HTTP ou HTTPS, Como eles ajudam na segurança de seu site

Você sabe a diferença entre os protocolos HTTP e HTTPS? Trata-se de tecnologias que permitem a troca (envio e recebimento) de informações entre um computador e um servidor, porém de formas distintas. Neste artigo, entenda por que é mais vantajoso adotar o Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.
interface
Compartilhar postagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sumário

O protocolo HTTPS surgiu como uma alternativa ao HTTP para que as pessoas pudessem navegar, com segurança, na internet.

Você, definitivamente, já ouviu falar em protocolos de internet, certo? Eles nada mais são que uma sopa de letrinhas responsável por determinar como se dará a comunicação entre computadores.

Atualmente, existem inúmeros protocolos (SMTP, POP, IMAP, FTP, etc.). Porém, neste artigo, focaremos em dois que são, amplamente, utilizados na internet: HTTP (HyperText Transfer Protocol) e HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure).

Vamos lá!

O que é o protocolo HTTP?

O HTTP, como vimos, é o protocolo de transferência de hipertexto. Trata-se, portanto, de uma tecnologia base da World Wide Web que possibilita a troca de pacotes de informação entre computadores e servidores.

Apesar de permitir o envio e o recebimento de qualquer conteúdo entre as partes

envolvidas, o HTTP não oferece segurança. Em suma, isso significa que um computador que aplica somente esse protocolo pode ser vítima de ataques man-in-the-middle.

Com o objetivo principal de evitar escutas ilegais por pessoas mal-intencionadas, surgiu o Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro (HTTPS). Essa tecnologia é bastante usada por pessoas e instituições que lidam com dados sigilosos, como um banco ou um e-commerce.

O que é HTTPS

Criado em 1994, pela Netscape Communications, o HTTPS visa criar um canal seguro para proteger sites e usuários de ações maliciosas. Dessa forma, ele se utiliza do SSL que é a sigla de Secure Sockets Layer (ou Camada de Soquete Seguro).

O SSL é um certificado emitido por uma Autoridade de Certificação (Certificate Authority – CA) que valida um endereço web. Em outras palavras, verifica se tal página realmente pertence a uma organização ou proprietário, a Universidade da Hipnose por exemplo.

Vantagens do SSL

Além de atentar-se aos endereços eletrônicos, o certificado SSL também criptografa todos os dados trocados em uma página. O que aumenta a segurança e a privacidade dos usuários durante a navegação, assim como em suas transações.

E não só isso: ao tornar determinadas páginas seguras, o HTTPS ainda contribui para ranqueá-las melhor em mecanismos de busca. Para aumentar o desempenho de um site no Google, por exemplo, é fundamental que os desenvolvedores contem com protocolos de proteção.

Isso porque o Google prioriza, no ranqueamento, não apenas o SEO (Search Engine Optimization), mas também a segurança digital. Portanto, aí está importância de utilizar ferramentas do Google em seu blog, como o Webmaster Tools.

O Webmaster Tools, além de disponibilizar informações relevantes para SEO, fornece para quais palavras as páginas estão aparecendo nos SERPs. Os SERPS (Search Engine Results Page) correspondem aos resultados de busca.

HTTP para HTTPS?

Confira, na sequência, alguns motivos de migrar seu site para HTTPS:

HTTPS: mais segurança e confiabilidade

De antemão, não é novidade: o protocolo HTTPS é extremamente útil e seguro, se comparado ao HTTP. A ferramenta não só possibilita a transferência de informações por meio de uma conexão criptografada, como igualmente verifica a autenticidade do servidor/cliente.

Confira abaixo as mais importantes vantagens (segurança, confiabilidade e credibilidade) proporcionadas pelo HTTPS aos internautas. Esses benefícios representam o porquê de adotar a tecnologia, em detrimento do HTTP.

  1. Segurança: talvez seja o principal benefício da adoção do HTTPS. Por meio de dados criptografados, é possível navegar de forma segura e manter informações, como cartões e senhas, em sigilo.
  2. Confiabilidade: a partir de uma conexão segura, os usuários ficam protegidos contra a interceptação de dados por pessoas não autorizadas. Nesse meio tempo, sentem-se amparados e passam a confiar no servidor, dando-lhe ainda mais credibilidade.
  3. Credibilidade: um usuário amparado durante a navegação é um usuário tranquilo, pronto para fortalecer os vínculos com os sites protegidos. Em uma loja virtual, a credibilidade de um negócio é capaz de estimular novas visitas e recompras.

Embora seja um bom caminho para resguardar privacidade e informações confidenciais, o HTTPS não é uma tecnologia 100% segura. O cadeado verde, presente na barra de endereços, sinaliza que uma página é confiável, contudo, não impede ataques de eavesdropping.

Conclusão

O Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro (HTTPS), assim como o HTTP, tem ganhado espaço no território brasileiro. Isso em razão de uma série de vantagens que proporciona na comunicação entre um computador e um servidor.

O HTTPS fornece ao usuário uma excelente experiência na internet, por meio da troca de informações criptografadas. Portanto, mesmo que os dados sejam interceptados por terceiros, esses serão ilegíveis, garantindo proteção.

Contudo, a tecnologia não se resume apenas à segurança, mas também a um ganho considerável de confiança às páginas. Um endereço eletrônico com um cadeado verde, sem dúvida tem, atualmente, mais credibilidade do que aquele que não o possui.

Isso não quer dizer que um seja realmente mais confiável em relação ao outro, porém fornece mais garantias ao público. A sensação de segurança e amparo, decorrente do uso do protocolo HTTPS, comumente traz mais engajamento a um site.

Se você deseja saber se o público considera a sua empresa confiável, pode utilizar o Google Analytics. Essa ferramenta é extremamente útil para identificar o perfil e as ações dos internautas que entram no seu site.

Gostou do artigo, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então acesse o nosso blog ou entre em contato conosco para receber dicas e conteúdos relevantes sobre o universo da informática e da segurança.

Precisa aumentar a segurança do seu site? Confira nosso artigo sobre segurança e descubra como.

Nós teremos o prazer de ajudá-lo(a).

CONTINUE LENDO
Postagens Relacionadas