Engana-se quem pensa que administrar um e-commerce é tarefa fácil. A verdade é que colocar uma loja virtual no mercado e fazê-la crescer requer muita estratégia e dedicação.
E um dos motores que darão o impulso para que esse crescimento seja possível está ligado a forma como você divulga seu e-commerce. Afinal, de nada adianta ter uma loja virtual completa e cheia de personalidade, se o seu cliente potencial não está sendo alcançado.
Continue a leitura deste artigo e confira como promover seu e-commerce de maneira eficaz.
Otimização da página para E-Commerce
Boa parte dos acessos à sua loja virtual são provenientes do Google e de outros sites de busca. Logo, para aumentar as chances de ser encontrado, o ideal é que o seu e-commerce apareça nas primeiras colocações.
Você pode adotar algumas medidas que são valorizadas pelos mecanismos de busca e, assim, angariar melhores posições:
Marketing de Conteúdo – Produza conteúdo original, explicativo e relevante relacionado ao seu segmento de mercado;
Técnicas de SEO – Faça bom uso das palavras-chave na sua página, utilizando SEO também no conteúdo;
Links externos – O link do seu e-commerce precisa estar presente em outros locais da Web para gerar autoridade para sua página e melhorar o ranqueamento. Para tanto, utilize seu blog, marketplaces e também sites e blogs parceiros;
Performance da página – Invista na segurança e no bom desempenho da sua plataforma de e-commerce. Uma página com carregamento rápido, por exemplo, ganha pontos com o Google.
Em complemento, adeque seu site à versão mobile. Já que, atualmente, as pessoas estão muito mais propensas a utilizar dispositivos móveis do que os tradicionais desktops. Assim, a experiência do cliente com sua loja virtual será aprimorada.
Redes sociais
As redes sociais são uma poderosa ferramenta de promoção para os e-commerces.
A partir delas, você consegue interagir com seus seguidores, divulgar novos conteúdos e fazer lançamento de produtos, alcançando clientes concretos e também potenciais.
Com uma abordagem personalizada e atenciosa, você obtém engajamento e ainda trabalha a valorização da sua marca.
E-mail Marketing
Embora pareça uma ferramenta ultrapassada, o E-mail Marketing ainda surte bons resultados como forma de divulgação de lojas virtuais, desde que seja utilizado com sabedoria
A dica é desenvolver um conteúdo de qualidade e segmentar seus contatos o máximo possível, com objetivo de que a mensagem atinja em cheio os interesses e necessidades de consumo de determinado indivíduo.
Por isso, vale contar com plataformas estruturadas de envio, tomando cuidado também com a periodicidade para não se tornar chato e descartável.
Links patrocinados
Links patrocinados são eficientes para ampliar a visibilidade de sua marca e conquistar novos clientes. Esse recurso está disponível tanto nas redes sociais, quanto nos mecanismos de busca.
Se a estratégia for direcionada para conversão em vendas, vale utilizar o Google ADS e seus anúncios nas páginas de busca e em sites parceiros (Rede de Display).
Vantagens de um E-Commerce
Entre as vantagens está a possibilidade de você mesmo determinar o quanto deseja investir e a existência de métricas que permitem avaliar a efetividade das campanhas realizadas.
Não há uma fórmula infalível e universal que traga ótimos resultados instantaneamente. Então, o segredo é conhecer seu público, estudar as ferramentas e técnicas existentes e testar até encontrar a maneira que mais se encaixa no perfil do seu e-commerce.
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