Conheça o Marketing De Ativação e como usá-la hoje.

O marketing de ativação destaca a sua empresa em comparação com as suas concorrentes. Confira o post e conheça as melhores ações para fazer isso hoje!
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

A concorrência cresceu em muitos setores da nossa sociedade. Isso se deu tanto pela presença massiva de empresas na internet quanto pela facilidade de se tornar um microempreendedor ou abrir uma startup, por exemplo.
De fato, cada vez mais, as empresas sentem a pressão da competitividade e da necessidade de se destacar em meio à concorrência. Conheça no artigo a seguir um pouco mais sobre o Marketing de Ativação.

Como se destacar

O marketing se utiliza de diversas ferramentas de promoção, conteúdo, anúncios para atrair seu público-alvo. Atualmente, não basta mais que a empresa tenha um bom atendimento. Oferecer bons serviços ou produtos de qualidade, com entrega rápida, já não é um diferencial.

Todas essas ações que antes eram um diferencial, no momento, são comuns para a maioria das empresas. É preciso de um tempero a mais para que o público reconheça e valorize a sua marca.

Nesse novo cenário ainda mais exigente para o marketing surgem diversas possíveis estratégias. Da mesma forma, vários tipos de marketing podem diferenciar a sua marca e fazer o seu público reconhecê-la. Um exemplo disso é o Marketing de Ativação.

O que é o Marketing de Ativação?

Primeiramente, esse tipo de marketing tem o objetivo de destacar uma empresa em comparação com suas concorrentes diretas e indiretas. Isso ocorre por meio de ações que proporcionam uma experiência totalmente diferenciada e incrível para os consumidores.

Muitos profissionais da área comparam essa estratégia com a do marketing de guerrilha. Esse, em contrapartida, é focado na publicidade criativa.

Desse modo, a equipe de ativação elabora planos de ação que visam à interação do público com a marca. Isso a aproxima da rotina dos consumidores para que estes se identifiquem e percebam o quanto ela é importante para o seu cotidiano.

Estimular sensações é um dos principais objetivos, sejam elas físicas ou mentais. Porém, é preciso sempre pensar em envolver o cliente em uma atmosfera da sua marca.

Consequentemente, as ações fazem o consumidor se lembrar da sua empresa quando pensar em adquirir um produto do seu setor e não na concorrência.

Dessa forma, as estratégias de ativação seguem o lado oposto ao marketing tradicional, em que o conteúdo, a propaganda e a abordagem são as principais atividades. Portanto, pode-se perceber que o diferente faz a diferença.

Segundo um estudo realizado pela Forrester Research, as marcas que promovem experiências inovadoras têm uma percepção de marca 1,6 vez maior das que apostam apenas em estratégias tradicionais de marketing – como marketing de conteúdo, engajamento nas redes sociais, anúncios, inbound etc.

PráticaConheça o Marketing De Ativação e como usá-la.

Vamos a um exemplo bem prático sobre como o marketing pode atuar em uma campanha de ativação. Suponha que você seja proprietário de uma empresa que produz bebidas energéticas. Quem consome com certa frequência esse tipo de produto sabe dos seus componentes, benefícios e efeitos.

Por isso, investir apenas em conteúdo, criar um site e divulgar nas redes não vai ser suficiente para sair na frente da concorrência.

Ao investir em marketing de ativação, sua equipe pode planejar experiências inovadoras em eventos. Esses podem utilizar os seus produtos para o seu público-alvo como, por exemplo, corridas de rua, corridas de carro, etc. Ele pode experimentar e sentir o quanto esse produto ajuda na sua prática esportiva, por exemplo.

Podemos perceber que não é preciso investir rios de dinheiro para fazer uma ativação eficiente e que proporcione a identificação esperada.

Por isso, tanto micro, pequenas, médias e grandes empresas apostam nessa estratégia. Logo, realizam ações de acordo com os seus objetivos e, claro, com o seu capital de investimento. Quanto maior a empresa mais ela terá à disposição financeiramente.

Para as marcas que estão começando, essa é uma estratégia importantíssima. Pois, além de apresentar a marca para os consumidores e para o mercado, consegue atrair clientes mais rapidamente. Dessa maneira, consegue demonstrar para a concorrência que não está no setor para brincadeira.

Já para as empresas que estão consolidadas no mercado, esse tipo de estratégia continua sendo importante. Seja para lançar novos produtos ou serviços, ou até mesmo para começar a seguir uma direção diferente no setor.

É importante ressaltar que, mesmo após colher os resultados positivos do marketing de ativação, não se devem abandonar essa estratégia. Ela deve ser contínua, justamente para reter os clientes já conquistados e continuar alcançando novos.

Além disso, é importante obter um feedback posterior sobre o quão presente a sua marca está na mente do seu consumidor. Avalie, então, o sucesso da sua ativação.

