Conheça as práticas de SEO em alta no momento

Sumário

As técnicas de SEO são o pilar de qualquer estratégia de marketing digital. Dada as mudanças de comportamento do consumidor e o crescimento do e-commerce, a disputa por maior visibilidade no Google está cada vez mais acirrada.

A otimização é, definitivamente, o caminho para potencializar seu alcance nos buscadores e favorecer a captação de leads.

Por outro lado, como basicamente tudo no ramo da tecnologia, o SEO é mutável e dinâmico. Manter seu site no topo das buscas demanda constante atualização no tocante às rotinas de SEO.

Seja pelas mudanças do Google no algoritmo de busca ou pela evolução do próprio mercado, há novas tendências que você precisa absorver para dominar as SERPs (Search Engine Results Page). Dessa forma, vamos te apresentar as práticas de SEO que mais estão em alta no momento.

Boa leitura!

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Fatores E-A-T para as Práticas de SEO

A fórmula E-A-T é uma diretriz de ranqueamento de páginas do Google cada vez mais ‘perseguida’ pelas empresas. O acrônimo tem o seguinte conceito:

E: Expertise (nível de conhecimento)

A especialização é um fator determinante para que você seja bem ranqueado no Google.

A lógica é simples: se você tem um site da área jurídica, por exemplo, é necessário, portanto, que o conteúdo seja escrito por um advogado ou chancelado por uma instituição reconhecida na área.

Uma das formas de avaliação da expertise pelo algoritmo é o tempo em que o domínio está no ar produzindo conteúdo relevante.

A: Authoritativeness (autoridade)

A autoridade se dá especialmente pela referenciação que você recebe de outros domínios. Ou seja, quanto mais backlinks seu site receba para conteúdos do seu nicho maior é a interpretação do algoritmo de que sua página carrega uma boa reputação.

T: Trustworthiness (confiabilidade)

A confiabilidade está atrelada especialmente à segurança do site. Ou seja, páginas com malwares ou com ausência de políticas de privacidade e termos de serviço afetam diretamente a avaliação do nível de confiança do seu site.

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Consultas sem cliques

Ganhar relevância no Google sempre foi visto como uma forma de gerar tráfego para o seu site. Porém, a verdade é que cada vez mais pesquisas no buscador simplesmente não geram nenhum clique.

Isto tem uma razão: as perguntas estão sendo cada vez mais respondidas na própria SERP.

Esta mudança pode ser preocupante, claro, já que o impacto no seu tráfego será negativo. Contudo, a partir do momento que você responde a dúvida do lead na SERP, mesmo que ele não clique no seu site, você está colocando o nome da sua marca em evidência – e, consequentemente, ganhando autoridade.

Featured snippets

Este tópico está diretamente ligado ao anterior.

Featured snippets são as caixas de resposta que aparecem antes dos links orgânicos da página de resultados do Google. Ou seja, é esse mecanismo que permite que o usuário tenha sua dúvida respondida sem que ele faça qualquer clique.

Há vários tipos de featured snippets: parágrafos, tabelas, listas, etc. Seja como for, tudo depende do formato da busca.

Se você está produzindo conteúdo sobre preços de um tipo de produto, por exemplo, é importante que você o adapte para o formato de tabela. Assim, o Google escaneia a resposta que o visitante deseja e a mantém em evidência na SERP.

Assistentes de voz

Assistentes de voz como Siri, Alexa e Google Assistente estão cada vez mais populares nas ferramentas de pesquisa.

Esta nova tendência, consequentemente, exige que você adapte sua estratégia de SEO para que a otimização seja a mais assertiva possível. Cabe ressaltar, por exemplo, que pesquisas feitas por voz costumam ser muito mais contextuais do que as escritas, normalmente baseadas apenas em palavras-chave.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um em cada dez consumidores já realiza compras utilizando apenas assistentes de voz. Portanto, seu e-commerce pode alavancar as vendas através deste tipo de otimização.

Google Meu Negócio

Por fim, o Google Meu Negócio é um caminho sem volta para que a sua estratégia de SEO gere mais conversão.

Esta ferramenta permite gerenciar a forma como sua empresa aparece no Google. Além disso, resume informações relevantes sobre o seu negócio na própria SERP, como horário de atendimento, endereço, telefone para contrato, entre outras.

Ou seja, você incorpora uma relevante fonte de tráfego e ainda cria um vínculo mais duradouro com seus clientes.

Gostou das dicas? Para aprimorar ainda mais sua estratégia de marketing digital, confira mais conteúdos exclusivos no nosso blog!

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