la bastante semelhante à concorrência.

Portanto, analise com cautela. O seu diferencial pode estar no preço reduzido, na qualidade, variedade ou na procedência de seus produtos e na eficiência do suporte ao consumidor. Além disso, pode estar na agilidade da entrega ou em qualquer outra ação que a sua loja virtual desempenhe com bastante eficiência.

Posteriormente, comece a refletir sobre como esse diferencial pode ser comunicado ao público de maneira a parecer atraente, que destaque a sua marca em relação às demais.

Estabeleça os objetivos do marketing e das vendas

Para fazer um bom planejamento de marketing, a sua loja digital precisa ter objetivos bem delimitados, tanto na área comercial como no marketing em si. A descrição assertiva de seus objetivos ajuda a alinhá-los com as estratégias de marketing digital para loja digital, mais eficientes para alcançar suas metas.

Por exemplo, se a sua meta é obter um crescimento agressivo de vendas no curto prazo, suas estratégias devem ser mais voltadas ao outbound marketing (impacto rápido, direto e conversão instantânea para o e-commerce). Use Ads em redes sociais e links patrocinados e e-mail marketing para vender mais.

Contudo, se seu e-commerce está mais preocupado em ter um crescimento gradual, constante e com clientes fidelizados, o marketing digital para loja digital pode priorizar estratégias inbound.

Elas atraem e mantêm o cliente no funil de vendas por mais tempo. Para isso, utilize SEO (otimização para Google), marketing de conteúdo, com redes sociais, blogs e landing pages.

Portanto, o ideal é mesclar ambas destas vertentes em seu planejamento. Apenas a dosagem de inbound e outbound será definida de acordo com os objetivos da sua marca para cada momento do planejamento.

Preste atenção no seu funil de vendas

Definidos os objetivos e as estratégias a ser utilizadas, pare por um momento e revise o seu planejamento, especialmente ao alimentar funil de vendas. É importante que o funil de vendas converse com as características de sua persona e o argumento de vendas de sua loja virtual.

Não sabe o que é persona ou funil de vendas? Vamos explicar de maneira resumida:

  • Persona: é um cliente fictício ideal para sua empresa. Figura que ajuda a desenhar as características do público-alvo de sua loja virtual. As personas possuem nome, sexo, idade, classe socioeconômica, hábitos de consumo, objetivos, expectativas, dores e outras informações que possam ajudar a desenhar seu target.
  • Funil de vendas: figura que representa a jornada de decisão do seu cliente, composto por topo, meio e fundo.
  • Topo de funil: onde se encontram a maioria dos leads. Querem informações genéricas e amplas sobre seu modelo de negócio. Ainda estão à procura de produtos para comprar.
  • Meio de funil: menos clientes passam para esta etapa. Possuem conhecimento de seu modelo de negócio e estão em dúvida sobre a necessidade de comprá-lo. Além disso, querem conteúdo mais específico e esclarecedor.
  • Fundo de funil: são a minoria dos clientes que entraram para o funil. Conhecem seu modelo de negócio e estão convencidos do valor de sua marca. Precisam apenas de um “empurrãozinho” para fechar negócio. Querem conteúdo aprofundado e que comprove a importância de comprar em sua loja digital.

Em um cenário ideal, em um funil lógico e funcional, o maior número possível de pessoas irá entrar no funil. O menor número possível irá sair dele, fechando uma grande porcentagem de compras proporcionada pelo marketing digital da sua loja virtual.

Analise todos os processos

Testes podem ser feitos antes de colocar o planejamento de marketing digital da sua loja virtual completamente em prática. Portanto, se achar conveniente, comece a testar estratégias inbound, outbound, captar resultados, mensurá-los e comparar o desempenho de cada estratégia.

Afinal, enquanto no planejamento as coisas parecem bem desenhadas, na prática, a realidade pode mostrar outros resultados. Testes “A-B” podem ser bastante úteis para uma comparação quantitativa

Logo, percebendo a necessidade da alteração de estratégias, refaça o desenho do seu planejamento e teste novamente.

Detalhes adicionais

Um bom planejamento de marketing é detalhado em todos os sentidos. Portanto, não economize tempo ao fazê-lo.

Estipule um cronograma bem delimitado, objetivos, a descrição completa de cada campanha e suas metas. Além disso, decida o que fazer em caso de insucesso e qual o profissional/agência responsável pela execução de cada ação.

Conclusão

Uma agência de criação de sites pode ser de grande ajuda em como montar loja virtual. Com o apoio de um parceiro especializado o design de seu site se desenvolve melhor e vende mais.

Invista com sabedoria e obtenha um ótimo retorno através do Marketing Digital para sua loja virtual.

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