Engajamento de leads, conheça as melhores dicas!

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Sumário

Quando falamos de marketing digital, dificilmente existe uma empresa que não tenha investido em um site para atrair clientes. Se quanto mais pessoas conhecem sua marca, mais adquirem seus produtos ou serviços, é natural apostar na amplitude da internet. Assim, encontrar e engajar os leads nunca foi tão relevante.

Os leads, ou potenciais consumidores, são fundamentais para qualquer boa estratégia de marketing digital funcionar. Dessa forma, para utilizar o universo online a seu favor é indispensável apostar em valorizar as pessoas para conquistá-las.

Apesar de ser um objetivo comum em várias empresas, não é tão simples assim se destacar e ter êxito nesta área. Sabendo disso, selecionamos algumas dicas cruciais para você fazer o seu site engajar os leads de vez.

Saiba chamar a atenção do lead no seu siteLeads

Quem já pesquisou sobre marketing digital já deve ter ouvido falar do SEO. Se aplicar bem nesse quesito, você terá boas chances de aumentar seu número de leads. No entanto, para conquistá-los, é preciso ir além. Não adianta aparecer no Google se você não apresenta bem a sua empresa e o que você vende.

Desse modo, toda a organização e planejamento do seu site devem apresentar os benefícios dos seus produtos. A sua marca deve ser apresentada como solução para os problemas dos leads. Uma ideia é usar o “pitch de elevador”, na qual você explica o seu negócio em menos de 3 minutos.

Em um site, esta técnica funciona ao começar com uma frase de efeito logo na página principal. Esta frase deve resumir sua proposta e gerar curiosidade para que o usuário queira continuar no site para saber mais.

Apresente fatos, dados e/ou exemplos que comprovem que seus produtos funcionam conforme a proposta e reforce os seus diferenciais. Realce como você pode ajudar seus clientes e convide-os a conhecer mais sua empresa.

SEO para engajar os leads

As conhecidas técnicas de otimização dos mecanismos de busca existem precisamente para captar os seus leads. Afinal, para ser capaz de engajar os leads é preciso, primeiramente, encontrá-los e atraí-los para o seu site.

Um usuário se torna um lead do seu site quando ele começa a ter interesse na sua marca. Assim, apenas ter um site não é o bastante para chamar atenção das pessoas e ainda transformá-las em leads.

Ao usar técnicas de SEO você não aumenta somente o número de acessos orgânicos em seu site. Na realidade, a principal vantagem é que terão mais chances de atrair pessoas com maior potencial de se tornarem leads. Por isso, é essencial otimizar o seu site com SEO.

Palavras-chave

Inegavelmente as palavras-chave estão dentre as técnicas de SEO mais conhecidas. Quando uma pessoa pesquisa um determinado tema no Google, ela já está minimamente interessada naquele assunto. Se esta busca levar ao seu site, são altas as chances de ela se tornar um lead.

A escolha das palavras-chave para destacar em seu site é uma decisão bastante estratégica. É preciso considerar o conceito da sua marca, o perfil do seu público e a sua concorrência. Quanto mais curto e objetivo, maior o número de buscas e maior a concorrência. Por outro lado, frases-chave mais longas são menos disputadas e ainda funcionam para engajar os leads certos.

Uma vez definidos os termos, é preciso aplicá-los em seu site. É importante utilizar as palavras em textos, diretórios e até na descrição das imagens. Vale lembrar que tudo deve ser bem natural, sem parecer forçado para o lead.

Conteúdo

Uma excelente maneira de valorizar suas palavras-chave e ainda engajar os leads é ter conteúdos de qualidade. Primeiramente, eles são ótimos para inserir palavras-chave e aumentar sua visibilidade em mecanismos de busca como o Google.

Além disso, para alguém se tornar o lead e futuramente um comprador, ele precisa ser seduzido pelo seu site. Assim, é fundamental investir na produção de conteúdo, independente de ser blog, e-books, podcasts, vídeos, etc. Até o que publica nas redes sociais deve ter qualidade para levar seus seguidores para o site.

Uma das principais vantagens é que ele consumirá seus conteúdos por interesses próprios e revisitará o site diversas vezes. Outra é que ele confiará na sua empresa como autoridade nesta área, aumentando suas chances de virar um consumidor.

Uma dica para ter um bom conteúdo é focar no que seus leads querem consumir. Pense, também, na jornada de compra e no funil de vendas para desenvolver conteúdos para leads em todas as etapas. Quem acabou de entrar no seu site não quer ler publicações que falam apenas da sua marca. Por outro lado, quem já é leitor assíduo está mais aberto a ler sobre como seus produtos podem ser úteis.

Design

Não adianta ter conteúdo de qualidade se o design do site não seguir os mesmos princípios. A história de “não julgar um livro pela capa” raramente funciona em sites. Caso o design não agrade ou não funcione adequadamente, os usuários rapidamente fecharão a janela.

Ter um site que é responsivo significa que ele é preparado para qualquer tamanho de tela e plataforma. Ou seja, deve funcionar tanto em computadores quanto em celulares. Considerando a quantidade de usuários que usam smartphones para navegar na internet, ter um design responsivo é uma necessidade.

Aposte em um site personalizado que tenha todas as funções que precisa para apresentar a sua marca e vender o seu negócio. Além de ter um design bonito e acolhedor, seu site deve ter uma navegação intuitiva e um carregamento rápido. Essas características não só incrementam seu SEO como são mais um passo dado para engajar os leads.

Instigue o lead a praticar uma ação

Por fim, se deseja engajar os leads é preciso incentivá-los a agir. Assim, é recomendado apostar nas “chamadas para ação” (do inglês “Call to Action”). CTAs são frases que estimulam uma determinada atitude do lead.

Dentro do blog ou nas redes sociais, o CTA pode pedir para que ele comente sua opinião. Ou mesmo um pedido para compartilhar com os amigos. Em outras partes do site, o CTA pode convidá-lo para se inscrever no newsletter para receber mais conteúdos exclusivos. Ou ainda para conferir sua loja virtual ou preencher um formulário para pedir orçamento.

O CTA certo para cada negócio varia conforme a sua estratégia comercial. É importante focar em pedidos simples ou que forneçam algo em troca para as pessoas. Muitas vezes, o CTA é aquele empurrão extra que falta para engajar o lead de vez.

Com estas dicas, você tem as ferramentas que precisa para engajar os leads que tanto sonha. Caso queira ler outros textos para ajudar a sua empresa, acesse nosso blog e confira!

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