Clínica de estética, como a estratégia de marketing pode trazer sucesso

Sumário

Sabemos que o mercado de beleza e estética vem se tornando um setor cada vez mais competitivo no Brasil. Então, para que você tenha uma clínica de estética bem-sucedida, é preciso — antes de qualquer outra coisa — que você entenda como a estratégia de marketing é fundamental para conseguir mais clientes e manter os que você já tem.

Continue lendo para saber mais sobre os benefícios e qual é a melhor estratégia de marketing para fazer a sua clínica de estética bombar!

O crescimento do mercado de beleza e estética: acompanhe as novidades!

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esse mercado cresceu, só entre o período de 2010 a 2015, 567%.

Além disso, a previsão de crescimento até 2020 era ainda de 14%. Tudo isso não é sem motivo: a aparência é um aspecto importante da nossa vida, não é mesmo?

Mas esse crescimento também é sinônimo de concorrência. Então, para sair vitorioso, você tem que ter uma boa estratégia de marketing. Uma que esteja atualizada das últimas tendências do mercado, garantindo, assim, um posicionamento forte para a sua clínica.

É nesse sentido que o marketing digital surge como um verdadeiro salvador. Como podemos perceber, a internet chegou mudando tudo, até mesmo as relações comerciais e as formas de captação de clientes não ficaram de fora.

Agora, os consumidores estão cada vez mais conectados. Para chegar até eles, a sua oferta de produtos ou serviços tem que estar no lugar certo, no momento certo e para as pessoas certas.

Estratégia de marketing para clínica de estética: o que fazer?

As estratégias do marketing tradicional — como outdoors e comerciais em canais de televisão — ainda são muito comuns e, é claro, funcionam muito bem.

Mas acontece que esses veículos atingem públicos mais gerais e, assim, podem não ser muito eficientes para alcançar o seu público-alvo especificamente.

Consequentemente, isso pode acabar por diminuir a chance da venda acontecer e de se obter o retorno para o investimento gasto.

Já o marketing digital, por outra lado, disponibiliza várias estratégias que são focadas em atrair diretamente o seu público-alvo. Uma delas é a presença ativa nas redes sociais em que esse público está presente.

Em resumo, o principal a saber é que a estratégia de marketing digital mais indispensável é a criação de um site profissional.

Motivos para apostar em um site

Grande parte das pessoas passaram a pesquisar no Google informações sobre produtos e serviços antes de comprarem. Dessa forma, a primeira coisa que um possível cliente espera encontrar é — muito provavelmente — a presença de um site confiável, não é mesmo?

Portanto, o site funciona como uma porta de entrada para o seu negócio. Então, é importante que ele tenha qualidade e esteja bem ranqueado nos buscadores. Para que, assim, o seu cliente em potencial se sinta à vontade em conhecer o que você tem a oferecer.

Comece criando um site

Para criar um site profissional para clínica de estética, você deve adquirir antes um domínio e uma hospedagem. O domínio é o nome do seu site, é ele que conterá as terminações como “.com” ou “.com.br”, entre outras.

Já a hospedagem é o lugar onde os dados do seu site ficarão armazenados. Ambos são importantes para que o site exista e podem ser conseguidos tanto com planos pagos, como por meios gratuitos.

Exemplos de plataformas pagas muito usadas para hospedagem de sites são a Hostgator e a Rock Stage.

Já plataformas gratuitas amplamente usadas são a Wix e também a 000webhost. Além disso, como estamos falando de uma clínica de estética, um design claro e organizado é indispensável para ilustrar o profissionalismo do serviço prestado.

A identidade visual conta muito. Por isso, uma logomarca bem elaborada e um site bem estruturado faz toda a diferença. Então, considere contratar empresas especializadas na construção de sites, para te ajudar a criar bom layout para a sua clínica de estética.

Outra opção, — muito popular e gratuita — que tem essa mesma finalidade, é o CMS WordPress. Um CMS (do inglês Content Management System) é como a própria tradução diz: um sistema de gerenciamento de conteúdo.

O WordPress te permite editar o seu site sem que você tenha conhecimentos de programação, facilitando o gerenciamento.

Tenha um blog com bom conteúdo para prender o lead

Como foi citado, além de ter um site profissional e que chame atenção, é preciso que ele tenha uma boa posição em buscadores como o Google. Esse ranqueamento é determinado por alguns critérios — como a relevância e a autoridade do seu conteúdo — e é conhecido como SEO.

Também do inglês Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), o SEO é o conjunto de critérios que determina em qual posição o site vai aparecer. Por isso, uma estratégia amplamente adotada nos últimos tempos é o chamado marketing de conteúdo. Segmento, que é voltado para a produção de conteúdo de qualidade para aumentar o tráfego do seu site.

O marketing de conteúdo é primordial para a captação e nutrição de leads (possíveis novos clientes), prezando por conteúdos que solucionem os problemas dessas pessoas.

Os formatos desses conteúdos variam. Mas para uma clínica de estética, publicações regulares em um blog — abordando as dúvidas e os desejos do seu público — é um bom começo.

Esses conteúdos vão aparecer assim que as pessoas pesquisarem por palavras-chave ou termos relacionados a eles.

Vale lembrar que dúvidas a respeito de procedimentos estéticos são muito comuns, não é mesmo? Além disso, fotos e vídeos em boa qualidade também influenciam bastante.

Portanto, pode contar com a produção de conteúdo para ganhar reconhecimento e confiança!

Dicas para alavancar o seu site

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a posicionar melhor o seu site:

  • Use plugins para te ajudar a adequar os seus conteúdos ao SEO, como o famoso Yoast SEO;
  • Outro plugin recomendado é Jetpack, que atua, principalmente, na proteção do site;
  • Adote também o uso de cartões fidelidade e cupons promocionais. O primeiro agrada os clientes mais antigos, enquanto o segundo é uma forma de dar boas-vindas aos leads;
  • Faça o famoso “antes e depois” com os clientes. Se forem vídeos bem gravados, muita gente vai se interessar em assistir;
  • Utilize o seu site em conjunto com outras redes sociais. O instagram, por exemplo, é um ótimo território para o setor de beleza e estética;
  • Incentive o feedback dos seus clientes, assim eles podem te ajudar a desenvolver novas estratégias;
  • Instale ferramentas de chat online para ter uma comunicação direta com os seus clientes e estar disponível para tirar dúvidas;
  • Considere ferramentas de mídias pagas, como o Google Ads, para dar ainda mais visibilidade ao seu site.
  • Além disso, assegure que ele seja um dos sites responsivos. Ou seja, daqueles que se adaptam à variedade de telas que existem atualmente.

Mas isso não é tudo: saiba integrar as suas estratégias de marketing

Uma boa estratégia de marketing usa o site como uma porta de entrada.

Então, é a partir dele que se estabelece um contato com o público-alvo e se consegue informações. Isso pode ser feito por meio do preenchimento de formulários, ao baixar conteúdos como e-books, por exemplo.

Mas é desse contato que se estabelece uma conexão ainda mais forte. Esse processo é chamado de nutrição de leads. Ele é feito através de e-mail marketing e outras ferramentas.

Uma estratégia de marketing construída dessa maneira, não invasiva, assegura clientes mais fiéis e que podem promover a sua clínica de estética ao longo do tempo.

Portanto, tenha sempre em mente que é na visibilidade, e em uma boa relação com o cliente, que está o verdadeiro segredo para o sucesso da sua clínica de estética.


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