Os benefícios de um Ecommerce para seu negócio

As lojas virtuais são uma tendência em todos os setores e vêm crescendo. Clique aqui e veja os benefícios que o Ecommerce pode trazer para o seu negócio.
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Sumário

Você já deve ter ouvido falar em Ecommerce, que nada mais é que produtos sendo disponibilizados para venda em uma loja virtual, não é mesmo?

Esse tipo de negócio tem se popularizado em diversos países e feito cada vez mais sucesso. No entanto, isso não acontece apenas entre os lojistas, mas entre os próprios consumidores.

Em vista disso, seja para quem já tem uma loja física ou para quem quer criar sua marca, entender a importância e os benefícios de ter um Ecommerce é fundamental. Por esse motivo, iremos falar mais detalhadamente sobre o assunto neste artigo.

Primeiramente, devemos citar o fato de que o mundo está cada vez mais conectado. Essa realidade leva à conclusão de que as necessidades das pessoas estão mudando com o passar do tempo.

Se há poucos anos o hobby de muitos consumistas era gastar seu tempo e dinheiro nos shoppings centers, hoje isso mudou. Os apaixonados por consumo estão passando mais horas fazendo compras online.

A boa notícia em meio a isso tudo é que o mercado está conseguindo seguir essa tendência.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen, as vendas a partir de Ecommerce no Brasil aumentaram 12% no primeiro semestre de 2019. Isso possibilitou um faturamento de mais de R$ 26 milhões para o mercado.

Com base nesse e em outros dados, vamos mostrar por que você deve apostar na criação de loja virtual.

Por que preciso de um Ecommerce?

Como citado anteriormente, este segmento está se desenvolvendo cada dia mais no Brasil, e você como empreendedor precisa seguir esta tendência se não quiser perder seus clientes.

Por esse motivo, se estiver com dúvidas sobre as vantagens de abrir seu Ecommerce, leia este artigo até o final.

Entre os benefícios estão:

  • A possibilidade de ter sua loja aberta 24 horas por dia;
  • A diminuição de custos com atendentes;
  • O aumento do alcance de clientes; e outros que vamos detalhar no decorrer do texto.

A pesquisa da TIC Domicílios destaca que, em 2018, 70% dos brasileiros já tinham acesso à internet.O resultado equivale à aproximadamente 127 milhões de pessoas, e a tendência é que nos próximos anos este número aumente.

Diante disso, nada mais natural que voltar às atenções ao mercado de vendas online, atendendo esta demanda em constante crescimento.

Flexibilidade e alcance de clientes por todo o país

A mobilidade é um fator crucial para as lojas virtuais, tanto para o lojista, que não precisa estar presencialmente na sua loja física cuidando do seu negócio, quanto para os clientes.

Isso porque, de acordo com a pesquisa da TIC Domicílios, 71 milhões de brasileiros utilizam a internet somente pelo celular. Essas pessoas estão conectadas em casa, no transporte público, no trabalho. Podem então desfrutar do Ecommerce de qualquer um desses lugares.

A possibilidade de vender seus produtos em uma loja virtual também ajuda a aumentar o seu alcance para novos clientes. A partir de estratégias do marketing digital, como o SEO e o inbound marketing, seu Ecommerce pode atingir um público selecionado e que, de fato, se interessa pelos seus produtos.

Dessa forma, sua marca pode deixar de ser local e você pode abrir seus horizontes para novos desafios. Você terá a oportunidade de entregar produtos e divulgar sua marca em todo o país ou até mesmo no exterior.

O Ecommerce tem custos mais baixos se comparados à loja física

Para manter uma loja física, além da compra dos produtos para serem vendidos, outros gastos são imprescindíveis. O aluguel do espaço, as despesas com água e energia elétrica e o salário dos atendentes são alguns deles.

Além disso, muitos lojistas equipam o local com câmeras de segurança, o que acarreta em ainda mais custos. Entretanto, com a opção da loja online, muitos desses gastos não existem, resultando em menos despesas para os empreendedores.

Do mesmo modo, o investimento inicial de um Ecommerce também é muito menor quando comparado ao de uma loja física.

Enquanto existem opções de ferramentas gratuitas para a criação de sites, a loja física precisa de um espaço preparado para vender produtos e receber clientes, sendo essa mais uma forma de reduzir custos.

Independência financeira

Se você está se interessando pelo Ecommerce agora, pode ter visto o marketplace como uma opção para o seu negócio. De início, essa pode ser uma experiência válida, afinal os marketplaces reúnem muitas lojas, como se fosse um shopping virtual.

Essa ferramenta pode proporcionar maior visibilidade para a sua marca, e isso é interessante para o crescimento do seu empreendimento.

Entretanto, qualquer marketplace vai cobrar uma taxa em cima de cada venda. Dessa maneira, criar uma loja virtual dá a oportunidade de você ter lucros próprios e andar com as próprias pernas.

A independência no Ecommerce é importante, fortalece a marca e não deixa seu negócio refém de um marketplace que pode sair do ar por qualquer problema técnico.

Personalize a sua loja virtual

Na hora de criar seu Ecommerce você terá controle sobre os processos, desde os mais pessoais, como o seu horário de trabalho, até os detalhes de design da marca.

Por falar em processos, é importante considerar que, além de dono do seu negócio, você é consumidor de muitos outros. Dessa forma, já deve ter percebido como é agradável acessar sites responsivos, organizados, com navegação intuitiva e fácil comunicação.

Pensando nisso, na hora de elaborar sua loja virtual, considere ter um site responsivo, que se adapte ao aparelho que seu cliente está utilizando.

Outro fator importante é ter controle sobre as categorias que serão criadas no seu site. Elas podem definir quanto tempo o seu cliente vai permanecer online e até mesmo o quanto ele vai gastar.

Lembre-se, ainda, de aplicar as técnicas de marketing digital para atrair e fidelizar seu público, como os leads e o funil de vendas.

Aposte também na sessão de suporte do seu Ecommerce. É por ali que você terá contato com os seus clientes e poderá humanizar o atendimento que é apenas online.

Conclusão

Com base em todas as informações deste artigo, fica clara a importância e de um Ecommerce para o seu negócio. Esperamos ter contribuído para você passar a considerar essa opção para sua empresa ou aplicá-la de uma maneira mais efetiva.

Invista pesado em estudo e tecnologia antes de montar sua loja, para que seu site seja agradável para os seus clientes e traga os resultados esperados. Gostou desse conteúdo? Gostaria de saber mais sobre tecnologia? Acesse nosso Blog!

Tem interesse em abrir um E-commerce (Ou loja virtual) para o seu negócio? Esse é um excelente momento para isso! Acesse nossa página ou entre em contato para mais informações!

 

 

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