Principal atualização do Google em maio de 2020! Veja as mudanças

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“May the Fourth be with you” — Essa é a frase dita pelos fãs de Star Wars quando chega o quarto dia de março; Tipicamente, é um bom dia. Mas o Google decidiu dar uma chacoalhada nas coisas… É como se um AT-AT tivesse aparecido em sua porta!

Star wars

Nesse 4 de maio, Danny Sullivan, do Google, confirmou que lançou a segunda atualização do algoritmo de pesquisa principal deste ano. Lançado como “May 2020 Core Update.” Sem nomes engraçados, sem animais fofos – apenas os fatos.

Conhecendo mais sobre a principal atualização de 2020

A antiga atualização do principal algoritmo foi liberada em janeiro. Entretanto, houve mudanças drásticas no mundo e nas pesquisas desde aquela época.

Embora tenha demorado cerca de duas semanas para ser lançado por completo, já podemos ver que essa ultima atualização algo grande. Com a volatilidade da SERP em disparada, a mais recente atualização parece trazer uma volatilidade sem precedentes para SERP. Aqui estão alguns dados do SEMrush Sensor:
Volatilidade SERP
Enquanto em janeiro, a principal atualização (de janeiro), levou a uma volatilidade média de 8 pontos, em 6 de maio quase todas as categorias apresentaram taxas de volatilidade máximas de 9 a 9,4 pontos. Portanto, a atualização principal de maio parece ser muito mais impactante e pode ter muito mais influencia na SERPs e suas posições.

É sempre importante ter em mente (quando falamos dessas atualizações), que é necessário aguardar um tempo necessário para que essas atualizações se estabilizem antes de entrar em pânico.

Quem está ganhando e quem está perdendo nessa atualização  de maio de 2020?

Sempre se lembre de que as atualizações abrangentes de algoritmos foram projetadas para provocar mudanças visíveis nos resultados de pesquisa em todos os países e idiomas, e nisso, houve vencedores e perdedores nas SERPs.

É inevitável ver algumas perdas e ganhos no ranking uma vez que uma atualização dessas tenha se desenrolado por completo. Certamente, durante a pandemia, esperamos que as consultas dos usuários relacionadas a viagens, turismo, eventos ao vivo etc. sejam significativamente reduzidas. Portanto, a volatilidade de muitas categorias não surpreende.

No entanto, o maior impacto dessa atualização neste momento, ocorre em vários setores incluindo alguns já impactados pela pandemia.

Com a ajuda do SEMrush Sensor, comparamos o valor médio da volatilidade 7 dias antes e 2 dias após o anúncio da atualização. E as categorias mais influenciadas são Viagens, Imóveis, Saúde, Animais de estimação & Animais e Pessoas & Sociedade. Isso ocorre em pesquisas de computador e dispositivos móveis.

Também vimos que Domínios muito grandes foram altamente afetados. Cerca de metade das alterações significativas no ranking nos EUA ocorre em sites com tráfego superior a 1 milhão de visitantes mensais.

Gráfico da SERP

Ganhadores da SERP

Legacy.com (um site de obituários) ganhou posições (+ 13 posições em média) e popularidade com esta atualização. Mas, é claro, o maior vencedor é o setor de Notícias.

Ganhadores Google

Com o olhar de todos constantemente nos noticiário nos últimos meses, muitos meios de comunicação estão ganhando atenção incomparável do usuário. E parece que tudo o que eles tem feito andou funcionando bem, e estão sendo recompensados ​​nesta atualização.

Dando uma melhor olhada na categoria Notícias. Vemos o vencedor: IndianExpress.

Indianexpress tráfego google

Esses dados foram retirados do relatório de posições do SEMrush.

E, no que diz respeito ao setor de negócios, foi interessante ver os pontos de relações públicas ganhando força no ranking – sites como Businesswire, PR Newswire e GlobeNewswire conquistaram cerca de 50 posições cada.

Perdedores da SERP

Claramente, o setor de entretenimento off-line sofreu um grande golpe e, infelizmente, com essa atualização os sites relacionados a ela também. A Eventbrite, o “Place-it” para quem procura diversão offline, perdeu cerca de 44 posições.

Perdas Google

Esses dados foram retirados do SEMrush Organic Research Tool.

Indústrias que tiveram queda:

Aqui está um detalhamento das indústrias que viram a queda mais significativa em suas posições orgânicas:

Crescimento serp

E o LinkedIn?

Sim, o LinkedIn desapareceu dos SERPs por um curto período de tempo e sofreu algumas quedas relevantes, mas não teve nada a ver com essa atualização. Foi um erro que muitas pessoas cometeram, apenas não com um site tão grande. 🙂

E Agora?

Se você está se perguntando como passar por essa tempestade, as diretrizes do Google sobre a atualização permanecem as mesmas (recomendamos que você as leia).

Em poucas palavras, o mantra do Google sempre foi o de que não há muito que você possa fazer sobre uma atualização de algoritmo e alterações nas classificações, exceto para continuar melhorando a qualidade do seu conteúdo. O Google declarou sobre as principais atualizações: “Elas foram projetadas para garantir que, no geral, cumprimos nossa missão de apresentar conteúdo relevante e boa autoridade aos pesquisadores”.

Portanto, agora é a hora de avaliar se o seu conteúdo tem autoridade ou não, é útil para os usuários, foi formatado de forma a ajudar os mecanismos de pesquisa e para garantir que erros de SEO sejam corrigidos e evitados.

Então, gaste algum tempo criando conteúdo melhor que competidores e forneça aos mecanismos de pesquisa e ao seu público-alvo todas as informações (fatos, dicas e dados) que eles precisam para responder a sua dúvida.

Uma última coisa: recomendo que espere até que a atualização se desenrole por completo antes de tomar uma grande decisõe sobre a alteração de seu site, a menos que você esteja fazendo algo que viole as Diretrizes do Google e precise corrigi-lo. Fique de olho no @SearchLiaison; ele deve anunciar quando o desenrolar estiver concluído. Além disso, observe o que Gary Illyes tem a dizer.

Você viu alguma alteração em seus rankings na SERP devido à principal atualização de maio de 2020? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

 

Fonte: SEMRush


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