Para isso, damos o nome de Brand Awareness, ou reconhecimento de marca. Em suma, a ativação tem como objetivo um bom Brand Awareness da marca.

Integração entre o marketing comum e o de ativaçãoConheça o Marketing De Ativação e como usá-la.

Apesar serem conceitos diferenciados, o marketing de ativação depende do marketing comum. Isso porque nenhuma ação de ativação será divulgada, se o marketing comum não investir em conteúdo, anúncios, e-mail marketing, etc.

A diferença entre os dois tipos de marketing é que o marketing comum também continua muito depois de a ativação da marca ter terminado, ou seja, depois de um evento ter ocorrido.

Os dois estão ligados e trabalham juntos em uma relação simbiótica. O marketing comum continua o trabalho que o marketing de ativação começou e, sem o marketing de ativação, não haveria marca no mercado.

Quais são os benefícios de aplicar o marketing de ativação em seu negócio?

Aumentar o engajamento do consumidor é um dos principais benefícios do marketing de ativação. A sua marca se aproxima dele e estreita um relacionamento, dessa forma, engajando-o de forma mais ágil. É uma forma de gerar identificação no consumidor e fazer com que ele se lembre da sua marca.

Consequentemente, ações criativas e que engajem os clientes abrem uma grande vantagem em meio à concorrência. Dessa forma, isso cria um diferencial muito relevante.

As empresas que não realizam essas ações, não engajam os clientes e não têm o reconhecimento por parte dos consumidores enquanto a sua empresa tem.

Além disso, o investimento em marketing de ativação torna a sua empresa uma referência em ações como essa. Os concorrentes vão enxergar a sua marca como uma forte competidora no marketing. Ela será reconhecida nesse âmbito também pelos clientes, que podem até procurar e aguardar pelas suas ações.

Como colocar em prática?

A estratégia de marketing de ativação não segue uma linha definida e fixa para todas as empresas. Obviamente, cada plano de ação deve ser elaborado de acordo com o nicho da empresa, seu público-alvo, o que demandam, comparando com a concorrência, e de acordo com suas possibilidades.

Além disso, deve levar em conta as particularidades culturais e sociais de cada região em que as ativações vão ocorrer, o que também afetará na forma como essa estratégia impactará.

Os objetivos da ativação são de suma importância para definir como ela será desenhada. Uma empresa pode querer promover um determinado produto, apresentando suas especificações e envolvendo o público ao utilizá-lo. Outra empresa pode querer se promover mostrando o seu perfil para que os consumidores conheçam o seu posicionamento de marca, como uma organização divertida e atenciosa, por exemplo.

Confira agora algumas das principais estratégias de ativação aplicadas pelas empresas.

Marketing de experiência

Essa é uma das melhores estratégias de ativação, pois envolve de fato o consumidor com o seu produto ou serviço. Trata-se de permitir que as pessoas experimentem sua a sua marca, seja provando um produto ou vivenciando um serviço, e tirem suas próprias conclusões da experiência e da qualidade oferecida.

É uma ótima maneira de se vender, sem forçar o cliente a gostar da sua empresa, pois é ele quem vai decidir se a sua experiência foi positiva ou não. Além disso, é uma forma de conhecer o produto antes de adquiri-lo, evitando assim arrependimentos por parte do consumidor.

Essa estratégia não apenas divulga sua marca para as pessoas, mas também ajuda seu produto a ficar na mente dos consumidores, já que puderam experimentar por si mesmos.

Sampling

Popularmente conhecida como amostra grátis, essa é uma estratégia de ativação bem famosa e antiga, e os consumidores adoram. Afinal, quem não gosta de ter um produto sem gastar nada? Também é baseada na experiência, já que as pessoas experimentem uma pequena amostra deu seu produto gratuitamente.

O intuito é que elas provem e gostem o suficiente para se lembrar da sensação, gravar na mente a marca e procurar comprar o produto provado para seu consumo. Se a estratégia der muito certo, o novo cliente ainda indicará o seu produto para outras pessoas.

Ação em loja física

Geralmente, esse tipo de ação realiza eventos na loja física da empresa. Além de poder aplicar o sampling, demonstrando gratuitamente seus produtos, a empresa também deve proporcionar uma experiência sensorial da loja, podendo ser intensificada com música, luz, disposição dos produtos, atendimento ao cliente, etc.

Portanto, a ativação pode ser complementada com o uso de diversos elementos sensoriais que façam o cliente se sentir bem em estar ali e queira voltar mais vezes.

Podemos observar que os clientes não se contentam apenas com entregas básicas de conteúdo, publicidade tradicional, anúncios, entre outros métodos. É preciso se aproximar e envolver o seu consumidor para engajá-lo.


Ficou interessado em Estratégias de Marketing Digital? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco e acessar o nosso site para mais informações. Podemos auxilia-lo de maneira eficiente e completa na sua estratégia.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso Blog e confira mais sobre noticias e novidades sobre a área de tecnologia.

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas