E agora que os visitantes não param de crescer?

Sumário

Aumentar o número de visitantes é o primeiro passo para estratégias de marketing digital, principalmente na área das vendas online. Mas, uma vez que chegou lá com seu site otimizado e seus visitantes não param de crescer, como prosseguir?

Ter mais acessos é bom, porém nada garante que eles se tornarão compradores no futuro. Por isso é importante dar o próximo passo para captar leads e permitir a geração de novos contatos. A melhor forma de fazer isso é por meio de formulários de cadastros.

Os cadastros rendem para a empresa dados fundamentais sobre os clientes em potencial e permitem aplicar outras estratégias. No entanto, é preciso convencer os visitantes a preenchê-los para poder começar.

4 tipos de formulários de cadastro de visitantes

Conheça os tipos de formulários e onde inseri-los para tirar proveito do seu número de visitantes.

Cadastro para newsletter

Formulários de cadastro para newsletters são simples, porém bem eficazes. Newsletters são e-mails que fazem um compilado das novidades do site, das publicações do blog e até de novos produtos. Você pode, ainda, oferecer conteúdos exclusivos como atrativo.

Dessa forma, ao se inscrever, o visitante já está propenso a ler os e-mails que receber e vai aceitar melhor o e-mail marketing. Tipicamente é um formulário que, nessa etapa, só pede o e-mail e, ocasionalmente, o nome da pessoa.

Contato com a empresa

É possível conseguir dados por meio da própria disposição do visitante em falar com a empresa. Afinal, ele pode querer tirar dúvidas ou negociar um orçamento. Uma vez que ele teve iniciativa de entrar em contato, é um cliente em potencial que vale a pena manter cadastrado.

Nestes casos, estimule que a pessoa entre em contato por meio de um formulário do site. Inclua os campos de nome, e-mail, telefone e o espaço para a mensagem. Use os dados para responder sua questão, mas também para oferecer outras propostas e conteúdos de acordo.

Participação em eventos

Dependendo da sua área, pode ser interessante promover eventos gratuitos – tanto presenciais quanto virtuais (como webinars e cursos). Assim, para participar, a única condição é cadastrar os dados.

Neste caso, vale até pedir algumas informações extras, como em qual cidade mora, faixa etária e até área de atuação. Dessa maneira, poderá aprender mais sobre os visitantes e segmentar melhor as suas estratégias.

Download de e-books

Fornecer conteúdo para os visitantes é essencial para mantê-los interessados na sua empresa. Portanto, além de usar o blog, é interessante produzir e-books com informações mais ricas e originais.

Criar um formulário para download do e-book é uma troca que muitos estão dispostos a fazer por conteúdo de qualidade. Até porque elas podem se interessar em receber mais artigos posteriormente e não se incomodam de oferecer alguns dados.

Onde inserir os formulários?

Landing page

A “página de aterrissagem” é uma porta de entrada para acessar uma página ou um conteúdo. Diferentemente de uma página do site, ela tem poucos botões e informações, focando em apenas uma ação.

Neste caso, é uma landing page que leva o visitante ao formulário de cadastro. Assim, ela pode ser usada direto na entrada do site ou em locais específicos, como para acessar um e-book.

Hotsite

Um hotsite é uma página do site voltada para uma ação promocional e temporária. Pode ser, por exemplo, uma promoção ou, no caso dos formulários, algum bônus por se cadastrar.

Hotsites são úteis por focar todos os visitantes em uma atividade específica, além de dar certo teor de urgência. Consequentemente, poderá convencer pessoas que já tinham alguma vontade de se cadastrar mas ainda não tinham o feito.

Pop-up

A maior vantagem dos pop-ups é que eles chamam a atenção dos visitantes, ainda que por um tempo limitado. É um momento rápido mas que pode fazer a diferença na captação de leads.

O pop-up pode tanto levar para outra página que terá o formulário quanto ele próprio possuir um cadastro simples. Logo, a chave é criar uma chamada envolvente que convença o visitante em poucas palavras.

O que fazer com os cadastros?

Uma vez que construiu um caminho para levar o seu visitante a cadastrar seus dados pessoais, o que fazer? Este é o momento de usar as informações que colheu para entrar em contato e nutrir os leads. Portanto, o recomendado é aplicar a automação de marketing.

A automação de marketing permite organizar os e-mails para que possam ser melhor utilizados. Dessa forma, a sua empresa poderá programar o envio de e-mails e mensagens de acordo com a pessoa. Afinal, o visitante que se cadastrou por um e-book tem um interesse diferente do que se inscreveu no newsletter.

Desse modo, é possível criar uma jornada de nutrição personalizada para cada perfil mesmo que o envio seja automático. Assim, você aumenta gradativamente o interesse dos visitantes pela sua marca até que eles se tornem de fato clientes.


A sua empresa pode ir mais além com as dicas que nós demos, confira nosso artigo sobre estratégias de marketing digital!
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Caso queira ler outros textos para ajudar a sua empresa, acesse nosso blog e confira!

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