A TECNOVIX implantou o ambiente SINAPE na EDP Brasil no ano de 2023. O ambiente SINAPE foi composto por: SINAPE e SINAPE.net, que são 2 produtos desenvolvidos pelo CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica do Brasil).
O ambiente SINAPE foi idealizado utilizando o SINAPE.net para coletar as oscilografias de forma automática das usinas por rede de comunicação, e como uma ferramenta de análise e estudos dos dados das oscilografias principal. Já o SINAPE, foi utilizado como software de análise e estudos de oscilografias como uma versão standalone do SINAPE.net, no ambiente idealizado. Para tal, o SINAPE sincroniza seu repositório com o SINAPE.net com script inovador desenvolvido pela TECNOVIX. Desta forma, o SINAPE funcionou no ambiente como uma espécie de redundância do SINAPE.net, sendo uma ferramenta de análise e estudos dos dados das oscilografias secundária.
O ambiente SINAPE foi utilizado pela EDP Brasil para coletar e analisar as oscilografias (registros de perturbações no sistema elétrico) de forma rápida e eficiente para as 5 usinas hidrelétricas da EDP no Brasil. As 5 usinas no qual o ambiente passou a atuar foram: UHE Lajeado, UHE Peixe Angical, UHE Cachoeira Caldeirão, UHE Santo Antônio do Jari e UHE São Manoel. Em Tocantins, ficam localizadas as usinas de Peixe e Lajeado; no Amapá, as usinas de Caldeirão e Santo Antônio do Jari; e no Mato Grosso, a usina de São Manoel. As localizações das usinas nos diferentes estados do Brasil, com diferentes soluções de telecomunicações, indicam a capacidade do ambiente de atuar na coleta de oscilografias de diferentes instalações elétricas do Brasil.
Anteriormente, os engenheiros da EDP Brasil em São José dos Campos, da área de Engenharia e Planejamento das usinas hídricas, que dão suporte para as 5 usinas citadas, analisavam as oscilografias nas seguintes condições: solicitavam dados de oscilografia de forma manual e utilizam diferentes softwares em seus computadores locais, com funcionalidades não integradas.
Após a implantação da plataforma, os engenheiros da EDP Brasil em São José dos Campos, da área de Engenharia e Planejamento das usinas hídricas, passaram a ter uma plataforma única de análise de oscilografias, com coleta automática de dados, robusta e com mais funcionalidades. Além de terem o suporte da TECNOVIX e do CEPEL para atuar em qualquer necessidade e até implementar novas funcionalidades no futuro.